collapse

Pesquisa



Cae secundário

  • 6 Respostas
  • 5310 Visualizações
*

Offline Mariasita

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Cae secundário
« em: Dezembro 13, 2016, 10:22:26 am »

Bom dia,

Sou toc a recibos verdes no regime simplificado, agora surgiu-me uma oportunidade de compra intracomunitár ia e venda cá em Portugal de artigos para veiculos. Precisava saber se posso ter uma actividade secundária em que é tributada em regime simplificado, mas a parte das mercadorias tributadas a 15% e os meus serviços tributados a 75%. Tendo duas actividades podem ser tributadas desta forma ou interfere uma na outra. Qual será a melhor opção, uma vez que esta oportunidade tem tributação diferente e mais baixa que a que tenho agora.

Obrigada

*

Offline infocerta

  • **
  • 9
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Cae secundário
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2016, 11:28:38 am »
Assim de repente, no geral, não estou a ver impedimento (de forma expedita, um telefonema para o dep jurídico da OCC deve esclarecer). Em sentido moral, não existe mesmo, na minha opinião.

Em sede da tabela de actividades do artigo 151.º do Código do IRS (CIRS) http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs155.htm
podia actuar como comissionista (apenas adicionando mais um código de actividade ao cadastro). No entanto, como refere compra, presume importações, comercializaçã o de artigos para veículos, implica um CAE, passaria a estar como ENI no regime simplificado.

Adicionalmente, trata-se de uma questão benefício/custo (incluindo riscos/responsabilidades), que requer uma análise e contas, entre as várias opções:
1. Exercer apenas uma das actividades (a que tenha o maior rácio B/C sempre > 1)
2. Exercer as duas, eventualmente, a de CC como TI, e a outra através de sociedade não residente, de forma legal (entre várias opções - a assinatura anual de um simples "Abridged Balance"), podendo mesmo ser comissionista desta sociedade) 
3. ...

São decisões pessoais. Um negócio não necessita de ser sexy, apenas tem de ser rentável e legal, se adicionalmente tiver uma estratégia de saída perfeito.

Por ignorância (e esta não é defesa) por vezes pagam mais do que necessitam e sujeitam-se a burocracias e injustiças sem qualquer necessidade.   

"Mariasita" escolha o melhor para si. Seja Feliz!!  ;)

*

Offline Mariasita

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Cae secundário
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2016, 12:06:16 pm »
Caro colega, obrigada pela ajuda, mas a minha duvida é se tendo duas actividades diferentes, se posso ser tributada, uma à taxa de 75% pelos serviços de toc e outra a 15% pela venda dos artigos adquiridos, bastando para isso colocar nos campos respectivos da declaração de irs. Ou por outro lado, sendo duas actividades completamente diferentes eu terei de ser tributada pelo art. 151.

Cumprimentos

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Cae secundário
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2016, 01:03:31 pm »
Caro colega, obrigada pela ajuda, mas a minha duvida é se tendo duas actividades diferentes, se posso ser tributada, uma à taxa de 75% pelos serviços de toc e outra a 15% pela venda dos artigos adquiridos, bastando para isso colocar nos campos respectivos da declaração de irs. Ou por outro lado, sendo duas actividades completamente diferentes eu terei de ser tributada pelo art. 151.

Cumprimentos
Sim, as taxas para determinar o rendimento líquido serão diferentes, e para isso basta antes apresentar uma declaração de alterações a adicionar o CAE secundário, e depois é só preencher cada valor em sua linha respectiva do quadro 4 do anexo B.

*

Offline infocerta

  • **
  • 9
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Cae secundário
« Responder #4 em: Dezembro 13, 2016, 01:25:04 pm »
Peço desculpa por não ter entendido a sua dúvida, entretanto, já tem a resposta.

São ambos rendimentos da categoria B - art.º 3.º e 4.º do CIRS http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/index_irs.htm

Q5 e Q8 (ver instruções) da Declaração de Alterações de Actividade http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/modelos_formularios/declaracoes_cadastrais

*

Offline Mariasita

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Cae secundário
« Responder #5 em: Dezembro 13, 2016, 02:50:18 pm »
Obrigada colegas, foi muito útil a vossa ajuda.

Respeitosos cumprimentos

*

Offline Joaquim Alexandre

  • ****
  • 349
  • 21
  • Sexo: Masculino
  • Ignorantia legis neminem excusat
Re: Cae secundário
« Responder #6 em: Dezembro 13, 2016, 10:39:54 pm »
Bom dia,

Sou toc a recibos verdes no regime simplificado, agora surgiu-me uma oportunidade de compra intracomunitár ia e venda cá em Portugal de artigos para veiculos. Precisava saber se posso ter uma actividade secundária em que é tributada em regime simplificado, mas a parte das mercadorias tributadas a 15% e os meus serviços tributados a 75%. Tendo duas actividades podem ser tributadas desta forma ou interfere uma na outra. Qual será a melhor opção, uma vez que esta oportunidade tem tributação diferente e mais baixa que a que tenho agora.

Obrigada

Boa tarde, colega

Pode ter todas as atividades que desejar desde que cada uma tenha o CAE competente ou, se for o caso, o código da tabela do artigo 151º do CIRS.

E a tributação vai operar-se como diz - porém, aqui com uma nota:

Convirá ter registos diferenciados das atividades por séries de faturas, por forma a que para  AT resulte clara fonte de rendimentos e a forma de enquadramento tributário. Preencher simplesmente o quadro 4 do anexo B pode ser considerado não suficiente como informação.

Uma sugestão básica (caso não disponha de um programa de faturação que permita o desdobramento por séries): use as faturas-recibo para a atividade de rendimentos profissionais e um livro de faturas para os rendimentos empresariais (venda de artigos).

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
32585 Visualizações
Última mensagem Setembro 18, 2013, 06:55:35 pm
por bombax
6 Respostas
33187 Visualizações
Última mensagem Dezembro 18, 2014, 11:39:50 am
por kushinadaime
2 Respostas
5455 Visualizações
Última mensagem Julho 30, 2015, 09:01:42 am
por rickaragao
0 Respostas
10343 Visualizações
Última mensagem Outubro 22, 2015, 04:04:37 pm
por manu.9
1 Respostas
5935 Visualizações
Última mensagem Setembro 27, 2016, 08:11:50 pm
por Joaquim Alexandre

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 [4]
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.