collapse

Pesquisa



Contestação - Exame OCC parte da manhã

  • 65 Respostas
  • 18625 Visualizações
*

Offline Caasilva

  • ***
  • 64
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #15 em: Novembro 17, 2020, 10:46:53 pm »
Boa noite,

Já liguei para a Ordem e informaram-me que para contestar temos que enviar o comprovativo de pagamento dos 100€ da taxa e pedir a revisão da prova. Eles irão responder com cópia da grelha das nossas respostas e depois temos que contestar as respostas que queremos.
No meu caso vou contestar a Q1 e a Q5. Acho que devemos expor estas questões porque o exame já é complicado, não precisamos deste tipo de gralhas.
Provavelmente não vai dar em nada e vou gastar 100€, mas há sempre uma esperança de que se for muita gente a contestar a mesma questão eles possam reconsiderar.


Boa sorte a todos!

*

Offline C. Magalhães

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #16 em: Novembro 17, 2020, 11:02:58 pm »
Boa tarde,

No meu caso também reprovei por uma questão.

Na minha opinião também estou de acordo que na questão 1 existe um erro de escrita e uma vez que em outros locais foi dada informação adicional acho que é justificável para contestação.

Em relação á questão 5 o existe uma faq 11 que refere que não pode ser negada a entrega da informação em suporte digital, no entanto eu também errei essa questão uma vez que me fundamentei no artigo 15º do CDOCC.

Estou a ponderar apresentar a minha contestação nestas duas questões, gostava de ter o parecer de outros colegas.

Olá Cátia,

Também vou contestar essas duas questões. Já pedi a revisão e estou à espera que me respondam...

Vamos la ver se temos sorte !!

Como fez a contestação, queria enviar  a minha amanhã, será que me pode ajudar?
Obrigada

*

Offline rikardoneves

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #17 em: Novembro 17, 2020, 11:15:52 pm »
Em relação à questão 5 estou de acordo, pois apenas numa faq aparece que o suporte informático também é passivel de ser entregue e apenas referem que se pode levar legislação para o exame, ninguém refere faqs e afins...
Em relação à questão um não me parece que haja possibilidade de contestação pois na pergunta refere que "só" é por aí seria logo nenhuma das anteriores, mesmo com a alteração que houve em Aveiro não alterava a resposta possível...
Agora sim, a 5 parece-me de contestar...

*

Offline andreia-f89

  • **
  • 12
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #18 em: Novembro 17, 2020, 11:32:25 pm »
Boa noite, quanto tempo temos para contestar
M. Ferreira

*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #19 em: Novembro 17, 2020, 11:42:02 pm »
Boa noite,

Para quem quiser pedir revisão da prova tem 3 dias úteis para o fazer a seguir à disponibilizaç ão do resultado no site da Ordem.

Quando se faz este pedido de revisão não é necessário de imediato fazer a contestação. Após solicitar a revisão quem o fizer irá receber por correio registado cópia da folha de resposta do exame.

Após receberem esta informação terão 3 dias úteis para apresentar a fundamentação. Após isto o júri terá 20 dias para responder sobre mesma.

Caso não concordem com revisão do júri ainda têm hipótese de recorrer à bastonária sem custos adicionais com um prazo de 10 dias após receberem indeferimento do júri.

Tudo isto está no artigo 45º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais.

*

Offline Carolina Lima

  • ****
  • 232
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #20 em: Novembro 17, 2020, 11:51:21 pm »
E eu a pensar que era 50€.
O dinheiro cai do céu e ninguém me disse? A ordem em vez de ajudar os futuros colegas e ganhar reconhecimento so está interessada no dinheiro 🤑 enfim haja dinheiro


quote author=MonicaSofia link=topic=36089.msg221271#msg221271 date=1605650111]
Mais injusto que pagar 50€ é pagar 100€ colega 😛
 Se a contestação servir para todos, eu sugeria uma vaquinha entre os que querem contestar...
[/quote]

*

Offline Falves21

  • ***
  • 63
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #21 em: Novembro 18, 2020, 08:26:00 am »
Olá bom dia a todos, também vou contestar a Q5, para mim temos de nos guiar pelo que está no código, "livros e documentos", a forma como o contabilista a dá ao cliente, em papel ou informaticamen te, não me parece que constitua uma obrigação.


*

Offline Caasilva

  • ***
  • 64
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #22 em: Novembro 18, 2020, 09:11:45 am »
Boa tarde,

No meu caso também reprovei por uma questão.

Na minha opinião também estou de acordo que na questão 1 existe um erro de escrita e uma vez que em outros locais foi dada informação adicional acho que é justificável para contestação.

