collapse

Pesquisa



Inicio de actividade no website finanças

  • 13 Respostas
  • 3301 Visualizações
Inicio de actividade no website finanças
« em: Junho 12, 2019, 01:41:21 am »
Olá,

Talvez não esteja no local certo, mas ao tentar criar uma nova actividade no site das finanças recebo a seguinte mensagem (ver anexos).
Para chegar a este menu segui os seguintes passos "Serviços" - "Inicio de Actividade" - "Entregar Declaração".

Como devo proceder?

Obrigado
Cumps

*

Offline FJSantos

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #1 em: Junho 12, 2019, 09:53:29 am »
Olá,

Talvez não esteja no local certo, mas ao tentar criar uma nova actividade no site das finanças recebo a seguinte mensagem (ver anexos).
Para chegar a este menu segui os seguintes passos "Serviços" - "Inicio de Actividade" - "Entregar Declaração".

Como devo proceder?

Obrigado
Cumps

Bom dia,
Essa mensagem surge quando o contribuinte já tem actividade iniciada sendo que para adicionar outras actividades deve submeter declaração de alterações. Será o caso?

Cumprimentos,
Fernando Santos

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #2 em: Junho 12, 2019, 12:13:41 pm »
Olá,

Talvez não esteja no local certo, mas ao tentar criar uma nova actividade no site das finanças recebo a seguinte mensagem (ver anexos).
Para chegar a este menu segui os seguintes passos "Serviços" - "Inicio de Actividade" - "Entregar Declaração".

Como devo proceder?

Obrigado
Cumps

Bom dia,
Essa mensagem surge quando o contribuinte já tem actividade iniciada sendo que para adicionar outras actividades deve submeter declaração de alterações. Será o caso?

Cumprimentos,
Fernando Santos

É o caso. Já tenho uma actividade em aberto e pretendo abrir uma segunda. Sendo assim é neste menu? Quais os passos/opções devo seguir?

Cumps

*

Offline nuno50

  • ***
  • 181
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #3 em: Junho 12, 2019, 01:12:28 pm »
É o caso. Já tenho uma actividade em aberto e pretendo abrir uma segunda. Sendo assim é neste menu? Quais os passos/opções devo seguir?

Cumps

A opção correcta é "Alteração de Actividade - Entregar Declaração".

*

Offline FJSantos

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #4 em: Junho 12, 2019, 02:20:12 pm »
Olá,

Talvez não esteja no local certo, mas ao tentar criar uma nova actividade no site das finanças recebo a seguinte mensagem (ver anexos).
Para chegar a este menu segui os seguintes passos "Serviços" - "Inicio de Actividade" - "Entregar Declaração".

Como devo proceder?

Obrigado
Cumps

Bom dia,
Essa mensagem surge quando o contribuinte já tem actividade iniciada sendo que para adicionar outras actividades deve submeter declaração de alterações. Será o caso?

Cumprimentos,
Fernando Santos

É o caso. Já tenho uma actividade em aberto e pretendo abrir uma segunda. Sendo assim é neste menu? Quais os passos/opções devo seguir?

Cumps

Então deve fazer Entregar declaração de alteração de actividade e depois no separador "Código CAE/CIRS" adicionar nas actividades secundárias o código CAE ou CIRS consoante se enquadre a actividade a exercer.

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #5 em: Junho 13, 2019, 05:00:35 pm »
Olá,

Talvez não esteja no local certo, mas ao tentar criar uma nova actividade no site das finanças recebo a seguinte mensagem (ver anexos).
Para chegar a este menu segui os seguintes passos "Serviços" - "Inicio de Actividade" - "Entregar Declaração".

Como devo proceder?

Obrigado
Cumps

Bom dia,
Essa mensagem surge quando o contribuinte já tem actividade iniciada sendo que para adicionar outras actividades deve submeter declaração de alterações. Será o caso?

