Editar as notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Menu principal

Q14 Enunciado 2

Iniciado por tecoelho, Novembro 07, 2024, 02:44:08 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

tecoelho

Joaquim Ramos é, desde 2012, contabilista certificado. Em maio de 2024, nos termos definidos
pelo Estatuto da Ordem, constituiu uma sociedade de profissionais de contabilistas certificados
(JJI & Associados, SP, Lda.), em que são também sócios a contabilista certificada Isabel Pinto,
com 51% do capital social, e o seu sogro, João Reis, não inscrito na Ordem dos Contabilistas
Certificados, com 24% do capital social.
QUESTÃO 14.:
Para gerentes da sociedade de profissionais, os sócios pretendem nomear João Reis e Isabel
Pinto. Esta nomeação:
a) Cumpre com o disposto no Estatuto da Ordem, porque a limitação quanto à titularidade
por contabilistas certificados aplica-se apenas ao capital social.
b) Viola o disposto no Estatuto da Ordem, porque a gerência ou administração da
sociedade só pode ser exercida por contabilistas certificados.
c) Viola o disposto no Estatuto da Ordem, porque, com esta composição, o órgão de gestão
não garante que a maioria dos membros da gerência sejam contabilistas certificados.
d) Cumpre com disposto no Estatuto da Ordem, porque a gerente Isabel Pinto, contabilista
certificada, é titular de 51% do capital.

Não entendo porque é que "Viola o disposto no Estatuto da Ordem, porque, com esta composição, o órgão de gestão
não garante que a maioria dos membros da gerência sejam contabilistas certificados." uma vez que a cc isabel tem 51% do cap. social. Conseguem ajudar-me?

Também morri na praia com 9,2  :'(

Obrigada.

AndreiaM

Em termos de gestão, ficam com dois gerentes, ou seja 50% cada um.
Por isso não cumpre com o requisito de pelo menos 51% serem contabilistas certificados.

tecoelho

Obrigada.

Confusão minha, baralhei-me por causa dos 51% do cap social

AndreiaM

Pois...são coisas diferentes  :)

Citação de: tecoelho em Novembro 07, 2024, 03:02:14 PM
Obrigada.

Confusão minha, baralhei-me por causa dos 51% do cap social