collapse

Pesquisa



Questões mais pertinentes passiveis de contestação

  • 83 Respostas
  • 24928 Visualizações
*

Offline Marta Possidónio

  • ***
  • 57
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #30 em: Abril 29, 2019, 09:58:18 pm »
Bom dia,

Consegui saber que a pontuação que tive foi 8,5 valores, ou seja preciso de 2 questões...
Alguém me pode explicar como devo proceder para contestar.
Sei que temos que contestar passados 2 dias de receber a notificação pelo correio, mas precisava de saber se esta contestação já tem que ser feita com as perguntas que considero ter mais possibilidade de correção ou não?
Ou se é só um mero pedido de revisão, para posteriormente ter mais tempo para apresentar a justificação das respostas que dei às perguntas que acho passíveis de gerarem dúvidas (que são na maior parte as que contestam aqui também).

Alguém já esteve nesta situação e conseguiu passar??

Agradecia todo o vosso feedback!

Bem ajam colegas!

Luísa

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO, ESTÁGIO E EXAME PROFISSIONAIS

Artigo 45º
(Revisão de Provas)

1. Os candidatos não aprovados poderão solicitar a revisão da prova escrita nos dois dias úteis seguintes após a notificação por carta registada com A.R., mediante requerimento dirigido ao presidente do júri.

2. Serão enviadas ao candidato cópias ou outro tipo de evidência da prova a rever, através de carta registada com aviso de recepção.

3. Após a recepção dos elementos referidos no número anterior, o candidato deve, no prazo máximo de três dias úteis, apresentar a fundamentação do pedido de revisão.

4. A procedência ou improcedência do pedido será comunicada, por escrito, ao candidato, no prazo de 20 dias, indicando, se for o caso, a reclassificaçã o da prova.

5. O processo de revisão de provas está sujeito ao pagamento da taxa estabelecida para o efeito no Regulamento de Taxas e Emolumentos.

6. Julgado procedente o pedido de revisão de prova, com consequente aprovação, o valor definido no número anterior será devolvido ao candidato.

Artigo 46.º
(Recurso)

Da decisão de indeferimento do pedido de revisão apresentado pelo candidato, cabe recurso para o bastonário, no prazo de 10 dias úteis.

Artigo 47.º
(Repetições)

1. O candidato que não obtenha aprovação no exame pode, com antecedência de 60 dias, reinscrever-se para nova prova, mediante o pagamento da respectiva taxa, até ao limite de dois anos, a contar da data do primeiro exame.

2. Terminado o prazo de dois anos previsto no n.º 1 o pedido de inscrição caduca, devendo o interessado apresentar nova candidatura.

Também estou na mesma situação, necessito de 2 questões.

Também preciso de 2 questões

*

Offline RicardoADV

  • ****
  • 331
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #31 em: Abril 29, 2019, 11:42:38 pm »
Bom dia,

Consegui saber que a pontuação que tive foi 8,5 valores, ou seja preciso de 2 questões...
Alguém me pode explicar como devo proceder para contestar.
Sei que temos que contestar passados 2 dias de receber a notificação pelo correio, mas precisava de saber se esta contestação já tem que ser feita com as perguntas que considero ter mais possibilidade de correção ou não?
Ou se é só um mero pedido de revisão, para posteriormente ter mais tempo para apresentar a justificação das respostas que dei às perguntas que acho passíveis de gerarem dúvidas (que são na maior parte as que contestam aqui também).

Alguém já esteve nesta situação e conseguiu passar??

Agradecia todo o vosso feedback!

Bem ajam colegas!

Luísa

Bom dia,

Como conseguiu saber?

Obrigado

Liguei para a Ordem de Lisboa, pensei que precisava só de uma, mas afinal são 2.
Entretanto já pedi revisão da prova, com carta registada e com aviso de receção, que só precisa de requerer ao júri a revisão da prova.

Pelo que vi aqui, depois eles enviam uma cópia das nossas respostas e podemos contestar no prazo de 3 dias úteis.

