Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Eliminação de faturas

12 Respostas    10.425 Visualizações

Iniciado por IsabelFerreira, Setembro 21, 2015, 12:50:43 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

IsabelFerreira

Bom dia,

Tenho um cliente que tem um fornecedor que quando se apercebe que se enganou a passar uma fatura após entrega ao cliente, elimina essa fatura e tira uma outra.
Fiquei admirada por não emitir uma nota de credito.
O meu cliente disse que o fornecedor mencionou que por ser no mesmo dia pode fazer isso?

Podem dar-me a vossa opinião?
Isa

CatarinaVP

Boa Tarde Isa,

Também já me aconteceu uma situação semelhante, o importante é a informação que vai no ficheiro saft, se a factura não estiver lá é como se nunca tivesse existido portanto não é necessário a nota de crédito!
Mas o mais correcto a se fazer é emitir nota de credito, depende qual seja o erro que a factura tenha tambem.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Catarina
Cumprimentos,
Catarina

IsabelFerreira

O erro é no preço, vinha um valor mais alto do que o acordado...

Liliana27

Olá!

As faturas tem uma sequência numérica. Ao anular uma passa para o nº seguinte. ou não?

O melhor é fazer nota de crédito pois esta justifica o erro que for.
Cumprimentos,
Liliana Ferreira

CatarinaVP

Citação de: IsabelFerreira em Setembro 21, 2015, 02:06:40 PM
O erro é no preço, vinha um valor mais alto do que o acordado...

Sim se for anulada passa para o numero a seguir ou seja fica uma "falha" o que pode criar duvidas à AT, mas já enviei safts com facturas anuladas e nunca houve problema nenhum.
Mas se eliminar, coisa que só é possível fazer se tiver um backup do programa de facturação num disco externo, a factura é totalmente eliminada e não há "falhas" na sequência de facturas...
Cumprimentos,
Catarina

Liliana27

Mas o correcto é fazer nota de crédito!
Cumprimentos,
Liliana Ferreira

CatarinaVP

Citação de: Liliana27 em Setembro 21, 2015, 03:48:28 PM

Sim! O mais correcto é emitir Nota de crédito! Sempre disse desde o primeiro post. E para clientes/fornecedores em que não se tenha confiança é sem duvida o mais adequado.
Só estava a explicar o porque de poder ter eliminado a factura sem haver problemas.

Cumprimentos,
Catarina
Cumprimentos,
Catarina

ricardof.silva

Como o erro foi no preço o mais correto é emitir nota de crédito, mas não se preocupe com a anulação da  factura logo que seja emitida outra correctamente. Alias pode-se anular as facturas antes de se enviar o saft até ao dia 25 do mês seguinte.
Já procedi dessa maneira, mas no meu caso enganei me no nome do cliente (na factura) e enviei para o cliente "correto", neste caso o cliente só mais tarde é que verificou que a factura estava errada, comunicou-me e como ainda não tinha enviado o saft anulei (indiquei o motivo é muito importante) e emiti nova factura.
Neste caso se tivesse que emitir nota de credito tinha que enviar para o nome do cliente que constava na factura para assinar a mesma e e o cliente sem culpa nenhuma, e ter que dar trabalho era chato, o mais eficaz foi anular.

kushinadaime

A anulação é correcta desde que todos os dados fiquem na base de dados, inalterados, e o campo do estado do documento seja activado com um A, ou seja se formos ver ao saft os dados estão lá todos mais o estado (que é o tag <invoicestatus> se não me falha a memória) e que este tenha um A.
Em nenhum caso os dados fiscais gravados podem ser alterados.

Liliana27

Eu percebi colega o que quis dizer.
A minha dúvida tem mais a ver com o que o colega kushinadaime falou.

Citação de: CatarinaVP em Setembro 21, 2015, 04:42:42 PM

Sim! O mais correcto é emitir Nota de crédito! Sempre disse desde o primeiro post. E para clientes/fornecedores em que não se tenha confiança é sem duvida o mais adequado.
Só estava a explicar o porque de poder ter eliminado a factura sem haver problemas.

Cumprimentos,
Catarina

Citação de: kushinadaime em Setembro 21, 2015, 05:53:24 PM
A anulação é correcta desde que todos os dados fiquem na base de dados, inalterados, e o campo do estado do documento seja activado com um A, ou seja se formos ver ao saft os dados estão lá todos mais o estado (que é o tag <invoicestatus> se não me falha a memória) e que este tenha um A.
Cumprimentos,
Liliana Ferreira

afarinha

Boa tarde.
Um software certificado não permite eliminação de facturas.
Permite anulação com indicação do motivo dessa anulação, mas se essa factura já foi enviada ao cliente o melhor e para que não haja discrepâncias é mesmo emitir Nota de Crédito (com indicação do número da factura a que se refere) e emissão de nova factura.

ricardof.silva

Citação de: Liliana27 em Setembro 21, 2015, 06:03:02 PM
Eu percebi colega o que quis dizer.
A minha dúvida tem mais a ver com o que o colega kushinadaime falou.

Citação de: CatarinaVP em Setembro 21, 2015, 04:42:42 PM

Cumprimentos,
Catarina

Citação de: kushinadaime em Setembro 21, 2015, 05:53:24 PM

Ou seja ao anular a factura não altera nada, simplesmente indica que anula a factura e o motivo da anulação só isso. Quer dizer que a factura está "lá" mas anulada, e a nova factura já vai ser com numeração posterior à anulada.

Pelo que eu percebi foi o fornecedor do seu cliente que anulou a factura, peça a mesma aonde tem que estar indicado que foi anulada (só para não vir a ter chatices na conta corrente, hoje me dia acontece tudo e mais alguma coisa) e de resto não se preocupe.
Se a mesma foi mal anulada ou houve alguma coisa "incorrecta" quem tem que se justificar é o fornecedor do seu cliente.

kushinadaime

Não me expliquei bem...
Basicamente quis dizer que não se pode apagar dados do programa de facturação, a anulação a ser feita, tem que ser feita como indiquei.
E depois é claro, tem que garantir que a anulação é "comunicada", a nota de crédito é milhares de vezes mais simples...