Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Provisões

0 Respostas    2.891 Visualizações

Iniciado por A.Jesus, Maio 23, 2015, 02:15:35 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

A.Jesus

Boa tarde Colegas, ajudem-me aqui num assunto sensível.
Tenho um cliente que constrói edifícios para venda, o que obriga no final de cada ano ao apuramento da variação na produção.
Este ano o resultado é pouco simpático em termos de números e eu estou com dúvida no que toca a uma possível provisão ou algo parecido.
Na compra de dois dos prédios o meu cliente negociou com uma outra empresa e foi feito um contrato promessa de compra e venda, pagou o sinal e arrancou de imediato as obras de restauro. (estava contemplada esta situação no contrato).
Os prédios foram sendo restaurados e o meu cliente foi feito contratos promessa de compra e venda com potenciais clientes e recebeu alguns sinais.
No final de 2014 devia ser feita a escritura de compra, no entanto um dos herdeiros não assina a venda!
Está o processo entregue a um advogado que está a tratar deste problema e no entretanto o meu cliente já devolveu o sinal a 2 clientes.
O valor destas obras está contabilizado nas obras em curso e está a influenciar o variação na produção.
Sendo que a probabilidade de haver aqui uma perda potencial, significativa, é muito grande, é correcto constituirmos uma provisão?
Testamento  :) desculpem!