Estou a preparar a contestação da questão 3, 20, 21, 45 e 46, para ver o que acontece.

A questão 3 porque considero que a palavra "ou" ali no meio da alinea que eles consideram correta deturpa o sentido correto da resposta.

A questão 20, porque tendo escritório em espanha, considero que também terá que estar inscrito em espanha para efeitos de IVA.

A questão 21, porque o método pode ser do custo ou da revalorização, nada nos aponta para o facto de não poder ser feito pelo método de revalorização.

A questão 45 porque noutros exames consideravam a questão da autonomia técnica como muito importante e daí não haver outra forma de agir.

A questão 46 porque considero que a resposta considerada correta está mal escrita "incompatível porque o seu dever de isenção, rigor e sigilo profissional nas duas funções geraria um conflito de interesses" e foi o que me deturpou o sentido de que poderia ser esta a mais correta, e também porque a alinea que escolhi estar exactamente como está no estatuto (art. 77).

Se alguém for contestar as mesmas questões, por favor partilhem as vossas contestações.

Bem ajam e boa sorte nas vossas contestações.

Luísa
Preciso de duas questões mas não estou a ver quais.
A 28 era uma possível, mas segundo opinião de um professor não vale a pena contestar uma vez que ele disse que tanto a pergunta como a resposta estao corretas e que em Portugal, tratando-se de residentes, tributa-se os rendimentos auferidos neste território bem como os obtidos em qualquer outra parte do mundo. Pois bem, os outros países dizem o mesmo (daí a sujeição em ambos os estados).
Na questão 3 qual seria a resposta mais correta?
A 20, 21 e 45 tenho certa.
Quanto à 46 falta obter uma justificação  ???

*

Offline Inacinha

  • ***
  • 199
  • 5
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #32 em: Abril 30, 2019, 11:57:34 am »
Eu reprovei por 2 décimas e pelo que a OCC me informou podemos contestar quantas quisermos.
Vou começar a trabalhar nas questões 21, 26 e 45, embora dentro destas três, tenho mais dúvidas que reconsiderem a 45...

*

Offline aninhakitty

  • ****
  • 225
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #33 em: Abril 30, 2019, 02:26:05 pm »
Interpretação de um professor relativamente à questão 26 e 28

*

Offline colonista

  • **
  • 37
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #34 em: Abril 30, 2019, 03:43:15 pm »
Eu reprovei por 2 décimas e pelo que a OCC me informou podemos contestar quantas quisermos.
Vou começar a trabalhar nas questões 21, 26 e 45, embora dentro destas três, tenho mais dúvidas que reconsiderem a 45...

Ola boa tarde

Quando ligou ..foi uma senhora que atendeu? ela deu-lhe sem problemas ou foi do género "não podemos dar com base no estatuto"?

*

Offline Fernanda_Correia

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #35 em: Abril 30, 2019, 04:11:40 pm »
Relativamente à questão 45, tenho uma dica para a contestação:
"Conforme o estipulado na alínea c) do n.1 do artigo 10º do Código,  o contabilista certificado tem que assumir a responsabilida de pela regularidade técnicas nas áreas contabilística s e fiscal das entidades a que prestam serviços. O nº 3 do mesmo artigo define o que se entende por regularidade técnica “… com vista á obtenção de uma imagem fiel e verdadeira da realidade patrimonial da empresas…”

Ora, apesar do António ser um trabalhador dependente, não é por isso que deve deixar de cumprir com o rigor técnico a que está obrigado, quer pelos estatutos, quer pelo código deontológico dos contabilistas certificados. Assim sendo, e para cumprir com rigor técnico, não pode subjugar-se a instruções da administração para que esta atinga os seus objectivos apresentando os resultados que acharem convenientes.

Face ao acima exposto, a resposta a ser considerada será a alínea a) e não a alínea c) da questão 45, considerada como correta na resolução do exame."

A minha prof do curso deu-me estas indicações, mas não me garante certezas que consiga a contestação. Têm algum conselho para reforçar a contestação?

