As minhas respostas são:
António dos Santos Exames, é contabilista certificado (C.C) desde 2010. Surpreendentem
ente após a aprovação no exame de avaliação profissional de acesso à profissão, decidiu-se pela aceitação de um emprego por conta de outrem como redactor num jornal de grande tiragem a nível nacional.
As suas atribuições consistiam em prestar apoio como especialista na área fiscal para melhor informarem os leitores daquele meio de comunicação.
Devido ao seu elevado profissionalis
mo rapidamente conseguiu destacar-se pelas suas qualidades enquanto profissional, mas também a sua capacidade de comunicar.
Desde 2011 até à presente data mantém-se como especialista em matérias fiscais, assumindo por isso grande destaque no meio.
5 - António dos Santos Exames, decidiu conversar com o amigo de infância José Boas Provas sendo ele também CC com inscrição válida na OCC. O motivo da conversa recaiu sobre aspectos profissionais, a determinada altura o José revelou a António algumas peripécias da profissão, referindo-se ás inúmeras responsabilida
des mas também aos deveres enquanto CC, não lhe dando detalhes nem identificando quem e o quê referiu no entanto ter conhecimento de algo bastante grave numa empresa para a qual presta serviço como contabilista certificado, António perguntou-lhe sobre como irá ele proceder visto tratar-se de uma situação bastante grave ao nível legal, podendo configurar-se aqui um crime público.
Neste caso o que deverá fazer José?
a) Participar o crime à Ordem dos Contabilistas Certificados
b) Participar o facto ás forças de segurança, nomeadamente à Policia Judiciaria
c) Participar os factos ao ministério público e a Ordem dos Contabilistas Certificados
d) José não deve fazer nada, afinal ele não é pago para fazer denuncias.
Resposta: c
6 - António dos santos Exames ficou com imensas dúvidas ao consultar os estatutos face ás suas competências, poderá ele representar os seus futuros clientes junto da Autoridade Tributária?
a) Pode e deve, desde que seja até ao limite que legalmente é obrigatório constituir advogado.
b) Pode sim, na fase graciosa do procedimento tributário e desde que tenha em conta o limite legal para a constituição de advogado.
c) Claro que não pode, isso é assunto de advogados.
d) Pode sim desde que não cobre honorários sobre este serviço.
Resposta: b
7 - As duvidas são muitas, e mesmo além de António dos Santos Exames ser um especialista na área fiscal, este não facilita e tenta perceber ao máximo as regras e funcionamento da profissão e dos seus profissionais. Assim sendo a mais recente dúvida prende-se com a possibilidade de António necessitar de fazer uma cirurgia a um Joelho, o que o manterá ausente do trabalho por alguns meses, o que poderá ele fazer para manter os seus futuros clientes e dar cumprimento a todas as responsabilida
des?
a) Deve nomear o Contabilista Certificado suplente e solicitar a este a assumpção de tais tarefas e responsabilida
de.
b) Comunica posteriormente à Ordem da sua indisponibilid
ade face à cirurgia.
c) Comunica aos seus clientes com 30 dias de antecedência que deixará de fazer as contabilidades e respectivas entregas de declarações fiscais.
d) Logo que tenha a data da intervenção cirúrgica liga a um amigo e resolve o problema.
Resposta: a
8 - António pretende recebeu uma proposta por intermédio de um amigo para tomar conta da execução da contabilidade de uma empresa Lda. Esta Empresa tem cerca de 100 funcionários e tem um volume de negócios de aprox 50.000.000,00 ano, ora perante este cenário António ponderou e atribui os honorários para prestar um serviço de qualidade, ao que recebeu uma contra-proposta no sentido de este baixar os honorários, isto porque há um outro colega que faz o mesmo trabalho por 1/4 do preço, face a isto:
a) António deve praticar honorários adequados ao serviço a efectuar.
b) António deve baixar o preço, o que importa é ter muito trabalho.
c) António deve mesmo assim tentar convencer o cliente de que o outro colega não vai desenvolver um bom serviço.
d) António deve comunicar à ordem este assunto e, esperar uma resposta para este assunto.
Resposta: d
9 - Uma das dúvidas que António tem está relacionada com a entrega de documentação por parte dos seus clientes para que consiga executar os seus serviços de forma diligente e atempada.
Os clientes terão o dever de entregar todos os elementos necessários para a execução de tais tarefas?
a) O António é que terá essa preocupação, e sempre que necessite de algo deve contactar o cliente.
b) O cliente tem o dever de apenas assinar as declarações fiscais.
c) António tem o direito de obter os documentos bem como informações e elementos necessários para executar tais serviços de contabilidade.
d) Nenhuma das anteriores
Resposta: c