Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Despesas com Lares

5 Respostas    4.542 Visualizações

Iniciado por SUSANAFARINHA, Janeiro 26, 2012, 03:29:14 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

SUSANAFARINHA

Boa tarde,

Preciso que me ajudem aqui numa duvida, as despesas com lares podem ser incluídas no IRS de todos os filhos? No caso de por exemplo cada mês ser um filho a pagar a despesa do lar?

Susana Farinha

LFernandes

Olá,

Penso que não, contudo, se por cada ano um dos filhos declarar na totalidade essa despesa como se tivesse sido suportada por si, aí as finanças aceitariam a sua dedução (claro, dentro dos limites previstos no CIRS). Ou seja, num ano deduz um filho, noutro ano deduz outro filho, e assim sucessivamente.

Porém, a sua segunda questão ( a despesa ser paga mês a mês por cada um dos filhos) deixou-me com dúvidas, mas julgo que se aplica o mesmo.

Depois, se conseguir obter a resposta acertada, coloque-a aqui pois assim já somos dois a ficar com menos uma dúvida.

Com os melhores cumprimentos

Luis Fernandes

apslm

Bom dia
Eu tenho um caso em concreto em que os 4 filhos pediram ao Lar para passar a declaração dividida por 4 e assim cada um pode deduzir os seus encargos.
Cumprimentos

SUSANAFARINHA

Obrigado pelas respostas.

Susana Farinha

LFernandes

Citação de: apslm em Janeiro 27, 2012, 10:13:40 AM
Bom dia
Eu tenho um caso em concreto em que os 4 filhos pediram ao Lar para passar a declaração dividida por 4 e assim cada um pode deduzir os seus encargos.
Cumprimentos

Olá,

E conseguiram deduzir essa despesa na declaração de 2011 (relativa a 2010), e obter o respectivo "reembolso" referentes a essa despesa? Ou só este ano é que vão deduzir pela primeira vez?

Cumprimentos

DianaFrancisco

Bom Dia

No ano passado tive uma situação dessas. O lar passou declaração para todos os filhos.
Entreguei a declaração de dois dos filhos, e nao foi aceite.
o erro que aparecia no site das finanças era " NIF do ascendente já incluido em outra declaração"

Liguei para lá na altura e disseram que só um filho podia incluir essa despesa na declaração.

Bjs