Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Retenção na fonte a entidades sem contabilidade organizada

5 Respostas    6.774 Visualizações

Iniciado por kandalf, Outubro 29, 2015, 02:53:34 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

kandalf

Sou programador e normalmente os trabalhos que tenho feito são para empresas, quando passo o recibo verde escolho:

Base de incidência em IRS - 100%

Retenção na fonte de IRS  - 25%

E neste caso o cliente paga-me o valor do serviço mais o IVA, o valor da retenção do IRS é depois descontado por ele no final do mês.

Mas agora tenho que passar uma fatura a um particular sem contabilidade organizada e gostava de saber como faço o pagamento do IRS para ficar tudo bem. Se quando estou a passar o recibo verde escolher a Base de incidência em IRS a 100% como faço sempre depois sou obrigado a escolher a Retenção na fonte de IRS mas o meu cliente não faz isso porque é particular.

Como devo preencher o recibo verde neste caso?

AndreiaM

Deve emitir sem retenção, ao abrigo do artigo 101º nº 1 do CIRS.

Citação de: kandalf em Outubro 29, 2015, 02:53:34 PM
Sou programador e normalmente os trabalhos que tenho feito são para empresas, quando passo o recibo verde escolho:

E neste caso o cliente paga-me o valor do serviço mais o IVA, o valor da retenção do IRS é depois descontado por ele no final do mês.

Mas agora tenho que passar uma fatura a um particular sem contabilidade organizada e gostava de saber como faço o pagamento do IRS para ficar tudo bem. Se quando estou a passar o recibo verde escolher a Base de incidência em IRS a 100% como faço sempre depois sou obrigado a escolher a Retenção na fonte de IRS mas o meu cliente não faz isso porque é particular.

kandalf

Citação de: AndreiaM em Outubro 29, 2015, 03:14:17 PM
Deve emitir sem retenção, ao abrigo do artigo 101º nº 1 do CIRS.

Citação de: kandalf em Outubro 29, 2015, 02:53:34 PM

Obrigada Andreia. Depois faço eu os descontos no final do mês certo?

AndreiaM

Não tem que fazer qualquer desconto ao nível de retenção na fonte.

Citação de: kandalf em Outubro 29, 2015, 03:51:54 PM

kandalf

Citação de: AndreiaM em Outubro 29, 2015, 03:54:48 PM
Não tem que fazer qualquer desconto ao nível de retenção na fonte.

Citação de: kandalf em Outubro 29, 2015, 03:51:54 PM

Então e depois para o ano quando for fazer o IRS não vou pagar tudo o que não paguei agora. Eu não percebo quase nada disto e prefiro ir fazendo os descontos ao longo do ano para depois não pagar tudo de uma vez

AndreiaM

Não tem outra forma.
Quando fatura a particulares não faz retenção na fonte.
O eventual imposto a pagar, será calculado aquando da entrega da declaração de IRS.

Citação de: kandalf em Outubro 29, 2015, 04:11:08 PM
Então e depois para o ano quando for fazer o IRS não vou pagar tudo o que não paguei agora. Eu não percebo quase nada disto e prefiro ir fazendo os descontos ao longo do ano para depois não pagar tudo de uma vez