collapse

Pesquisa



Revisão/ contestação de prova

  • 20 Respostas
  • 7266 Visualizações
*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Revisão/ contestação de prova
« em: Abril 06, 2020, 05:37:01 pm »
Boa tarde,

Alguém está a pensar contestar a prova?
Quais seriam as questões passíveis de ser contestadas?

Obrigada

*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #1 em: Abril 06, 2020, 05:59:35 pm »
Boa tarde,

Sinceramente não concordo com a resposta dada na grelha de correção relativamente à questão 28, que refere que "Apenas o volume de negócios respeitante à atividade de consultor".

No entanto com base no artigo 42º do Código do IVA, alínea a) penso que a operação enquanto mediador de seguros apenas pode ser excluída caso consista numa operação acessória mas no enunciado refere que exerce esta operação a título principal.

Não sei se esta é a interpretação correta… agradecia que alguém que perceba um pouco mais de fiscalidade do que eu que possa dar a sua opinião.

Obrigado.

*

Offline tita silva

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #2 em: Abril 08, 2020, 08:26:43 pm »
Alguém concorda que a questão número 11 pode ser contestada?

*

Offline AnaRitaPinto

  • ***
  • 65
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #3 em: Abril 09, 2020, 09:37:50 am »
Bom dia,

alguém acha que se pode contestar a questão 5 de acordo com o artº16 pontos 2 / 3 do CDOCC ?
Ana Pinto

*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #4 em: Abril 09, 2020, 10:10:38 am »
Bom dia,

alguém acha que se pode contestar a questão 5 de acordo com o artº16 pontos 2 / 3 do CDOCC ?

Bom dia,

Penso que dependerá ser do que argumentar embora ache complicado que tenha sucesso na contestação. Os pontos do artigo que refere diz que o contabilista deve informar o Conselho Directivo da Ordem quando o contacto se revelar impossível. E isto é considerado na resposta da grelha de correção "Ambas as anteriores".

A questão aqui é com que base é que argumenta que não poderá assumir as funções? Se o contacto se revelar sempre impossível nunca poderá assumir?

Eu também respondi que deveria apenas informar o conselho diretivo... mas sinceramente não consigo ver razões bem fundamentadas para ter sucesso em eventual pedido de revisão. Mas se houver agradeço que alguém partilhe.

Obrigado

*

Offline AnaRitaPinto

  • ***
  • 65
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #5 em: Abril 09, 2020, 10:43:54 am »
Bom dia,

alguém acha que se pode contestar a questão 5 de acordo com o artº16 pontos 2 / 3 do CDOCC ?

Bom dia,

Penso que dependerá ser do que argumentar embora ache complicado que tenha sucesso na contestação. Os pontos do artigo que refere diz que o contabilista deve informar o Conselho Directivo da Ordem quando o contacto se revelar impossível. E isto é considerado na resposta da grelha de correção "Ambas as anteriores".

A questão aqui é com que base é que argumenta que não poderá assumir as funções? Se o contacto se revelar sempre impossível nunca poderá assumir?

Eu também respondi que deveria apenas informar o conselho diretivo... mas sinceramente não consigo ver razões bem fundamentadas para ter sucesso em eventual pedido de revisão. Mas se houver agradeço que alguém partilhe.

Obrigado

Obrigada,

penso que já seja o desespero a falar.
Reprovei por 1 questão e estou em "modo" desesperada….

Ana Pinto

*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #6 em: Abril 09, 2020, 12:29:55 pm »
Olá colegas,

Esta é uma boa questão para contestar, na minha opinião... pois aqui, prende se com a questão de quem é que decide se pode assumir ou não? Eu assumo e comunico ou comunicar e a occ decide que assumo?

E por outro lado, se assumo e se houver dívidas, sou responsável por elas...


*

Offline AnaRitaPinto

  • ***
  • 65
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #7 em: Abril 09, 2020, 12:38:56 pm »
Olá colegas,

Esta é uma boa questão para contestar, na minha opinião... pois aqui, prende se com a questão de quem é que decide se pode assumir ou não? Eu assumo e comunico ou comunicar e a occ decide que assumo?

E por outro lado, se assumo e se houver dívidas, sou responsável por elas...

Bom dia,

acha então viável contestar esta questão?
É que eu só preciso de uma…

Obrigada
Ana Pinto

*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #8 em: Abril 09, 2020, 09:14:36 pm »
Olá...

Eu acho que sim, mas vamos aguardar mais opiniões...
Também só preciso de uma!

Boa Páscoa!

*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #9 em: Abril 14, 2020, 05:06:38 pm »
Olá colegas...

Espero que se encontrem todos bem de saúde...

