Obrigada Paulo Carvalho
Sai da empresa onde trabalhava por conta de outrem e quero iniciar atividade por conta própria em Tecnologias de Informação e Comunicação (marketing digital, programação, consultoria, ...).
Pretendo exercer os seguintes serviços:
- criação de sites/lojas online
- gestão de redes sociais
- gestão de campanhas google ads/facebook ads
- gestão de campanhas email marketing
- manutenção de sites/lojas online
- apoio e suporte
- consultoria
- formação
- ...
Irei criar portais pessoais onde terei:
- planos de subscrição
- venda de produtos/serviços (infoprodutos próprios, serviços/produtos de terceiros)
- aluguer de espaços para publicidade
Prevejo também receber comissões de parcerias e afiliados.
Espero conseguir atingir uma faturação +/- de 26000€/ano (sem IVA).
Dos quais +/- 15% irei investir em publicidade paga (principalmente google ads).
E +/- 5% serão custos de compras de produtos/serviços de terceiros para exercício de funções.
Pela indicação que tenho a melhor forma jurídica para começar será TI/ENI (sem contabilidade organizada) e depois mudar para Unipessoal.
Em relação aos CAEs, tenho dúvidas sobre quais os mais recomendados para cada serviço.
Outra questão que tenho é sobre possíveis isenções ou reduções de contribuições.
IVAPelas informações que tenho apenas rei pagar IVA a partir de 1 de fevereiro do ano seguinte aquando faturar mais de 10000€ no ano anterior.
Após exceder 10000€ de faturação no 2º ano será necessário cobrar IVA e declarar o mesmo.
Contudo se correr como previsto no 2º ano talvez mude para Unipessoal (caso seja recomendo, e caso tenha isenção de IVA, ...).
SEG. SOC.Pelas informações que tenho o valor a pagar por trimestre é calculado pela faturação do trimestre anterior.
IRSPelas informações que tenho a taxa varia devido ao CAE.
Resumindo as minhas duvidas são principalmente a nível de CAE (que serviço corresponde a que CAE) e IRS (que reduções/isenções posso usufruir).
Boa tarde,
São questões que não se conseguem responder assim de forma leviana, há uma série de factos e situações que devem ser aprofundadas.
Minha recomendação será a de consultar um colega Contabilista Certificado e abordarem a situação no concreto.
Entretanto posso dar-lhe umas pequenas luzes sobre o assunto:
- Quanto à forma jurídica, presumo que ao iniciar a actividade terá ainda algumas incertezas quanto ao volume de facturação, poderá ter aqui alguma vantagem em iniciar actividade como ENI, isto essencialmente pelo factor contribuições para a Segurança Social!
Neste modelo deve ter em atenção que ficará sujeita a retenções na fonte em termos de IRS.
- O CAE deverá ser o 73110 Agências de publicidade (salvo melhor opção). No caso dos códigos de actividade em IRS para a profissão que refere, não exixte nada em concreto, teria que ir para algo mais lato, que presumo ser o 1519 Outros prestadores de serviços.
No caso das possíveis isenções, já abordei na primeira questão!
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Paulo Carvalho
Olá a tod@s,
Pretendo iniciar atividade por conta própria em marketing digital.
Alguém sabe qual a melhor forma jurídica, TI, ENI, Unipessoal?
Em relação aos CAEs, alguém sabe quais os mais recomendados?
Aproveito também para solicitar indicação sobre possíveis isenções ou reduções de contribuições.
Obrigada