Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Contestação - Exame OCC parte da manhã

65 Respostas    35.537 Visualizações

Iniciado por Caasilva, Novembro 17, 2020, 03:18:10 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Caasilva

Boa tarde,

Realizei exame no passado dia 31 de outubro de 2020 e infelizmente não foi desta que obtive o tão esperado "Aprovado". No entanto, não fiquei aprovada por uma questão.

Considero que a questão 1 e a questão 5 do exame da manhã podem ser contestadas, uma vez que a Q1 não tem ligação entre o enunciado e uma das alíneas (questão não está colocada de forma correta pois falta uma palavra de ligação) e a questão 5 porque no art. 15º do EOCC diz que o CC "entrega os livros e os documentos que tenha em seu poder".

Alguém da mesma opinião? Acham que são questões que possam ser contestadas?

Obrigada pela ajuda!

Cátia Silva

cattarina09

Boa tarde,

Eu também realizei exame no dia 31 de Outubro de manhã, e fui informada por uma colega minha que fez exatamente o mesmo exame e que lá solicitaram aos membros estagiários que acrescentassem "texto adicional" na Q1.
Após ter conhecimento deste facto, enviei de imediato um email á ordem a contestar esta situação, do qual obtive uma resposta vaga por parte da bastonária, de qua a questão em si não tinha nenhuma gralha e que após publicação das notas poderia sempre contestar a minha nota.
Perante isto achei que não valeria a pena continuar a debater-me pela Q.1.
A minha indignação apenas parte no sentido em que a questão foi retificada para alguns membros estagiários, o que pode ter levado a que esses membros tenham respondido a opção correta, e para os restantes nada, ou seja a igualdade pela qual a ordem se pauta não é bem verdade.
No meu caso eu não passei por 1 décima ou seja, caso esta resposta não tivesse sido considerada eu teria passado, pois tive -0,15.

cattarina09

Foi em Aveiro que a questão foi "alterada"

C. Magalhães

Boa tarde,

No meu caso também reprovei por uma questão.

Na minha opinião também estou de acordo que na questão 1 existe um erro de escrita e uma vez que em outros locais foi dada informação adicional acho que é justificável para contestação.

Em relação á questão 5 o existe uma faq 11 que refere que não pode ser negada a entrega da informação em suporte digital, no entanto eu também errei essa questão uma vez que me fundamentei no artigo 15º do CDOCC.

Estou a ponderar apresentar a minha contestação nestas duas questões, gostava de ter o parecer de outros colegas.

cattarina09

A minha questão é a seguinte, as contestação geralmente têm algum feedback positivo, ou é só mesmo dar mais um donativo á OCC.

Algum colega tem informação sobre as contestações.

Obrigada

Carolina Lima

Para mim a questão 1 merecia ser anulada uma vez que falta uma palavra logo esta invalida para avaliação. Eu vou enviar email para a ordem a contestar. O exame já é difícil e ele tem de conter todas as palavras.
Assim é que não dá.
Em relação a pergunta 5 pq pus só os livros e os documentos porque é o que está no código. Se isso já não é válido eles têm de mudar o código

Carolina Lima

Devíamos todos contestar a 1 por email a ver se eles a anulam uma vez que é erro da parte deles

GonçaloDinis

Boa noite colegas,
No caso da questão 1, por acaso na minha sala do exame, disseram que faltava o "rescindir" na resposta; mas de qualquer das formas, não acredito que a Ordem aceitasse essa contestação, mas...

No caso da questão 5 penso que haja algo que se possa usar, nomeadamente o artigo 15 do Codigo Deontologico e o facto de "devolver toda a documentação exigida pelo cliente", o que acaba por ser muito abrangente, assim como o cliente é que exige o que nós devemos entregar.

Cumprimentos e boa sorte.

Carolina Lima

Mas tambem não custa tentar enviar email
Eu só reprovei por uma. Eu vou reclamar por email. Quantos mais reclamarem pode ser que dêem ouvidos. Até porque o erro é deles

MonicaSofia

Boa noite, também estou na mesma posição :(
Para que e-mail enviou?
Cumprimentos,
Mónica Esteves

Selas

Atenção que para contestar não basta enviar e-mail... para contestar é preciso enviar o comprovativo do pagamento da respetiva taxa no valor de 100€

MonicaSofia

Se a contestação à pergunta 5 for aceite pela ordem, só alteram a cotação a quem contestar ou é alterada para todos?
Cumprimentos,
Mónica Esteves

Carolina Lima

Vou enviar para todos os emails que existem.
Acho injusto pagar 50€ por um erro deles. Lol.

MonicaSofia

Mais injusto que pagar 50€ é pagar 100€ colega 😛
Se a contestação servir para todos, eu sugeria uma vaquinha entre os que querem contestar...
Cumprimentos,
Mónica Esteves

Caasilva

Citação de: Cátia Magalhães em Novembro 17, 2020, 04:43:00 PM
Boa tarde,

No meu caso também reprovei por uma questão.

Na minha opinião também estou de acordo que na questão 1 existe um erro de escrita e uma vez que em outros locais foi dada informação adicional acho que é justificável para contestação.

Em relação á questão 5 o existe uma faq 11 que refere que não pode ser negada a entrega da informação em suporte digital, no entanto eu também errei essa questão uma vez que me fundamentei no artigo 15º do CDOCC.

Estou a ponderar apresentar a minha contestação nestas duas questões, gostava de ter o parecer de outros colegas.

Olá Cátia,

Também vou contestar essas duas questões. Já pedi a revisão e estou à espera que me respondam...

Vamos la ver se temos sorte !!