Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Proposta Emprego - Invoice based - Suíça

2 Respostas    2.431 Visualizações

Iniciado por vascomaia, Fevereiro 21, 2024, 06:40:04 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

vascomaia

Boa tarde a todos,

O meu nome é Vasco e acabo de receber uma proposta no valor de 40.000 ano + IVA. Proposta essa que é feita por uma empresa Suíça sem atividade aberta em Portugal.
Por esse motivo, gostava de solicitar ajuda para calcular o rendimento líquido no final do mês.
Não há pagamento do 13 e 14 mês pelo que os 40.000€ dão aproximadamente 3335€/mês.
Sou solteiro e não tenho quaisquer dependentes.
Tentei fazer uma simulação através da Internet mas como tive resultados da simulação diferente, gostava de vos perguntar se me conseguem ajudar?

Obrigado,
Vasco

AndreiaM

Presumo que sejam prestações de serviços, certo?

Ao final do mês o seu rendimento serão os 3333€, porque a empresa estrangeira não fará retenção na fonte.
Contudo, caso não esteja isento de pagamento de contribuições à segurança social, deverá ter em consideração esse encargo mensal, que vai sempre depender dos rendimentos obtidos no trimestre anterior.

Anualmente, serão declarados os 40.000€ no IRS e, assumindo que está no regime simplificado de tributação, o rendimento será apenas o valor apurado pela aplicação do respetivo coeficiente, que neste caso presumo que seja 75%.

Relativamente ao IVA, uma vez que está a prestar serviços a uma entidade estrangeira, as faturas deverão ser emitidas sem IVA, com a menção IVA autoliquidação - artigo 6º nº 6 alínea a) do CIVA.

Espero ter ajudado.

Citação de: vascomaia em Fevereiro 21, 2024, 06:40:04 PM
Boa tarde a todos,

O meu nome é Vasco e acabo de receber uma proposta no valor de 40.000 ano + IVA. Proposta essa que é feita por uma empresa Suíça sem atividade aberta em Portugal.
Por esse motivo, gostava de solicitar ajuda para calcular o rendimento líquido no final do mês.
Não há pagamento do 13 e 14 mês pelo que os 40.000€ dão aproximadamente 3335€/mês.
Sou solteiro e não tenho quaisquer dependentes.
Tentei fazer uma simulação através da Internet mas como tive resultados da simulação diferente, gostava de vos perguntar se me conseguem ajudar?

Obrigado,
Vasco

CatIPCA

Bom dia,

Assumindo que estará no regime simplificado de IRS, e que o coeficiente seja de 75 %, em termos de IRS terá os:

> 40.000x75%=30.000
> 30.000x37%=11.100-4034.17€ (parcela a abater)= 7065 €(irs anual a pagar-pode ainda beneficiar de deduções)

(Atenção que nesta simulação apenas são considerados os rendimentos de 40.000 €, assumindo que o coeficiente é de 75 %, não sei se será o caso, mas poderá eventualmente beneficiar de IRS jovem).

Atenção à questão da Segurança Social, caso não esteja isento terá também esse encargo.

Para lhe dar informações mais concretas é necessário conhecer mais detalhes da sua situação.