collapse

Pesquisa



Contrato de arrendamento celebrado na sequência de um contrato de comodato

  • 2 Respostas
  • 6293 Visualizações
*

Offline josesilva1980

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Bom dia, o meu irmão está a passar por dificuldades financeiras com um rendimento muito baixo e com vista a ajudá-lo pretendo ceder-lhe gratuitamente um apartamento para ele alugar. Como estou no estrangeiro prefiro que ele fique responsável por tudo. Julgo que na teoria um contrato de comodato no qual lhe dou o direito de arrendar o apartamento se enquadraria muito bem nesta situação.

Contudo, pesquisei bastante e não consigo encontrar resposta para a parte de por em prática. Especificament e na parte de ele poder registar um subsequente contrato de arrendamento no site das finanças não estando o imóvel no nome dele.

Alguém tem conhecimento de alguma situação semelhante, se dá para pôr em prática sem problemas com as finanças?

Ele foi já a um departamento das finanças informar-se e não lhe souberam dizer se seria possivel registar nas finanças o subsequente contrato de arrendamento. Foram mais longe, alegando que o contrato de comodato não poderia dar direito a subsequente arrendamento mesmo que tenha uma claúsula para o efeito - o argumento é que o espirito do contrato de comodato é o comodatário usfruir ele próprio do bem.

Obrigado.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contrato de arrendamento celebrado na sequência de um contrato de comodato
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2019, 12:54:48 pm »
A informação das finanças está correcta (código civil artigo 1129).
No entanto acredito que possa fazer uma cedência de uso temporário (que terá outro nome que não comodato), só não posso dar a certeza porque direito civil não é a minha "praia"...
Caso seja possivel o contrato de arrendamento assim feito, acredito que terá que ser comunicado na repartição de finanças. E acredito isto assim porque todas as situações estranhas que me tenho deparado requerem ajuda das finanças...

*

Offline josesilva1980

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Contrato de arrendamento celebrado na sequência de um contrato de comodato
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2019, 10:58:45 pm »
Peço desculpa, mas li o artigo 1129 ao 1141 conforme indica, embora não seja claro para mim que o comodato proibe o subsequente arrendamento pois afinal de contas apenas diz que "a coisa" não pode ser usada para "fim diverso daquele a que a coisa se destina". Neste caso implica que o imovel deve ser usado para o fim a que se propõe (neste caso habitação), o que seria o caso. Se pudesse explicar com um pouco mais de detalhe o ponto de vista seria muito útil.

Entretanto já perguntei a outro colega contabilista que também não me soube dizer. Indicou-me a solução que parece mais óbvio: o subarrendament o. Já tinha pensado eu arrendar por um valor simbólico ao meu irmão e ele subarrendar ao preço de mercado. Contudo quando o meu irmão esteve no departamento das finanças para se informar perguntou se essa solução seria adequada e a resposta foi que isso seria facilmente visto como evasão fiscal pelo IRS (devido ás diferenças nas taxas de IRS aplicáveis, 28% na minha situação e na dele os 14,5% que depois ainda seriam sujeitos deduções). Francamente não vejo como poderiam fazer isso se ele não faria transferências para mim, alguma opinião distanta?

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
6786 Visualizações
Última mensagem Maio 09, 2011, 02:29:28 pm
por Line
2 Respostas
10116 Visualizações
Última mensagem Dezembro 02, 2011, 10:22:39 am
por apsbras
2 Respostas
8632 Visualizações
Última mensagem Maio 26, 2014, 01:16:05 pm
por LikiD
0 Respostas
1888 Visualizações
Última mensagem Janeiro 16, 2020, 03:59:02 pm
por freshinteriores.admn
2 Respostas
2161 Visualizações
Última mensagem Julho 30, 2020, 10:37:16 am
por gsmav

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30