collapse

Pesquisa



Possíveis questões para contestação - MANHÃ

  • 22 Respostas
  • 3813 Visualizações
*

Offline CarlaRibeiro94

  • ***
  • 131
  • 1
  • Sexo: Feminino
Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« em: Novembro 02, 2021, 03:09:16 pm »
Boa tarde,
Alguém me explica o porque de à questão Q.32:

"A sociedade Segurança e Confiança, Lda. subscreveu um seguro de saúde a favor de alguns dos seus trabalhadores. Foram contemplados com este benefício apenas os cargos de chefia.
Para efeitos de IRC, o gasto suportado pela empresa:
a) Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 1 do artigo 43.º do Código do IRC.
b) Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 4 do artigo 43.º do Código do IRC.
c) É integralmente dedutível, uma vez que configura um rendimento tributado em sede de IRS.
d) É parcialmente dedutível."

A resposta certa é "É integralmente dedutível, uma vez que configura um rendimento tributado em sede de IRS.".
Alguém me consegue explicar?
Coloquei a resposta "Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 4 do artigo 43.º do Código do IRC. "

*

Offline CarlaRibeiro94

  • ***
  • 131
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #1 em: Novembro 02, 2021, 03:12:47 pm »
A FUNDEX SA é também detida por uma empresa francesa, que detém 20% do seu capital social. A FUNDEX SA procedeu, em 31 de março de 2021, ao pagamento de juros à empresa francesa, que participa no seu capital social. A empresa francesa invocou a aplicação da Convenção celebrada entre Portugal e França para evitar a dupla tributação (apresentando ao sujeito passivo português um certificado de residência fiscal, devidamente autenticado pelas autoridades fiscais francesas e o modelo 21 RFI, devidamente preenchido).
Questão 9.:
Nestas circunstâncias:
a) Não há lugar a retenção na fonte em Portugal, por ter sido invocada e devidamente documentada a aplicação da Convenção celebrada entre Portugal e França para evitar a dupla tributação.
b) Não deve ser efetuada retenção na fonte em Portugal sobre os rendimentos pagos à sociedade francesa.
c) Há lugar a retenção na fonte de IRC português à taxa de 25%, dado que a sociedade francesa deveria ter aplicado à situação a Diretiva n.º 2003/49/CE.
d) Há lugar a retenção na fonte à taxa que estiver prevista na Convenção celebrada entre Portugal e França para evitar a dupla tributação.

Coloquei a resposta "Há lugar a retenção na fonte de IRC português à taxa de 25%, dado que a sociedade francesa deveria ter aplicado à situação a Diretiva n.º 2003/49/CE. " e a resposta certa é "Há lugar a retenção na fonte à taxa que estiver prevista na Convenção celebrada entre Portugal e França para evitar a dupla tributação."

*

Offline Daniela Dinis

  • **
  • 39
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #2 em: Novembro 02, 2021, 03:17:00 pm »
Boa tarde,
Alguém me explica o porque de à questão Q.32:

"A sociedade Segurança e Confiança, Lda. subscreveu um seguro de saúde a favor de alguns dos seus trabalhadores. Foram contemplados com este benefício apenas os cargos de chefia.
Para efeitos de IRC, o gasto suportado pela empresa:
a) Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 1 do artigo 43.º do Código do IRC.
b) Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 4 do artigo 43.º do Código do IRC.
c) É integralmente dedutível, uma vez que configura um rendimento tributado em sede de IRS.
d) É parcialmente dedutível."

A resposta certa é "É integralmente dedutível, uma vez que configura um rendimento tributado em sede de IRS.".
Alguém me consegue explicar?
Coloquei a resposta "Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 4 do artigo 43.º do Código do IRC. "


Boa tarde,

Segundo o que eu percebi da explicação da minha entidade patronal caso esse gasto seja incluído no recibo de vencimento é tributado em sede de IRS para o trabalhador e automáticament e em IRC para a entidade.

*

Offline Falves21

  • ***
  • 63
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #3 em: Novembro 02, 2021, 03:39:23 pm »
Na questão 36: Os contratos de trabalho celebrados entre o contabilista certificado e a entidade
patronal devem:
a) Ser reduzidos a escrito.
b) Salvaguardar expressamente a autonomia e independência técnica do
contabilista certificado.
c) Identificar os princípios deontológicos que a entidade patronal deve respeitar.
d) Cumprir o disposto no Código do Trabalho.

