Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Inversão do sujeito passivo - IVA devido pelo adquirente

15 Respostas    14.700 Visualizações

Iniciado por fepilif, Maio 07, 2015, 04:03:42 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

fepilif

Boa tarde colegas,

Estou a inserir na declaração periódica do IVA um movimento referente a serviços de construção civil com IVA devido pelo adquirente no montante de 500€+IVA. Pedia a vossa ajuda para os diversos passos:

* no quadro 6, opção sim;
* +500€ no campo 3 e +115€ no campo 4:
* dedução dos 115€.

Será assim? Falta qq coisa?

Obrigado,
fepilif


debsousa

Coloca a base no campo 102.

A fatura é de 500,00?
Colocou 500,00 + Iva....  :-\
Cumprimentos,
Débora Sousa

fepilif

Olá Débora,

Se bem entendi além dos passos enunciados, coloco também no campo 102 (500,00€ - este valor não inclui o IVA), certo?

fepilif

debsousa

Uma fatura com Iva autoliquidação, só tem um valor lá mencionado. Nesse caso é os 500,00€, certo?

Então sim coloca os 500,00 no campo 102.
Cumprimentos,
Débora Sousa

AndreiaM

Se a fatura menciona "IVA Autoliquidação", os 500€ não têm IVA.

fepilif

Boa tarde,

Problemas de linguagem/escrita:

-claro que a fatura não tem qualquer valor de IVA!
-só tem IVA devido pelo adquirente.

A minha questão prende-se com os campos a utilizar, apenas o campo 102? (não coloco nada nos campos a liquidar e a deduzir?)

fepilif

AndreiaM

Base no campo 3 e IVA no campo 4 + base no campo 102 ;)

Citação de: fepilif em Maio 07, 2015, 04:56:08 PM
Boa tarde,

Problemas de linguagem/escrita:

-claro que a fatura não tem qualquer valor de IVA!
-só tem IVA devido pelo adquirente.

A minha questão prende-se com os campos a utilizar, apenas o campo 102? (não coloco nada nos campos a liquidar e a deduzir?)

fepilif

debsousa

E campo 24 (sendo OBS).

Citação de: AndreiaM em Maio 07, 2015, 04:59:19 PM
Base no campo 3 e IVA no campo 4 + base no campo 102 ;)

Citação de: fepilif em Maio 07, 2015, 04:56:08 PM
Boa tarde,

Problemas de linguagem/escrita:

-claro que a fatura não tem qualquer valor de IVA!
-só tem IVA devido pelo adquirente.

A minha questão prende-se com os campos a utilizar, apenas o campo 102? (não coloco nada nos campos a liquidar e a deduzir?)

fepilif
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

O colega referiu que a fatura era de 500,00+Iva, daí o meu comentário....
:)
Cumprimentos,
Débora Sousa

fepilif

Olá Andreia,

Tendo em consideração que são despesas de conservação e reparação: IVA tb no campo 24?

fepilif

debsousa

Citação de: debsousa em Maio 07, 2015, 05:05:28 PM
E campo 24 (sendo OBS).

Citação de: AndreiaM em Maio 07, 2015, 04:59:19 PM
Base no campo 3 e IVA no campo 4 + base no campo 102 ;)

Citação de: fepilif em Maio 07, 2015, 04:56:08 PM
Boa tarde,

Problemas de linguagem/escrita:

-claro que a fatura não tem qualquer valor de IVA!
-só tem IVA devido pelo adquirente.

A minha questão prende-se com os campos a utilizar, apenas o campo 102? (não coloco nada nos campos a liquidar e a deduzir?)

fepilif
Cumprimentos,
Débora Sousa

fepilif


AndreiaM

Sim, IVA dedutível no campo 24 ;)

Citação de: fepilif em Maio 07, 2015, 05:06:55 PM
Olá Andreia,

Tendo em consideração que são despesas de conservação e reparação: IVA tb no campo 24?

fepilif

saralbukerk

Boa tarde,

Eu pensava que ia obter resposta à minha duvida, porque também tenho um cliente com IVA Autoliquidação e ontem ao submeter a declaração surgiu uma janela com o seguinte:

"O valor do IVA liquidado que está a declarar é inferior ao valor que consta das faturas que emitiu no período em causa. Tem a certeza que deseja continuar com a submissão?"

Como nunca me apareceu isto pensei que tivesse havido alguma alteração no preenchimento da DP do IVA.
Pelo que li, parece-me que não.

Apareceu esta mensagem a mais alguém? Se sim, continuaram e submeteram a declaração?

Grata desde já,



AndreiaM

Sim, também me apereceu e o IVA liquidado estava certo.
Submeti a declaração na mesma.

Citação de: kerubym74 em Maio 08, 2015, 02:04:41 PM
Boa tarde,

Eu pensava que ia obter resposta à minha duvida, porque também tenho um cliente com IVA Autoliquidação e ontem ao submeter a declaração surgiu uma janela com o seguinte:

"O valor do IVA liquidado que está a declarar é inferior ao valor que consta das faturas que emitiu no período em causa. Tem a certeza que deseja continuar com a submissão?"

Como nunca me apareceu isto pensei que tivesse havido alguma alteração no preenchimento da DP do IVA.
Pelo que li, parece-me que não.

Apareceu esta mensagem a mais alguém? Se sim, continuaram e submeteram a declaração?

Grata desde já,