Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Dúvida Limites Deduções IRS

3 Respostas    3.993 Visualizações

Iniciado por Daniela B., Abril 21, 2012, 10:52:45 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Daniela B.

Olá Boa Noite,

Estava a preencher uma declaração de IRS de 2 pensionistas com rendimentos superiores a 50000€.
Ao declarar despesas de saúde deu um reembolso de 50€.
Ao declarar no campo 738 despesas referentes a energias renováveis deu um reembolso de 200€.
Colocando as duas despesas em conjunto da um reembolso de 28€.

Fiquei um bocadinho confusa...será que me podem esclarecer se existe algum limite que faça com que as duas despesas em conjunto dêem um reembolso menor?

Muito obrigada

npelias

Bom dia

O limite do beneficio fiscal para energia renovaveis desse escalão é de 60€  (art 88º)
Não existe limite para as despesas de saude (taxa reduzida ou isento IVA). (art. 78º e 82º)
Não conheço nenhuma regra que faça a junção destas duas despesas ficar menor. Será que preencheu bem todos os valores e campos?

Cumprimentos
Nelson Elias

Daniela B.

Boa Tarde,

Desde já agradeço a ajuda e atenção.

Efectivamente tentei por varias vezes e o resultado foi sempre o mesmo.

Coloquei as despesas de saúde no campo 801 e as energias renováveis no campo 738.

Ainda pensei que, visto que o rendimento colectável, é por volta dos 42 000€ pudesse haver algum limite que desconhecesse.

Deram-me a informação que a partir de um determinado rendimento ou se usufrui de uma dedução ou outra.

Mas esta resposta não me convenceu até porque não o encontrei em legislação alguma.

Tem conhecimento?

Mais uma vez agradeço a ajuda.

Isaura Sobral

Colega,

Há limites para a soma das deduções à coleta (art.º 78 do CIRS) e soma dos beneficios fiscais dedutiveis à coleta (art.º 88 do CIRS).

Anexo tabela com as limitações.

Cumpts,
IS