A ordem considera a resposta correta a d) Cumprir o disposto no Código do Trabalho, compreendo que esteja correta, estaria sempre porque abrange todos os contratos de trabalho dependente mas no estatuto, mais concretamente no artigo 9º diz o seguinte:
Artigo 9.º
Contrato escrito
1 - O contrato entre os contabilistas certificados e as entidades a quem prestam serviços deve ser sempre reduzido a escrito.
2 - Quando os contabilistas certificados exerçam as suas funções em regime de trabalho independente, o contrato referido no número anterior deve ter a duração mínima
de um exercício económico, salvo rescisão por justa causa ou mútuo acordo


Ora, pela lógica o numero 1 abrange todos os tipos de prestação de serviços, quer seja trabalho dependente quer seja independente, se não, porque diferenciariam na alinea 2 o trabalho independente?
Estou a pensar muito mal? gostava de saber a vossa opinião.

obrigada e uma boa tarde a todos

*

Offline Danielaso94

  • **
  • 30
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #4 em: Novembro 02, 2021, 04:47:44 pm »
Na questão 36: Os contratos de trabalho celebrados entre o contabilista certificado e a entidade
patronal devem:
a) Ser reduzidos a escrito.
b) Salvaguardar expressamente a autonomia e independência técnica do
contabilista certificado.
c) Identificar os princípios deontológicos que a entidade patronal deve respeitar.
d) Cumprir o disposto no Código do Trabalho.

Concordo plenamente.
Nesta questão a alínea seria a A)

*

Offline anaisamm45

  • ***
  • 100
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #5 em: Novembro 02, 2021, 05:01:40 pm »
Na questão 36: Os contratos de trabalho celebrados entre o contabilista certificado e a entidade
patronal devem:
a) Ser reduzidos a escrito.
b) Salvaguardar expressamente a autonomia e independência técnica do
contabilista certificado.
c) Identificar os princípios deontológicos que a entidade patronal deve respeitar.
d) Cumprir o disposto no Código do Trabalho.

A ordem considera a resposta correta a d) Cumprir o disposto no Código do Trabalho, compreendo que esteja correta, estaria sempre porque abrange todos os contratos de trabalho dependente mas no estatuto, mais concretamente no artigo 9º diz o seguinte:
Artigo 9.º
Contrato escrito
1 - O contrato entre os contabilistas certificados e as entidades a quem prestam serviços deve ser sempre reduzido a escrito.
2 - Quando os contabilistas certificados exerçam as suas funções em regime de trabalho independente, o contrato referido no número anterior deve ter a duração mínima
de um exercício económico, salvo rescisão por justa causa ou mútuo acordo


Ora, pela lógica o numero 1 abrange todos os tipos de prestação de serviços, quer seja trabalho dependente quer seja independente, se não, porque diferenciariam na alinea 2 o trabalho independente?
Estou a pensar muito mal? gostava de saber a vossa opinião.

obrigada e uma boa tarde a todos

Também concordo que nesta questão a resposta certa deveria ser a alinea a) segundo o código deontológico.

*

Offline Ana Carina88

  • **
  • 10
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #6 em: Novembro 02, 2021, 05:15:10 pm »
Concordo que nesta questão segundo o código deontológico a resposta certa deveria ser a alinea a) "ser reduzido a escrito".

De acordo com o artigo 9º, nº 1 "O contrato entre os contabilistas certificados e as entidades a quem prestam serviços deve ser sempre reduzido a escrito."
Será que eles não a consideram correta pelo facto de não mencionar o "sempre"? 
Não entendo, mas gostava arranjar fundamento para recorrer.

*

Offline joanaabb

  • **
  • 15
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #7 em: Novembro 02, 2021, 05:20:52 pm »
A questão refere os "Os contratos de trabalho celebrados entre o contabilista certificado e a entidade
patronal
" e não as entidades a quem prestam serviços.

*

Offline patyvieira24

  • **
  • 21
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #8 em: Novembro 02, 2021, 05:36:56 pm »
A questão refere os "Os contratos de trabalho celebrados entre o contabilista certificado e a entidade
patronal
" e não as entidades a quem prestam serviços.

Colega é a mesma coisa, se eu for trabalhador dependente presto serviço a entidade patronal. Acho que a lógica é esta.
Mas já sabem que a Ordem tem sempre razão, ou seja, a resposta da alínea a) está correta contudo a alínea d) está mais completa.