Cumprimentos,
Fernando Santos

É o caso. Já tenho uma actividade em aberto e pretendo abrir uma segunda. Sendo assim é neste menu? Quais os passos/opções devo seguir?

Cumps

Então deve fazer Entregar declaração de alteração de actividade e depois no separador "Código CAE/CIRS" adicionar nas actividades secundárias o código CAE ou CIRS consoante se enquadre a actividade a exercer.

Estou a procurar um CIRS para electricista ou técnico de manutenção. Estou a ver neste "Artigo 151.º Classificação das actividades" (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs155.aspx). Mas não encontro nada que se assemelhe à minha actividade. Como devo fazer?

Isto de abrir actividade pode ser feito de forma liberal? Por exemplo, abro actividade como dentista e ando a passar recibos como dentista quando na verdade exerço o serviço de vendedor de gelados. Obviamente que é um exemplo extremo, mas qual a lógica dos CIRS no artigo151?

Cumps

*

Offline Cláudia_Magalhães

  • ****
  • 747
  • 59
  • Sexo: Feminino
  • "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #6 em: Junho 13, 2019, 05:19:38 pm »
Boa tarde,

Deve tentar encontrar o/os CAE ou CIRS mais adequado à atividade que vai efetivamente exercer.
Neste caso parece-me adequado o CAE 43210 - Instalação  eléctrica. Pode consultar a tabela completa aqui: https://www.ine.pt/ine_novidades/semin/cae/CAE_REV_3.pdf
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #7 em: Junho 13, 2019, 05:27:28 pm »
Boa tarde,

Deve tentar encontrar o/os CAE ou CIRS mais adequado à atividade que vai efetivamente exercer.
Neste caso parece-me adequado o CAE 43210 - Instalação  eléctrica. Pode consultar a tabela completa aqui: https://www.ine.pt/ine_novidades/semin/cae/CAE_REV_3.pdf

Estou a concluir que prefiro ter um enfarte ao ter que iniciar actividade nas finanças :) (Relembro que já tenho uma actividade aberta, que foi feito por uma senhora muitoooooo simpática nas finanças do Porto).

Conclusão, as minhas dúvidas são as seguintes:

**Est. Estável/Suj. Passivo**
Pelo que vi nada devo fazer neste separador;

**Código CAE/CIRS**
Estou a pensar utilizar o CIRS 1320 Consultores, já que não encontro nada como electricista e/ou técnico de manutenção (após a última ajuda deixa de fazer sentido esta parte). Devo preencher alguma coisa no CAES?

**Actividade Exercida**
Devo fazer alguma coisa aqui? Já tenho campos preenchidos, deve ser da minha actividade principal. Os tais que a senhora das finanças muitoooo simpática preencheu.

**Oper./Op.IVA/Reemb.**
Devo fazer alguma coisa aqui? Também já tenho campos preenchidos.

**Contabilidade**
Aqui não devo fazer nada, pois não tenho contabilidade organizada.

**Opções IR/Repr.**
É nesta parte que me pergunto o que ando aqui a fazer! Devo fazer alguma coisa aqui?

**Corpos Gerentes/RET**
O que devo fazer nestes campos?

Entretanto vou ver em maior pormenor o documento https://www.ine.pt/ine_novidades/semin/cae/CAE_REV_3.pdf (já estive a tentar pesquisar nesse documento, mas por exemplo, o CIRS 8011 Formadores não aparece. Pesquisei por 8011 ou pela palavra "Formadores" e não consegui ter sucesso na pesquisa.
Cumps

