Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Compra de um veiculo elétrico por Trabalhador independente

4 Respostas    12.297 Visualizações

Iniciado por cafh, Novembro 28, 2017, 12:08:40 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

cafh

Boa tarde,

Estou coletado como trabalhador independente, no regime geral de IVA, uma vez que tenho rendimentos superiores a 10k€ anuais.
Neste momento estou interessado em adquirir um veiculo elétrico (VE), que será primáriamente utilizado nas deslocações relativas à actividade, mas no entanto surgiram-me algumas questões:
- O IVA do VE é dedutivel? se sim, em que condições o posso fazer?
- Que outros fatores fiscais tenho de ter em conta na compra de um VE?

Desde já, obrigado pela participação.

cafh

Obrigado pela partilha.
No entanto não explica como posso deduzir o IVA: Se 100% do IVA na declaração trimestral respetiva à data de compra. Ou se fazeado por trimestres/anos.

vsanto

Citação de: cafh em Novembro 29, 2017, 06:09:20 PM
Obrigado pela partilha.
No entanto não explica como posso deduzir o IVA: Se 100% do IVA na declaração trimestral respetiva à data de compra. Ou se fazeado por trimestres/anos.

Depende.
Se pagar a pronto e a fatura vier na totalidade, deduz o valor total.
Se no entanto adquiriu através de leasing e vai pagando através das rendas mensais, vai deduzindo o IVA em cada renda.

cafh

Citação de: vsanto em Novembro 30, 2017, 10:06:36 AM
Depende.
Se pagar a pronto e a fatura vier na totalidade, deduz o valor total.
Se no entanto adquiriu através de leasing e vai pagando através das rendas mensais, vai deduzindo o IVA em cada renda.

Obrigado pela resposta, fiquei esclarecido.
No entanto tenho ainda algumas dúvidas relativo a:
     a) será necessário uma declaração em que declara que afeta a viatura à actividade profissional?
     b) existe alguma imposição sobre o tempo em que a actividade terá que estar aberta? (faço esta pergunta porque penso ser possível em 2019 deixar de ser TI)