Mas devemos contestar a Ordem esta questão e a questão 32 também!

*

Offline rmouga

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #9 em: Novembro 02, 2021, 05:50:28 pm »
Boa tarde,
Deu-me uma completa branca e peço ajuda para entender uma questão que não consigo chegar lá:
Questão 23 Manhã
Em outubro de 2020, a Gebepê, SA prestou um serviço a um cliente sedeado no Reino Unido, faturado por 175.000 GBP, ficando contratualizad o que o recebimento ocorreria em fevereiro de 2021. A saída do Reino Unido da União Europeia originou variações cambiais significativas, sendo a relação cambial na data da prestação de serviço de EUR/GBP = 0.90, em 31 de dezembro de 2020 de EUR/GBP = 0.89 e na data da cobrança da divida de EUR/GBP = 0.86.
A quantia a reconhecer na demonstração dos resultados de 2021, relativa às referidas variações cambiais, deverá ser:
Resposta considerada correta - rendimento de 6 859.16
A minha questão é: se nas DR de 2020 reconheci 19 6629.21 como é que em 2021 tenho um rendimento de 6 859.16 se paguei mais?
Peço ajuda a quem me puder valer  : :-[
Obrigada.

*

Offline patyvieira24

  • **
  • 21
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #10 em: Novembro 02, 2021, 05:52:33 pm »
Boa tarde,
Deu-me uma completa branca e peço ajuda para entender uma questão que não consigo chegar lá:
Questão 23 Manhã
Em outubro de 2020, a Gebepê, SA prestou um serviço a um cliente sedeado no Reino Unido, faturado por 175.000 GBP, ficando contratualizad o que o recebimento ocorreria em fevereiro de 2021. A saída do Reino Unido da União Europeia originou variações cambiais significativas, sendo a relação cambial na data da prestação de serviço de EUR/GBP = 0.90, em 31 de dezembro de 2020 de EUR/GBP = 0.89 e na data da cobrança da divida de EUR/GBP = 0.86.
A quantia a reconhecer na demonstração dos resultados de 2021, relativa às referidas variações cambiais, deverá ser:
Resposta considerada correta - rendimento de 6 859.16
A minha questão é: se nas DR de 2020 reconheci 19 6629.21 como é que em 2021 tenho um rendimento de 6 859.16 se paguei mais?
Peço ajuda a quem me puder valer  : :-[
Obrigada.



Colega é uma prestação de serviço, logo não pagou mais recebeu foi mais.

*

Offline Ana Carina88

  • **
  • 10
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #11 em: Novembro 02, 2021, 06:07:10 pm »
questão Q.32:

Coloquei a resposta "Não é dedutível, por não se verificarem as condições referidas no n.º 4 do artigo 43.º do Código do IRC. "
Envio informação vinculativa sobre este tema.
Gostava do vosso parecer, porque não estou a conseguir perceber a resposta correta.

*

Offline Danielaso94

  • **
  • 30
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #12 em: Novembro 02, 2021, 06:44:25 pm »
O que fazemos para puder contestar??

*

Offline rmouga

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Possíveis questões para contestação - MANHÃ
« Responder #13 em: Novembro 02, 2021, 07:08:42 pm »


Colega é uma prestação de serviço, logo não pagou mais recebeu foi mais.

Muito obrigada colega. É preciso ler com muita atenção. :-[

*

Offline Dani_ela

  • **
  • 21
  • 0
  • Sexo: Feminino
Q32 manhã
« Responder #14 em: Novembro 02, 2021, 09:11:07 pm »
Após alguns comentários e a informação vinculativa sobre a questão 32, é possível alguém esclarecer me a resolução da ordem? Obrigada

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
3793 Visualizações
Última mensagem Junho 30, 2017, 12:40:59 pm
por mcgm92
81 Respostas
24089 Visualizações
Última mensagem Março 09, 2019, 05:40:49 pm
por RicardoADV
21 Respostas
4948 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 18, 2020, 11:24:43 am
por nDs
27 Respostas
3872 Visualizações
Última mensagem Novembro 03, 2021, 08:37:19 pm
por veraluciaribeiro
0 Respostas
1630 Visualizações
Última mensagem Julho 25, 2022, 03:26:10 pm
por Contabilistas.net

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30