Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Faturas de serviços antigos

6 Respostas    3.425 Visualizações

Iniciado por ritztiz, Junho 02, 2015, 11:13:43 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ritztiz

Bom dia,

Gostaria de pedir a vossa ajuda em relação a uma situação, que passo a expor:
Uma empresa recebeu este ano uma fatura com vista a cobrar serviços prestados (prestação de serviços) em anos anteriores, tendo para tal emitido apenas uma única fatura e na designação é que continha o ano de serviços de 2012, serviços de 2013 e serviços de 2014. Esta fatura não tem IVA.

A minha dúvida é a empresa é obrigada a pagar esta fatura?

Obrigada desde já pela atenção dispensada,
Cumprimentos

nunomcastro

Colega, qual é a data original da fatura?

ritztiz

A data original da fatura é Março de 2015 e os serviços lá incluídos referem-se aos anos de 2012 e 2013... Obrigada pela atenção :)

nunomcastro

Nesse caso, apenas do ponto de vista da contabilidade, pode aceitar a fatura. Agora se a deve pagar ou não, isso já envolve questões comerciais.

ritztiz

Muita obrigada pela atenção, mas acha que a empresa tem de pagar?

nunomcastro

Colega, por acaso aconteceu-me uma situação semelhate. Eu trabalho num grupo de 4 empresas, e numa delas recebemos uma fatura de serviços prestados em 2012, sendo a data da fatura de Novembro de 2012. Não aceitei a fatura, mesmo perante os protestos do fornecedor, que foi obrigado a fazer uma fatura com data de Abril de 2015. Entretanto confirmámos se os serviços foram prestados ou não e chegou-se à conclusão que sim, e que se devia pagar a fatura. Penso que o melhor será fazer uma análise semelhante e decidir então pelo pagamento ou não da fatura.

ritztiz

Muito muito obrigada, irei fazer essa mesma análise! Bom trabalho! Cumps :)