collapse

Pesquisa



Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

  • 2 Respostas
  • 2675 Visualizações
*

Offline ByFlower

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Feminino
Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
« em: Março 30, 2016, 11:08:48 am »
Bom dia !

Após várias buscas cheguei á conclusão que o dístico a fixar será o que anexo... mas será mesmo assim ?
Será que este dístico pode ser o mesmo para um café... um escritório de serviços... um cabeleireiro.. .. ?

Obrigada :) Aguardo algum feedback !  :)

*

Offline ByFlower

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
« Responder #1 em: Março 30, 2016, 01:27:36 pm »
Parece me que nem todas as empresas são obrigadas a aderir.

Será então o distico 11 ?

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
« Responder #2 em: Março 30, 2016, 02:17:42 pm »
Boa tarde colega,

Pelo que entendi até agora e do que li, realço a informação abaixo:

As informações em caso de litígio com o consumidor devem ser prestadas de forma clara, compreensível e adequada ao tipo de bem e serviço que é vendido ou prestado, e serem facilmente acessíveis (visíveis) ao consumidor:

- No sítio eletrónico dos fornecedores de bens ou prestadores de serviços, caso este exista;

-E nos contratos de compra e venda ou de prestação de serviços entre o fornecedor de bens ou prestador de serviços e o consumidor, quando estes assumam a forma escrita ou constituam contratos de adesão.


Não existindo contrato escrito a informação deve ser prestada noutro suporte duradouro, nomeadamente num letreiro afixado na parede ou aposto no balcão de venda ou, em alternativa, na fatura entregue ao consumidor.

A Lei não prevê nenhum modelo padronizado de informações a prestar aos consumidores. No entanto, as empresas poderão, designadamente, utilizar a seguinte formulação:


Para as EMPRESAS JÁ ADERENTES a um ou mais Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo:

“Empresa aderente do Centro de Arbitragem XXX, com os seguintes contatos…
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a esta Entidade de
Resolução de Litígios.
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor .pt. “


Para as empresas NÃO ADERENTES:

“Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo: nome(s) e contato(s).
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor .pt.”



Se a atividade for uma empresa seguradora:
Deverá indicar a(s) entidade(s) RAL especializada( s) nesse setor.
(Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros)

Se a atividade for uma empresa oficina reparadora de veículos automóveis e afins:
Deverá indicar a(s) entidade( s) RAL especializada(s) nesse setor.
(Centro de Arbitragem do Setor Automóvel)

Se a atividade for uma empresa agência de viagens:
Deverá indicar a(s) entidade(s) RAL especializada( s) nesse setor.


Nos outros casos:
Uma empresa que tem apenas um ou mais estabeleciment os comerciais num determinado concelho deverá indicar apenas a entidade RAL que tem competência para dirimir conflitos nesse concelho;

Uma empresa que exerça a sua atividade em todo o território nacional deverá indicar todas as entidades competentes.


Contudo compete à ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e aos reguladores setoriais nos respetivos domínios, a fiscalização dos deveres de informação dos fornecedores de bens ou prestadores de serviços, bem como a instrução dos processos de contraordenaçã o e a aplicação das coimas e sanções acessórias.


Ou seja as empresas podem aderir ou não.
Se aderirem tem direito a ter o dígito de aderentes.
Se não aderirem apenas informam, qual a entidade a contactar em caso de litígio.
Tal como acima mencionado.



 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
6501 Visualizações
Última mensagem Março 15, 2016, 02:16:44 pm
por 1MILA
0 Respostas
3629 Visualizações
Última mensagem Março 08, 2016, 05:22:40 pm
por Juan Martins
1 Respostas
5192 Visualizações
Última mensagem Março 17, 2016, 03:22:22 pm
por 1MILA
6 Respostas
5974 Visualizações
Última mensagem Março 26, 2016, 05:37:54 pm
por lcc13
10 Respostas
11248 Visualizações
Última mensagem Março 24, 2016, 01:15:41 pm
por manu.9

Exemplo de Formulário de Inscrição

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Setembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 [19] 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.