Em relação á questão 5 o existe uma faq 11 que refere que não pode ser negada a entrega da informação em suporte digital, no entanto eu também errei essa questão uma vez que me fundamentei no artigo 15º do CDOCC.

Estou a ponderar apresentar a minha contestação nestas duas questões, gostava de ter o parecer de outros colegas.

Olá Cátia,

Também vou contestar essas duas questões. Já pedi a revisão e estou à espera que me respondam...

Vamos la ver se temos sorte !!

Como fez a contestação, queria enviar  a minha amanhã, será que me pode ajudar?
Obrigada

Bom dia,
Enviei um e-mail para geral@occ.pt com o comprovativo do pagamento dos 100€ e pedi ao Presidente do Juri dos Exames da OCC revisão da minha prova. Agora vão enviar-me cópia do meu exame e depois de receber tenho 3 dias para enviar a contestação.
Ainda ando a ver como vou contestar :)
Ando a juntar argumentos para fazer a contestação da Q1 e Q5. Ainda só tenho tópicos. Estou à espera que me enviem a prova para me certificar que está igual ao que trouxe para casa..

*

Offline rikardoneves

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #23 em: Novembro 18, 2020, 09:57:17 am »
Boa tarde,

No meu caso também reprovei por uma questão.

Na minha opinião também estou de acordo que na questão 1 existe um erro de escrita e uma vez que em outros locais foi dada informação adicional acho que é justificável para contestação.

Em relação á questão 5 o existe uma faq 11 que refere que não pode ser negada a entrega da informação em suporte digital, no entanto eu também errei essa questão uma vez que me fundamentei no artigo 15º do CDOCC.

Estou a ponderar apresentar a minha contestação nestas duas questões, gostava de ter o parecer de outros colegas.

Olá Cátia,

Também vou contestar essas duas questões. Já pedi a revisão e estou à espera que me respondam...

Vamos la ver se temos sorte !!

Como fez a contestação, queria enviar  a minha amanhã, será que me pode ajudar?
Obrigada

Bom dia,
Enviei um e-mail para geral@occ.pt com o comprovativo do pagamento dos 100€ e pedi ao Presidente do Juri dos Exames da OCC revisão da minha prova. Agora vão enviar-me cópia do meu exame e depois de receber tenho 3 dias para enviar a contestação.
Ainda ando a ver como vou contestar :)
Ando a juntar argumentos para fazer a contestação da Q1 e Q5. Ainda só tenho tópicos. Estou à espera que me enviem a prova para me certificar que está igual ao que trouxe para casa..

A Q5 parece-me de fácil contestação pois na legislação apenas referem documentos e livros e nunca referem os arquivos informáticos. Mais ainda, em nenhum local referem que se podem levar FAQS e outro material de apoio para o exame, logo estas não deveriam ser aceites no exame...
Em relação à Q1 é mesmo uma questão de português. As correções efetuadas aquando da prova ou as chamadas de atenção em nada alteram a resposta possível.

No seu caso, e caso lhe baste uma questão para passar, eu com ajuda ou sem atacava bem a Q5 pois parece-me que é aí que pode ir buscar uns pontos.

*

Offline MonicaSofia

  • ****
  • 230
  • 4
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #24 em: Novembro 18, 2020, 10:40:45 am »
Bom dia,

Ainda sobre a Q5, para além do motivo de contestação ser por nos regermos pelo que diz o art 15º do Código, o facto de a resposta aceite pela OCC, dizer "Deve devolver toda a documentação exigida pelo cliente, nomeadamente os
arquivos em formato informático." toda a documentação exigida acaba por abranger muitos elementos aos quais o CC pode não ser obrigado a devolver...ou estou a fazer uma má interpretação?

Qual a vossa opinião?
Cumprimentos,
Mónica Esteves

*

Offline CarinaNSantos

  • **
  • 38
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #25 em: Novembro 18, 2020, 11:21:29 am »
Bom dia colegas,

Estou com o mesmo dilema quanto a estas duas questões. Só que, imaginando que a ordem aceita a contestação da Q5, fico com 9,45.. tendo em conta que arredonda, será que é suficiente? Alguém já teve essa experiência?

Não sei se valerá a pena, no meu caso, contestar :(

Obrigada

*

Offline Caasilva

  • ***
  • 64
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #26 em: Novembro 18, 2020, 11:29:18 am »
Bom dia colegas,

Estou com o mesmo dilema quanto a estas duas questões. Só que, imaginando que a ordem aceita a contestação da Q5, fico com 9,45.. tendo em conta que arredonda, será que é suficiente? Alguém já teve essa experiência?

