Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Q01

44 Respostas    28.721 Visualizações

Iniciado por sssantos94, Outubro 22, 2016, 06:27:18 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Bertila

tb respondi a a)

MAGALHÃES

"Poderá adotar a NCRF PE  em alternativa às NCRF"

CeliaMRV

Também respondi "a"

Almeida Costa

Também respondi a alínea A) - NCRF-PE em alternativa as NCRF

carolina.j.s.santos

Este foi o erro mais estúpido que tive. Disse que adorava as NCRF. Enfim....

t.nunes

Colegas,

Estou com muitas dúvidas em relação a essa questão  ???

Embora tenha feito "Poderá adotar as Normas Contabilistas e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE), em alternativa às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF)" a palavra em alternativa às... está a deixar-me com muitas dúvidas!!

Pode ser erro de interpretação da minha parte mas acho que essa alínea está querendo dizer que a ABC, Lda. deveria adotar as NCRF ou se quiser pode adotar em 2ª hipótese as NCRF-PE.

Será que estou errada?  :-\

AnaMargaridaP

Citação de: t.nunes em Outubro 25, 2016, 07:44:36 PM
Colegas,

Embora tenha feito "Poderá adotar as Normas Contabilistas e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE), em alternativa às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF)" a palavra em alternativa às... está a deixar-me com muitas dúvidas!!5

Pode ser erro de interpretação da minha parte mas acho que essa alínea está querendo dizer que a ABC, Lda. deveria adotar as NCRF ou se quiser pode adotar em 2ª hipótese as NCRF-PE.

Eu espero que sim!  Nem quero pensar nisso!  ;)
Ana Seixas

vsanto

Colegas,

Embora tenha feito "Poderá adotar as Normas Contabilistas e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE), em alternativa às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF)" a palavra em alternativa às... está a deixar-me com muitas dúvidas!!

Por acaso tive mtas duvidas nesta resposta!! Coloquei a mesma! Mas sempre pensei que primeiro ficasse enquadrado na NCRF-PE podendo optar pelas NCRF. Mas como não havia essa opção..  e não tinha a certeza.. e continuo a não ter...
Também nunca percebi porque nunca nos é dado a conhecer o 3º limite. Davam a conhecer o nº empregados, o total do balanço, mas não o VN. Já noutros exames tive a mesma dúvida!

t.nunes

Citação de: vsanto em Outubro 25, 2016, 10:09:51 PM
Colegas,

Por acaso tive mtas duvidas nesta resposta!! Coloquei a mesma! Mas sempre pensei que primeiro ficasse enquadrado na NCRF-PE podendo optar pelas NCRF. Mas como não havia essa opção..  e não tinha a certeza.. e continuo a não ter...
Também nunca percebi porque nunca nos é dado a conhecer o 3º limite. Davam a conhecer o nº empregados, o total do balanço, mas não o VN. Já noutros exames tive a mesma dúvida!

Com base na informação dada no texto a empresa é uma Pequena Empresa logo está abrangida pela NCRF-PE mas no entanto pode optar pelas NCRF.
No entanto, o que me parece na resposta apresentada é que inverteram, ou seja, estão querendo dizer que a empresa está abrangida pelas NCRF e pode, caso pretenda, adotar as NCRF-PE. A minha dúvida é: Será que essa minha interpretação está correta?!

Em relação ao 3º limite que não nos é dado é porque se torna indiferente essa informação a partir do momento em que já temos 2 limites que nos possibilita fazer o enquadramento da empresa com as normas.

vsanto

Citação de: t.nunes em Outubro 26, 2016, 01:54:35 PM
Citação de: vsanto em Outubro 25, 2016, 10:09:51 PM
Colegas,

Com base na informação dada no texto a empresa é uma Pequena Empresa logo está abrangida pela NCRF-PE mas no entanto pode optar pelas NCRF.
No entanto, o que me parece na resposta apresentada é que inverteram, ou seja, estão querendo dizer que a empresa está abrangida pelas NCRF e pode, caso pretenda, adotar as NCRF-PE. A minha dúvida é: Será que essa minha interpretação está correta?!

Em relação ao 3º limite que não nos é dado é porque se torna indiferente essa informação a partir do momento em que já temos 2 limites que nos possibilita fazer o enquadramento da empresa com as normas.
Não concordo.
Dão nos o total do balanço = 3.000.000€ e nº empregados=32
Não pode ultrapassar 2 dos 3 seguintes limites: Balanço > 1.500.000 (ultrapassa); Empregados>50 (não ultrapassa); VN>3.000.000€
Ou seja, na minha optica o 3º limite é que iria definir onde se enquadra.

Ou estou enganada?

t.nunes

Estive a ver a questão com mais atenção e parece-me que tem razão!!

Será que foi mais uma gafe, em vez de balanço queriam dizer volume de negócios?
Caso contrário deveriam dar o 3º elemento!

tgomes

Boa tarde colegas,

Eu perdi imenso tempo nesta questão porque nenhuma me parecia certa. Pela interpretação que fiz considerei pequena entidade e acabei por colocar a opção a. Mas ao ler era opção na minha opinião está ao contrario  :-\
Tânia Gomes

vsanto

Citação de: tgomes em Outubro 26, 2016, 02:56:26 PM
Boa tarde colegas,

Eu perdi imenso tempo nesta questão porque nenhuma me parecia certa. Pela interpretação que fiz considerei pequena entidade e acabei por colocar a opção a. Mas ao ler era opção na minha opinião está ao contrario  :-\
O mesmo comigo! Lembro-me de pensar "Começa mesmo bem". Efetivamente também não achei que houvesse uma resposta correta. Mas como é uma matéria onde não tinha grande à vontade...
No fim fiquei indecisa entre a a) e a c).
E na a) achei que a resposta também estava formulada ao contrario. Mais uma vez, como não estava à vontade nessa matéria, achei que era eu a fazer confusão!! E acabei por escolher a a).

vsanto

Citação de: t.nunes em Outubro 26, 2016, 02:39:23 PM
Estive a ver a questão com mais atenção e parece-me que tem razão!!

Será que foi mais uma gafe, em vez de balanço queriam dizer volume de negócios?
Caso contrário deveriam dar o 3º elemento!
pois... não temos como saber.
No entanto, se se enquadrasse como PE, a resposta não deveria ser ao contrario da a)?
Deveria ficar enquadrada nas NCRF-PE podendo optar pelas NCRF?

vsanto

Acabei de me lembrar de outra questão.
Em 2009, aquando da constituição, os limites para PE eram outros. Ultrapassando-os, é obrigatório enquadrar-se nas NCRF.

Questão:
Alterando-se os limites legalmente previstos, a empresa tem que se enquadrar segundo os novos limites certo? Ou continua a basear-se nos antigos?
Não acho que tenha lógica, mas secalhar seria uma possibilidade para haver uma resposta correta.

Entretanto encontrei este doc da OCC. O que me leva a validar o que disse antes. Penso que então a resposta correta seria NCRF.