collapse

Pesquisa

Q5 - Teste dia 12-01-2015

• 6 Respostas
  • 129 Visualizações
*

Offline Cristina Ribeiro

• 115
  • 2
Q5 - Teste dia 12-01-2015
« em: Janeiro 14, 2015, 03:39:03 pm »
Boa tarde,

Relativamente à questão 5 do teste do dia 12-01-2015, eu respondi como correta a alinea b). Isto porque a NCRF nº 11 & 33 diz que tanto se pode utilizar o modelo de custo como o modelo do justo valor para as propriedades de investimento.

Pela resposta considerada como válida para os contabilistas. net foi a resposta a) indexando para o & 30. Na minha opinião e segundo o modo como está feita a pergunta nunca me levaria para o paragrafo 30 mas sim para o 33. Isto porque o 1º diz- que a entidade deve escolher como politica contabilistica ou o modelo do justo valor ou o modelo de custo  e deve aplicar essa politica nas suas propriedades de investimento.

A pergunta diz que devemos adotar o modelo do justo valor a todas as propriedades de investimento, ora segundo a minha interpretação este modelo pode ser aplicado este como o modelo de custo às propriedades de investimento com as devidas exceções segundo o paragrafo 55 (caso em que haja incapacidade de determinar fiavelmente o justo valor.

Gostava que me esclarecessem e está aberto o dialogo a opiniões diferentes

Bom estudo e obrigado por estes testes que tanta ajuda dá e principalmente faz-nos questionar determinadas respostas obrigando-nos a analisr com mais cuidado determinadas matérias.

Bom estudo

Cristina Ribeiro

*

Offline Lubinta

• 437
  • 10
Re: Q5 - Teste dia 12-01-2015
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2015, 03:47:08 pm »
Boa tarde,

Cristina,

Do pouco conhecimento que tenho, quando adotas um modelo, deves adota-lo para todas as propriedades, não podes uma considerar o justo valor para uma propriedade e para a outra o modelo de custo, deves ser concisa na decisão.
Ou adotas um modelo ou outro, não os dois.

Obg, 

*

Offline legiao13869

• 400
  • 24
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2015, 09:24:11 pm »
Boa noite
Concordo com a Cristina. É certo que o parágrafo 30 nos diz que devemos aplicar a política escolhida a todas as propiedades de investimento, mas se continuarmos a nossa análise e verificarmos o parágrafo 34 é nos dito: " se um entidade escolher diferentes modelos (...)e a alteração cumulativa no justo valor deve ser reconhecida nos resultados." O parágrafo 32" (...) (se a entidade adoptar o modelo de justo valor) ou de divulgação( se usar o modelo de custo)" daqui eu depreender que tanto podemos utilizar o modelo de custo como o do justo valor.
Se alguém nos puder elucidar agradeço

*

Offline Pedro Neves

• **
  • 17
  • 1
« Responder #3 em: Janeiro 15, 2015, 10:29:42 am »
Bom dia!

A minha interpretação é que a resposta "a)" é a correta, uma vez que só se deve optar pelo modelo de custo unicamente no caso de haver a excepção,  incapacidade de determinar fiavelmente o justo valor, e não por opção como refere a resposta "b)".

Bom estudo!!
Pedro

Boa tarde,

Relativamente à questão 5 do teste do dia 12-01-2015, eu respondi como correta a alinea b). Isto porque a NCRF nº 11 & 33 diz que tanto se pode utilizar o modelo de custo como o modelo do justo valor para as propriedades de investimento.

Pela resposta considerada como válida para os contabilistas. net foi a resposta a) indexando para o & 30. Na minha opinião e segundo o modo como está feita a pergunta nunca me levaria para o paragrafo 30 mas sim para o 33. Isto porque o 1º diz- que a entidade deve escolher como politica contabilistica ou o modelo do justo valor ou o modelo de custo  e deve aplicar essa politica nas suas propriedades de investimento.

A pergunta diz que devemos adotar o modelo do justo valor a todas as propriedades de investimento, ora segundo a minha interpretação este modelo pode ser aplicado este como o modelo de custo às propriedades de investimento com as devidas exceções segundo o paragrafo 55 (caso em que haja incapacidade de determinar fiavelmente o justo valor.

Gostava que me esclarecessem e está aberto o dialogo a opiniões diferentes

Bom estudo e obrigado por estes testes que tanta ajuda dá e principalmente faz-nos questionar determinadas respostas obrigando-nos a analisr com mais cuidado determinadas matérias.

Bom estudo

Cristina Ribeiro

*

Offline dmng

• **
  • 40
  • 2
« Responder #4 em: Janeiro 15, 2015, 09:36:37 pm »
Olá,

Pois eu discordo de vocês todos e da Resolução também, e segue abaixo a minha fundamentação.
A resposta correta a meu ver é a d).

5 – Devemos adoptar o modelo do justo valor:
a) A todas as propriedades de investimento;
Basta que um PI caia no espectro das exceções, para que esta não seja a mais correta. (NCRF 21 $55 a 57)

b) A algumas propriedades de investimento, podendo adoptar noutras o modelo do custo;
Até poderia estar certa, porque é possível ter todas as PIs ao JV excepto alguma que não seja possível -> ver $55 "Nesses casos (quando uma PI não pode ser mensurada fiavelmente, pode ficar a mesma, ao modelo do custo". Contudo a afirmação banaliza o conceito da exceção, pelo que não seria a mais correta, a meu ver.

c) Não é possível adoptar o modelo do justo valor nas propriedades de investimento;
Falso pelo disposto no $35 da NCRF 11.

d) Nenhuma das anteriores.
A mais correta seria esta.

No reconhecimento: $20
Uma PI deve ser mensurada inicialmente pelo seu custo.
Após Reconhecimento $33
Uma entidade pode escolher ou o modelo do jv ou do custo, consoante... ver particularidad es e exceções.

Obg e Bom estudo.

*

Offline JoanaOrfao

• 113
  • 1
« Responder #5 em: Janeiro 16, 2015, 11:44:05 am »
Boas,

Efetivamente a minha resposta também teria sido a resposta d).
Cheguei exatamente às mesmas conclusões que o/a dmng....

Olá,

Pois eu discordo de vocês todos e da Resolução também, e segue abaixo a minha fundamentação.

Basta que um PI caia no espectro das exceções, para que esta não seja a mais correta. (NCRF 21 $55 a 57)

b) A algumas propriedades de investimento, podendo adoptar noutras o modelo do custo;
Até poderia estar certa, porque é possível ter todas as PIs ao JV excepto alguma que não seja possível -> ver $55 "Nesses casos (quando uma PI não pode ser mensurada fiavelmente, pode ficar a mesma, ao modelo do custo". Contudo a afirmação banaliza o conceito da exceção, pelo que não seria a mais correta, a meu ver.

c) Não é possível adoptar o modelo do justo valor nas propriedades de investimento;

Após Reconhecimento $33
Uma entidade pode escolher ou o modelo do jv ou do custo, consoante... ver particularidad es e exceções.

Obg e Bom estudo.

*

Offline RITA44

• 123
  • 7
« Responder #6 em: Agosto 23, 2015, 01:33:28 am »
Olá,

Após Reconhecimento $33

Obg e Bom estudo.

subscrevo! resolvi igual :)
Rita Assunção