Não sei se valerá a pena, no meu caso, contestar :(

Obrigada

Bom dia,
Como assim fica com 9,45?

Eu as contas que estou a fazer é as (respostas corretas*0,5) - (respostas erradas*0.15) certo?


*

Offline CarinaNSantos

  • **
  • 38
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #27 em: Novembro 18, 2020, 11:37:42 am »
Bom dia colegas,

Estou com o mesmo dilema quanto a estas duas questões. Só que, imaginando que a ordem aceita a contestação da Q5, fico com 9,45.. tendo em conta que arredonda, será que é suficiente? Alguém já teve essa experiência?

Não sei se valerá a pena, no meu caso, contestar :(

Obrigada

Bom dia,
Como assim fica com 9,45?

Eu as contas que estou a fazer é as (respostas corretas*0,5) - (respostas erradas*0.15) certo?



Correto. Se me considerarem a Q5 correcta ficaria com 21 corretas e 7 erradas. Logo daria 21*0,5 - 7*0,15

*

Offline Caasilva

  • ***
  • 64
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #28 em: Novembro 18, 2020, 11:54:56 am »
Bom dia colegas,

Estou com o mesmo dilema quanto a estas duas questões. Só que, imaginando que a ordem aceita a contestação da Q5, fico com 9,45.. tendo em conta que arredonda, será que é suficiente? Alguém já teve essa experiência?

Não sei se valerá a pena, no meu caso, contestar :(

Obrigada

Bom dia,
Como assim fica com 9,45?

Eu as contas que estou a fazer é as (respostas corretas*0,5) - (respostas erradas*0.15) certo?



Correto. Se me considerarem a Q5 correcta ficaria com 21 corretas e 7 erradas. Logo daria 21*0,5 - 7*0,15

Ah sim, nesse caso sim. Acho ridículo 9,45 valores não arredondar para 9,50 -.-
No meu caso é mesmo uma. Se me considerarem certa a Q5 ou a Q1 fico com 22 corretas e 10 erradas, fico com 9.50 valores.

Sempre pode tentar contestar a Q1 também. Pode ser que eles reconsiderem as duas se houver muita gente a contestar e nesse caso já passaria!!

*

Offline C. Magalhães

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã
« Responder #29 em: Novembro 25, 2020, 11:24:47 pm »
Boa tarde,

Realizei exame no passado dia 31 de outubro de 2020 e infelizmente não foi desta que obtive o tão esperado "Aprovado". No entanto, não fiquei aprovada por uma questão.

Considero que a questão 1 e a questão 5 do exame da manhã podem ser contestadas, uma vez que a Q1 não tem ligação entre o enunciado e uma das alíneas (questão não está colocada de forma correta pois falta uma palavra de ligação) e a questão 5 porque no art. 15º do EOCC diz que o CC "entrega os livros e os documentos que tenha em seu poder".

Alguém da mesma opinião? Acham que são questões que possam ser contestadas?

Obrigada pela ajuda!

Cátia Silva

Boa noite,

Já fez a sua contestação?

Recebi hoje a cópia do meu exame, e gostaria de comparar a justificação para a revisão de prova, já tentei enviar-lhe mensagem privada mas a sua caixa está cheia.


 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
3938 Visualizações
Última mensagem Junho 27, 2013, 10:18:46 am
por Saraimc
21 Respostas
13476 Visualizações
Última mensagem Janeiro 30, 2018, 01:46:20 pm
por Pjc
15 Respostas
8109 Visualizações
Última mensagem Novembro 05, 2020, 10:03:05 pm
por MGOV
3 Respostas
3232 Visualizações
Última mensagem Maio 29, 2021, 05:00:27 pm
por Miriam Avila
5 Respostas
2699 Visualizações
Última mensagem Julho 23, 2022, 01:53:34 pm
por Contabilistas.net

Mensagens recentes

Re: IRS Jovem por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:47:49 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:40:05 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por AndreiaM
[Abril 18, 2024, 02:37:20 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Abril 18, 2024, 02:29:32 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por brandus
[Abril 18, 2024, 12:51:17 pm]


IRS Jovem por dafoz
[Abril 18, 2024, 12:17:37 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por Mar
[Abril 17, 2024, 05:43:48 pm]


Re: Envio de simulador de IRS versão 02 por MESF
[Abril 17, 2024, 04:43:59 pm]


Regime Fiscal de Incentivo à Capitalização de Empresas (ICE) por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 03:26:02 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 02:52:03 pm]


Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Abril 17, 2024, 02:35:31 pm]


Re: A reforma do mínimo de existência por AndreiaM
[Abril 17, 2024, 02:26:32 pm]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 [19] 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30