*

Offline Cláudia_Magalhães

  • ****
  • 747
  • 59
  • Sexo: Feminino
  • "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #8 em: Junho 13, 2019, 05:33:25 pm »
Neste caso, como já tem atividade aberta, apenas vai entregar uma declaração de alterações de atividade com o intuito de adicionar a/as atividade/s secundárias que pretende.
Pode adicionar CIRS ou CAE conforme o que se adequar (são listagens separadas e distintas por isso não vai encontrar códigos CAE na listagem do art. 151º e vice versa). Como referiu eletricista deduzi que seria adequado o CAE que indiquei acima, mas essa decisão deve ser tomada em consciência para que reflita exatamente o que vai exercer.
Aconselho no entanto e visto as dúvidas, a procurar a ajuda de alguém com conhecimentos nesta matéria.
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #9 em: Junho 13, 2019, 05:43:49 pm »
Neste caso, como já tem atividade aberta, apenas vai entregar uma declaração de alterações de atividade com o intuito de adicionar a/as atividade/s secundárias que pretende.
Pode adicionar CIRS ou CAE conforme o que se adequar (são listagens separadas e distintas por isso não vai encontrar códigos CAE na listagem do art. 151º e vice versa). Como referiu eletricista deduzi que seria adequado o CAE que indiquei acima, mas essa decisão deve ser tomada em consciência para que reflita exatamente o que vai exercer.
Aconselho no entanto e visto as dúvidas, a procurar a ajuda de alguém com conhecimentos nesta matéria.

Onde posso encontrar essa pessoa?
É que surgem mais questões, por exemplo, qual dos códigos devo utilizar no CIRS e CAE? Vamos supor que opto pela classe "3314". Qual o CIRS que devo utilizar? No documento que passou (veja aqui: https://www.ine.pt/ine_novidades/semin/cae/CAE_REV_3.pdf#page=165&zoom=auto,-274,553) esta designação define mais ou menos os trabalhos que vou desempenhar.

[UPDATE1]
Qual a razão de tantos códigos e de tantas subclasses? Será que todos cumprem a correcta escolha dos códigos? Quais as consequências de uma escolha errada?

*

Offline Cláudia_Magalhães

  • ****
  • 747
  • 59
  • Sexo: Feminino
  • "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #10 em: Junho 13, 2019, 05:48:24 pm »
Em princípio um contabilista ajuda-lo-à, com certeza...
Se a atividade que vai exercer é a que indica então faz todo o sentido utilizar o CAE 33140 - Reparação e manutenção de equipamento eléctrico, em substituição do que eu havia referido... neste caso trata-se de CAE e não CIRS
Todas essas questões poderão ser respondidas por um contabilista.
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #11 em: Junho 13, 2019, 05:50:27 pm »
Em princípio um contabilista ajuda-lo-à, com certeza...
Se a atividade que vai exercer é a que indica então faz todo o sentido utilizar o CAE 33140 - Reparação e manutenção de equipamento eléctrico, em substituição do que eu havia referido... neste caso trata-se de CAE e não CIRS

Mas qual é o CIRS, onde devo consultar?
Onde posso arranjar um contabilista? Devo procurar por empresas ou particulares? Como consigo distinguir os bons dos maus? É que pesquisando na net não faltam contabilistas. ...

*

Offline Cláudia_Magalhães

  • ****
  • 747
  • 59
  • Sexo: Feminino
  • "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"
Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #12 em: Junho 13, 2019, 05:53:24 pm »
Pode sempre pedir referências a alguém de confiança ou então procurar na sua zona. Existem contabilistas em todo o lado...
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

Re: Inicio de actividade no website finanças
« Responder #13 em: Junho 13, 2019, 05:57:01 pm »
Obrigado cpmagalhaes pela ajuda.
Vou tentar contactar/encontrar um contabilista.

Cumps

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
2260 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 25, 2019, 10:09:54 am
por Jorge Gomes
0 Respostas
3667 Visualizações
Última mensagem Novembro 23, 2017, 10:40:32 am
por luisc
0 Respostas
4626 Visualizações
Última mensagem Janeiro 18, 2018, 03:52:26 pm
por JemanPT
0 Respostas
1854 Visualizações
Última mensagem Janeiro 23, 2018, 05:16:38 pm
por netcc
0 Respostas
2488 Visualizações
Última mensagem Novembro 13, 2018, 02:41:41 pm
por DanielaP

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30