*

Offline Inacinha

  • ***
  • 199
  • 5
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #36 em: Maio 01, 2019, 12:00:34 pm »
Eu reprovei por 2 décimas e pelo que a OCC me informou podemos contestar quantas quisermos.
Vou começar a trabalhar nas questões 21, 26 e 45, embora dentro destas três, tenho mais dúvidas que reconsiderem a 45...

Ola boa tarde

Quando ligou ..foi uma senhora que atendeu? ela deu-lhe sem problemas ou foi do género "não podemos dar com base no estatuto"?

Foi bastante rápido e não houve qualquer problema em dar a nota. Já devem ter recebido dezenas de chamadas iguais..

*

Offline Marta Possidónio

  • ***
  • 57
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #37 em: Maio 01, 2019, 09:12:56 pm »
Colegas qual a vossa contestação para a questão 21, preciso de ajuda

*

Offline Raúl Caetano

  • ***
  • 69
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #38 em: Maio 01, 2019, 10:54:17 pm »
Colegas qual a vossa contestação para a questão 21, preciso de ajuda
Não consigo enviar msg privada
« Última modificação: Maio 01, 2019, 11:42:45 pm por Raúl Caetano »

*

Offline LFVL

  • ***
  • 80
  • 1
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #39 em: Maio 02, 2019, 09:20:30 am »
Pessoalmente vou começar a preparar a fundamentação para as questões 21 e 45.
Bom dia caro/a colega,
Pode partilhar a sua contestação por favor.
Também tenho ideia de reclamar estas duas como mais importantes.
Já agora partilho aqui a resposta que obtive de um professor sobre a questão 45, pode ser que ajude também na preparação da sua:
"Acho que poderá reclamar, sem ter a certeza de que irá ter sucesso, fundamentando a reclamação da seguinte forma:
Conforme o estipulado na alínea c) do n.1 do artigo 10º do Código,  o contabilista certificado tem que assumir a responsabilida de pela regularidade técnicas nas áreas contabilística s e fiscal das entidades a que prestam serviços. O nº 3 do mesmo artigo define o que se entende por regularidade técnica “… com vista á obtenção de uma imagem fiel e verdadeira da realidade patrimonial da empresas…”
Ora, apesar do António ser um trabalhador dependente, não é por isso que deve deixar de cumprir com o rigor técnico a que está obrigado, quer pelos estatutos, quer pelo código deontológico dos contabilistas certificados. Assim sendo, e para cumprir com rigor técnico, não pode subjugar-se a instruções da administração para que esta atinga os seus objetivos apresentando os resultados que acharem convenientes.
Face ao acima exposto, a resposta a ser considerada será a alínea a) e não a alínea c) da questão 45, considerada como correta na resolução do exame."

Bem aja!

*

Offline Inacinha

  • ***
  • 199
  • 5
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #40 em: Maio 02, 2019, 10:17:51 am »
Pessoalmente vou começar a preparar a fundamentação para as questões 21 e 45.
Bom dia caro/a colega,
Pode partilhar a sua contestação por favor.
Também tenho ideia de reclamar estas duas como mais importantes.
Já agora partilho aqui a resposta que obtive de um professor sobre a questão 45, pode ser que ajude também na preparação da sua:
"Acho que poderá reclamar, sem ter a certeza de que irá ter sucesso, fundamentando a reclamação da seguinte forma:
Conforme o estipulado na alínea c) do n.1 do artigo 10º do Código,  o contabilista certificado tem que assumir a responsabilida de pela regularidade técnicas nas áreas contabilística s e fiscal das entidades a que prestam serviços. O nº 3 do mesmo artigo define o que se entende por regularidade técnica “… com vista á obtenção de uma imagem fiel e verdadeira da realidade patrimonial da empresas…”
Ora, apesar do António ser um trabalhador dependente, não é por isso que deve deixar de cumprir com o rigor técnico a que está obrigado, quer pelos estatutos, quer pelo código deontológico dos contabilistas certificados. Assim sendo, e para cumprir com rigor técnico, não pode subjugar-se a instruções da administração para que esta atinga os seus objetivos apresentando os resultados que acharem convenientes.
Face ao acima exposto, a resposta a ser considerada será a alínea a) e não a alínea c) da questão 45, considerada como correta na resolução do exame."

