collapse

Pesquisa



Dúvida dependente IRS

  • 13 Respostas
  • 5863 Visualizações
*

Offline Ana Luisa

  • ***
  • 188
  • 3
  • Sexo: Feminino
Dúvida dependente IRS
« em: Março 13, 2012, 02:53:47 pm »
Boa tarde,

Tenho uma dúvida em relação a um IRS: no caso de um filho com 19 anos, que não estudou nem trabalhou em 2011 (apesar de não ser inapto) e vive com os pais, poderá ser considerado como dependente? Faço esta pergunta porque li o seguinte artigo:

FILHOS, ADOPTADOS E ENTEADOS SÃO DEPENDENTES
  • Se a 31 de Dezembro de 2011 possuir menos de 18 anos é considerado menor, desde que não emancipado e sob tutela;
  • Se a 31 de Dezembro de 2011 possuir idade entre 18 a 25 anos, inclusivé, sem rendimentos superiores ao valor anual da remuneração mínima mensal (6.790 euros) e desde que tenha frequentado ou concluído, no ano a que o imposto respeita, pelo menos o 11º ano de escolaridade ou cumprido o serviço militar ou cívico;
  • Se a 31 de Dezembro de 2011 possui mais de 18 anos e se encontra inapto para o trabalho e para angariar meios de subsistência e não obtenha rendimentos mensais superiores à remuneração mínima mensal (485 euros).
Face ao que está escrito diria que não, mas gostaria que algum colega me desse uma opinião...

Obrigada,

Ana Luisa

Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #1 em: Março 13, 2012, 03:41:04 pm »
Olá Ana Luísa.
Também diria que nao pode ser considerado.




Cumprimentos, Paula

*

Offline Isaura Sobral

  • *****
  • 1112
  • 35
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #2 em: Março 13, 2012, 03:48:19 pm »
Ana Luisa,
 
Face ao exposto, não pode ser considerado dependente.
 
Cumpts,
IS

*

Offline Ana Luisa

  • ***
  • 188
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #3 em: Março 13, 2012, 03:50:10 pm »
Pois, era só mesmo para ter a certeza, de facto não havia margem para dúvidas.

Obrigada colegas...

Ana Luisa

*

Offline tonypaiva

  • **
  • 19
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #4 em: Março 17, 2012, 07:37:46 pm »
não é considerado como dependente.

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5076
  • 183
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #5 em: Março 17, 2012, 08:11:35 pm »

Neste caso não é considerado dependente.

Cumprimentos

*

Offline Ana Luisa

  • ***
  • 188
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #6 em: Março 19, 2012, 02:16:38 pm »
Boa tarde,

Obrigada pelas opiniões colegas; já agora surgiu-me outra dúvida: no caso de um casal com um filho de 22 anos que em 2010 preencheu o irs separado dos pais porque não vivia com eles mas em 2011 voltou a viver com os pais, frequentou o ensino superior e não teve qualquer rendimento, posso voltar a considerar como dependente?

Obrigada...

Ana Luisa

*

Offline Ana Luisa

  • ***
  • 188
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #7 em: Março 22, 2012, 10:12:22 am »
Bom dia,

Liguei para a linha de apoio das finanças e já me deram a resposta para a última questão que coloquei: para quem tiver alguma situação semelhante, desde que cumpra os requisitos para que seja considerado como dependente (neste caso tem menos de 25 anos, não aufere rendimentos, frequenta o ensino superioir), não importa que no ano anterior tenha preenchido a declaração como sujeito passivo independente dos pais.

Ana Luisa

*

Offline hc_cunha

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Masculino
Dúvida dependente IRS 26 anos e estudante
« Responder #8 em: Abril 03, 2012, 12:18:22 pm »
Boa tarde colegas,


Tenho um colega que em 31/12/2011 tinha 26 anos, logo não é considerado como dependente, e como tal terá que entregar a sua declaração de IRS separadamente dos pais.
Uma vez que ele é estudante, a minha dúvida tem a ver com as despesas de educação, e já agora também de saúde relacionadas com ele, ou seja, faz sentido entrarem na declaração de IRS dele uma vez que não obteve rendimentos durante o ano? Também não me parece correcto serem deduzidas na declaração dos pais uma vez que ele perdeu o estatuto de dependente.


Agradecia a vossa ajuda
Cumprimentos,
HC

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5076
  • 183
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS 26 anos e estudante
« Responder #9 em: Abril 03, 2012, 12:32:09 pm »
Bom dia,

Se não é considerado dependente, as despesas dele não podem ser incluídas no IRS dos pais.
Uma vez que ele não tem rendimentos, não tem que entregar declaração de IRS e por isso, não faz sentido declarar essas despesas.

Espero ter ajudado

Cumprimentos



Boa tarde colegas,


Tenho um colega que em 31/12/2011 tinha 26 anos, logo não é considerado como dependente, e como tal terá que entregar a sua declaração de IRS separadamente dos pais.
Uma vez que ele é estudante, a minha dúvida tem a ver com as despesas de educação, e já agora também de saúde relacionadas com ele, ou seja, faz sentido entrarem na declaração de IRS dele uma vez que não obteve rendimentos durante o ano? Também não me parece correcto serem deduzidas na declaração dos pais uma vez que ele perdeu o estatuto de dependente.