Após receber notificação da occ, alguém vai pedir revisão?

Vamos lá, quem só precisa de uma pergunta para passar, podem ter essa oportunidade.. .

*

Offline AnaRitaPinto

  • ***
  • 65
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #10 em: Abril 14, 2020, 05:09:46 pm »
Olá colega

eu só preciso de uma, mas não estou a encontrar nenhuma que dê para contestar.
Como funciona a revisão? Consegue-me explicar?

Obrigada
Ana Pinto

*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #11 em: Abril 14, 2020, 05:29:04 pm »
Olá colegas...

Espero que se encontrem todos bem de saúde...

Após receber notificação da occ, alguém vai pedir revisão?

Vamos lá, quem só precisa de uma pergunta para passar, podem ter essa oportunidade.. .

Boa tarde,

Encontro-me em situação semelhante pois penso não ter passado por uma e como tal irei pedir revisão.

Após já ter clarificado com OCC não é preciso esperar ser notificado para pedir revisão de prova. A mesma pode ser pedida desde o dia em que foram publicadas as notas online através de e-mail enviando obviamente anexando o comprovativo da taxa associada. Eu próprio já solicitei e apenas hoje recebi em casa a notificação relativamente à nota do exame.

Quanto à questão que irei "contestar" será a 28 pelas razões já anteriormente aqui invocadas. De forma resumida continuo a achar que questão 28 pode ser alvo de contestação tendo base simplesmente a questão de actividade principal vs actividade acessória.

Antes da publicação das notas eu próprio tinha aqui publicado sugestões de correção, embora do total das 50 perguntas a resposta apresentada não corresponde à correta ou pelo menos não está de acordo com correção da OCC. Penso que este documento poderá ajudar numa eventual contestação de algumas perguntas...

Pondero também contestar as questões 45 e 46 mas aqui penso que será difícil ter sucesso. No entanto as respostas dadas pela OCC baseia-se no Regulamento de Formação que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2020. A questão que aqui coloco é relativamente ao Regulamento de Qualidade... deixou de estar em vigor? Se deixou porque fazia parte da documentação de consulta permitida? No meu ponto de vista não faz sentido...

Pode tentar questão 29... na altura na sugestão de correção que apresentei seria outra a resposta correta. Mas o mais provável foi eu ter interpretado algo mal.... veja como interpreta e se é possível de argumentar.

Há também a questão 5 que penso ser válida de contestação pelos argumentos invocados por outros colegas.

Neste momento aguardo por receber a documentação que servirá de base à contestação... não sei se é apenas cópia do meu exame ou se consta também fundamentação das respostas por parte da OCC. Em função disso poderá influenciar a minha contestação.

*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #12 em: Abril 14, 2020, 05:34:24 pm »
Olá,

Vou pedir revisão ainda hoje. Assim, quer dizer que a contestação às questões é feita após o requerimento de revisão?

Nunca fiz, não sei como funciona...

Também estou a pensar contestar a 5 e a 28.

*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #13 em: Abril 14, 2020, 05:40:06 pm »
Olá,

Vou pedir revisão ainda hoje. Assim, quer dizer que a contestação às questões é feita após o requerimento de revisão?

Nunca fiz, não sei como funciona...

Também estou a pensar contestar a 5 e a 28.

Certo... caso pretenda contestar a prova deverá primeiro enviar um e-mail dirigido ao presidente do júri a solicitar a revisão da prova. O mesmo deverá ser enviado para geral@occ.pt com o comprovativo de pagamento. Depois disto receberá um mail por parte da OCC a confirmar que o receberam e depois outro a informar que foi enviada a carta. Isto foi o que eu recebi ontem depois de ter solicitado revisão na passada quarta-feira.

*

Offline anaepinto

  • **
  • 44
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Revisão/ contestação de prova
« Responder #14 em: Abril 14, 2020, 05:47:29 pm »
Eu só recebi a carta hoje porque ontem foi feriado municipal...
Assim, ao enviar o e-mail com o requerimento, eles irão remeter a correção da prova?

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
5435 Visualizações
Última mensagem Outubro 13, 2011, 03:21:50 pm
por SDAF4EVER
17 Respostas
8205 Visualizações
Última mensagem Dezembro 01, 2014, 02:53:51 pm
por Susana Batista
10 Respostas
5360 Visualizações
Última mensagem Novembro 06, 2014, 01:02:21 pm
por legiao13869
5 Respostas
2687 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 21, 2015, 09:47:27 pm
por Contabilistas.net
6 Respostas
4848 Visualizações
Última mensagem Novembro 22, 2016, 09:36:48 am
por Vspf

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 [4]
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.