Bem aja!


Obrigada. Assim que as fizer, eu coloco aqui.

*

Offline Marta Possidónio

  • ***
  • 57
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #41 em: Maio 02, 2019, 01:02:35 pm »
Colegas qual a vossa contestação para a questão 21, preciso de ajuda
Não consigo enviar msg privada

Boa tarde colega,
Envie email para martarpsilva57@gmail.com

Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #42 em: Maio 02, 2019, 09:25:14 pm »
Acham possível contestar estas questões : 4, 13, 20, 28 e 45?

*

Offline SandraCDO

  • ***
  • 106
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #43 em: Maio 02, 2019, 10:26:32 pm »
Acham possível contestar estas questões : 4, 13, 20, 28 e 45?

Pelo menos a 45

*

Offline CFialho

  • ***
  • 141
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Questões mais pertinentes passiveis de contestação
« Responder #44 em: Maio 03, 2019, 11:41:48 am »
Acham possível contestar estas questões : 4, 13, 20, 28 e 45?

Colega, eu no que diz respeito a questão 4 não concordo com a resposta da ordem, uma vez que o Artigo 19.º alinea 2, fala em sócio gerente, um sócio não tem que ser gerente ou o gerente não tem que ser sócio, dai eu achar que a resposta deles devia ser um sócio gerente.
Diretor técnico
1 - O diretor técnico deve ser um membro efetivo da Ordem, pessoa singular, com a
inscrição em vigor e que exerça a atividade profissional de contabilista certificado
nos termos previstos no artigo 11.º do EOCC.
2 – Existindo um sócio gerente ou administrador da sociedade de contabilidade que
seja, simultaneament e, contabilista certificado, deve ser este o nomeado Diretor Técnico.
3 - O diretor técnico só poderá exercer estas funções numa única sociedade de contabilidade
e num estabeleciment o.
4 – O diretor técnico é responsável por assegurar que a sociedade de contabilidade
cumpre com as obrigações previstas no Código Deontológico dos Contabilistas Certificados,
EOCC, regulamento e orientações emitidas pela Ordem, sendo tecnicamente
independente no exercício das suas funções.

Na questão 20, não concordo com a resposta da ordem, uma vez que a empresa é fabril e tem um escritório na Corunha, para mim tem um estabeleciment o lá então tem uma morada logo tem que ter o nif do país, como é que deduz as despesas da água, luz, renda e o pessoal, ETC...

Na 28, para mim tem que ser tributado em portugal pois está no código, mas não vejo onde está escrito que também é no seu pais, dai não concordar com a resposta da ordem.
Não residente em Portugal
Um contribuinte que não tenha residido em Portugal
durante todo o ano pode ser simultaneament e residente
e não residente.
Se obteve rendimentos em Portugal, mesmo estando
ausente, entrega uma declaração como residente e outra
como não residente. Para esta última, só são
considerados os rendimentos que não pagam imposto
à cabeça, como as rendas de imóveis. Pelo contrário,
se tiver rendimentos de capitais, por exemplo, não há
necessidade de os declarar, pois estes já retiveram
imposto na fonte.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
2857 Visualizações
Última mensagem Outubro 31, 2014, 11:36:54 am
por Diogocorreia
2 Respostas
2350 Visualizações
Última mensagem Janeiro 19, 2017, 10:40:37 am
por rochanroll
21 Respostas
5014 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 18, 2020, 11:24:43 am
por nDs
9 Respostas
4598 Visualizações
Última mensagem Março 24, 2021, 03:25:24 pm
por vaniap
8 Respostas
4887 Visualizações
Última mensagem Março 31, 2021, 01:44:54 pm
por Artur Mateus

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 [7] 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.