Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Q26

16 Respostas    13.995 Visualizações

Iniciado por dluis, Junho 04, 2016, 09:44:43 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

dluis

Podem ser sempre apurados com base na contabilidade

HMCorreia

São apurados com base no regime escolhido pelos sujeitos passivos.

t.nunes

claudia

Cumprimentos!
Claudia Santos

fredericofg

Mais uma vez, não sei onde se encontra escrita a informação mas, para um sujeito passivo se enquadrar no regime simplificado, o VN não pode ultrapassar um determinado valor em mais que X períodos consecutivos (creio que é 150.000€ em mais que 2 exercícios consecutivos mas, se estiver enganado, peço que me corrijam para não induzir em erro outros que venham cá no momento de estudar para o exame) sendo que, caso o façam, ficam obrigados a enquadrarem-se no regime de contabilidade organizada. Logo, não são sempre apurados com base no regime escolhido. A mesma justificação serve para eliminar a resposta "(...) se se tratar de empresas médias ou de grande dimensão", visto que 1) o limite para médias empresa é muito superior ao valor apresentado e 2) estamos a falar de rendimentos na esfera pessoal e não profissional. Também a mesma justificação elimina a resposta "Podem ser sempre apurados com base no regime simplificado", sendo que a palavra "sempre" é a chave.
Resta-nos a resposta "Podem ser sempre apurados com base na contabilidade.". Qualquer sujeito passivo com rendimentos de categoria B pode (creio eu mas, novamente, se estiver errado por favor corrijam-me) optar livremente pelo regime de contabilidade organizada, independentemente da dimensão do VN ou qualquer outro factor, embora tenha a ideia de que, uma vez optado este regime, terá que o manter por um período mínimo de X anos (talvez 3?...)

Fred

sjanota

antpcml

Zulmira Cavaleiro

tp.tiagopereira

Respondi "Podem ser apurados com base na contabilidade, se se tratar de empresas médias ou de grande dimensão", por causa dos limites de rendimentos, mas agora ao ler melhor o art.º 28.º do CIRS verifico que a resposta correta deverá ser a "Podem ser sempre apurados com base na contabilidade" uma vez que, mesmo quem se enquadra no regime simplificado pode optar pela contabilidade organizada!

Tiago
Tiago Pereira

lenia_12

gab.oeste

Sara Cristina Silva

Respondi "podem ser apurados com base na contabilidade, se se tratar de empresas médias ou de grande dimensão" porque a palavra "sempre" me fez confusão. Com base no artigo 30 nº 2 a e b)

PFSilva

Cumprimentos
Paula Silva

Marisa Prior

26. Podem ser sempre apurados com base na contabilidade. art 28º nº3 CIRS

AnaSofia_Oliveira

Citação de: claudia em Junho 04, 2016, 11:24:39 PM

Boa tarde colega,

Peço desculpas por estar a incomodar, mas como estou a estudar para o exame de março de 2019 e me deparei com dúvidas nesta questão, passei por aqui para ver se me podem ajudar.
Eu já li todos os comentários,mas a minha dúvida continua.

Se um SP no regime simplificado que ñ atinga os limites do artigo 28 CIRS, ñ vai ser tributado sempre com base na contabilidade? Certo?
Eu escolheria a d) com base no regime escolhido.
Regime simplificado cat. B pode optar por contabilidade organizada.
Qd diz na a) sempre, ñ concordo.

Obrigada
Cps
Ana Oliveira