Agradecia a vossa ajuda

*

Offline hc_cunha

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida dependente IRS 26 anos e estudante
« Responder #10 em: Abril 03, 2012, 12:40:29 pm »

Obrigado mangovsky! sim ajudou, não querendo abusar, agradecia esclarecimento quanto à seguinte questão, é preferível não entregar ou entregar a declaração em branco?


Mais uma vez agradeço a ajuda

Bom dia,

Se não é considerado dependente, as despesas dele não podem ser incluídas no IRS dos pais.
Uma vez que ele não tem rendimentos, não tem que entregar declaração de IRS e por isso, não faz sentido declarar essas despesas.

Espero ter ajudado

Cumprimentos



Boa tarde colegas,


Tenho um colega que em 31/12/2011 tinha 26 anos, logo não é considerado como dependente, e como tal terá que entregar a sua declaração de IRS separadamente dos pais.
Uma vez que ele é estudante, a minha dúvida tem a ver com as despesas de educação, e já agora também de saúde relacionadas com ele, ou seja, faz sentido entrarem na declaração de IRS dele uma vez que não obteve rendimentos durante o ano? Também não me parece correcto serem deduzidas na declaração dos pais uma vez que ele perdeu o estatuto de dependente.


Agradecia a vossa ajuda
Cumprimentos,
HC

*

Offline Ana Luisa

  • ***
  • 188
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS
« Responder #11 em: Abril 03, 2012, 12:54:42 pm »
Boa tarde,

Não pode entregar a declaração em branco... Só pode preencher a declaração quem teve rendimentos ( a não ser que a pessoa esteja coletada, nesse caso entrega o anexo B a zeros).

Ana Luisa


*

Offline Saraimc

  • *****
  • 3135
  • 23
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS 26 anos e estudante
« Responder #12 em: Abril 03, 2012, 01:38:55 pm »
Boa tarde,
 
Nesse caso, como não tem rendimentos, não é possível entregar a declaração a zeros pela internet.
 
 

Obrigado mangovsky! sim ajudou, não querendo abusar, agradecia esclarecimento quanto à seguinte questão, é preferível não entregar ou entregar a declaração em branco?


Mais uma vez agradeço a ajuda

Bom dia,

Se não é considerado dependente, as despesas dele não podem ser incluídas no IRS dos pais.
Uma vez que ele não tem rendimentos, não tem que entregar declaração de IRS e por isso, não faz sentido declarar essas despesas.

Espero ter ajudado

Cumprimentos



Boa tarde colegas,


Tenho um colega que em 31/12/2011 tinha 26 anos, logo não é considerado como dependente, e como tal terá que entregar a sua declaração de IRS separadamente dos pais.
Uma vez que ele é estudante, a minha dúvida tem a ver com as despesas de educação, e já agora também de saúde relacionadas com ele, ou seja, faz sentido entrarem na declaração de IRS dele uma vez que não obteve rendimentos durante o ano? Também não me parece correcto serem deduzidas na declaração dos pais uma vez que ele perdeu o estatuto de dependente.


Agradecia a vossa ajuda

*

Offline AndreiaM

  • *****
  • 5076
  • 183
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvida dependente IRS 26 anos e estudante
« Responder #13 em: Abril 03, 2012, 05:36:55 pm »

Boa tarde,

Não é possível a entrega da declaração sem valores.

Espero ter ajudado

Cumprimentos



Obrigado mangovsky! sim ajudou, não querendo abusar, agradecia esclarecimento quanto à seguinte questão, é preferível não entregar ou entregar a declaração em branco?


Mais uma vez agradeço a ajuda

Bom dia,

Se não é considerado dependente, as despesas dele não podem ser incluídas no IRS dos pais.
Uma vez que ele não tem rendimentos, não tem que entregar declaração de IRS e por isso, não faz sentido declarar essas despesas.

Espero ter ajudado

Cumprimentos



Boa tarde colegas,


Tenho um colega que em 31/12/2011 tinha 26 anos, logo não é considerado como dependente, e como tal terá que entregar a sua declaração de IRS separadamente dos pais.
Uma vez que ele é estudante, a minha dúvida tem a ver com as despesas de educação, e já agora também de saúde relacionadas com ele, ou seja, faz sentido entrarem na declaração de IRS dele uma vez que não obteve rendimentos durante o ano? Também não me parece correcto serem deduzidas na declaração dos pais uma vez que ele perdeu o estatuto de dependente.


Agradecia a vossa ajuda

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
3712 Visualizações
Última mensagem Janeiro 10, 2011, 06:15:04 pm
por joaoftd
3 Respostas
2644 Visualizações
Última mensagem Abril 02, 2012, 11:47:00 am
por André Soares
2 Respostas
3405 Visualizações
Última mensagem Abril 05, 2012, 03:06:17 pm
por SN
3 Respostas
2598 Visualizações
Última mensagem Abril 11, 2013, 10:27:09 am
por Diamantino
4 Respostas
2361 Visualizações
Última mensagem Abril 20, 2013, 04:21:18 pm
por elianavenancio

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.