Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Depreciação Ativo Fixo Tangivel

3 Respostas    3.967 Visualizações

Iniciado por Marcelorib13, Outubro 09, 2015, 09:29:26 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Marcelorib13

Bom dia colegas surgiu-me uma dúvida que é a seguinte:

Uma empresa no ano passado comprou uma máquina pelo valor de 45.000,00€ na qual estava a fazer a depreciação normalmente mas este ano uma peça fundamental desta máquina avariou e custa 35.000,00€ como devo proceder neste caso? Deverei fazer uma desvalorização à máquina se sim como se faz essa desvalorização? Deverei depreciar a peça da máquina e continuar a depreciar a máquina pelos 45.000,00€? O que acho errado pois vou ter custos a mais.

Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

TeresaFreire

Olá

A meu ver terá de aumentar o período de vida útil do bem já k essa peça aumentou o período de vida dessa máquina. Não desvaloriza o bem, pelo contrário valoriza o com a aquisição dessa peça k acresce ao valor.
Cumprimentos
Teresa Freire

nunomcastro

Citação de: TeresaFreire em Outubro 09, 2015, 11:57:38 AM
Olá

A meu ver terá de aumentar o período de vida útil do bem já k essa peça aumentou o período de vida dessa máquina. Não desvaloriza o bem, pelo contrário valoriza o com a aquisição dessa peça k acresce ao valor.

Concordo com a colega, houve uma revalorização.

kushinadaime

Citação de: Marcelorib13 em Outubro 09, 2015, 09:29:26 AM
...uma peça fundamental desta máquina avariou e custa 35.000,00€ como devo proceder neste caso? Deverei fazer uma desvalorização à máquina se sim como se faz essa desvalorização? Deverei depreciar a peça da máquina e continuar a depreciar a máquina pelos 45.000,00€? O que acho errado pois vou ter custos a mais.

Marcelo Ribeiro

A máquina vale mais, ou vai durar mais após essa peça ser aplicada?
Se sim, juntas a reparação à máquina reparada e ver se há imparidade / revalorização a reconhecer.
Se não, a reparação pode ser depreciada isoladamente - artigo 14

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/837A0763-5211-459B-B2D3-5A4CF90CC04A/0/Dec_Regulamentar25_2009.pdf