Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Pagamento por Conta - Trabalhador Independente

6 Respostas    11.916 Visualizações

Iniciado por Ângela Salgado, Maio 10, 2012, 02:32:56 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ângela Salgado

Boa tarde,

Alguém me sabe explicar quando há lugar a pagamento por conta num trabalhador independente?

Obrigada
Cumprimentos,
Ângela Salgado

AndreiaM

Olá,

A AT é que calcula o montante que o TI faz de pagamentos por conta.
Podes ver essa informação no final da nota de liquidação do IRS.
Por exemplo, os pagamentos por conta a efectuar em 2012 são calculados com base no IRS de 2010.
Se vires no final da nota liquidação tem o montante de PC a pagar.

Espero ter ajudado

Citação de: aritasalgado em Maio 10, 2012, 02:32:56 PM
Boa tarde,

Alguém me sabe explicar quando há lugar a pagamento por conta num trabalhador independente?

Obrigada

Ângela Salgado

Cumprimentos,
Ângela Salgado

Ângela Salgado

Olá

Quando há lugar a isenção de pagamento por conta? o trabalhador independente é sempre obrigado a pagar pagamento por conta?

Obrigada
Cumprimentos,
Ângela Salgado

AndreiaM

Desculpa, mas não percebi a pergunta  :-\

Citação de: aritasalgado em Maio 24, 2012, 04:28:50 PM
Olá

Quando há lugar a isenção de pagamento por conta? o trabalhador independente é sempre obrigado a pagar pagamento por conta?

Obrigada

Ângela Salgado

:) de acordo com o art. 102, os trabalhadores independentes sao obrigados a pagar pagamento por conta. um trabalhador paga só quando ultrapassa os 10.000 de volume negocios, ou sempre? por exemplo se eu começar a passar recibos verdes, quando terei de efetuar este pagamento?
Cumprimentos,
Ângela Salgado

AndreiaM

Estes cálculos são sempre feitos com base na nota de liquidação do IRS do penúltimo ano.
Se começares agora em 2012 a passar recibos, só em 2014 é que começas a fazer pagamentos por conta se, aplicando a fórmula de cálculo do artigo 102º der um valor superior a 50€.

Espero ter ajudado  :)

Citação de: aritasalgado em Maio 24, 2012, 07:09:57 PM
:) de acordo com o art. 102, os trabalhadores independentes sao obrigados a pagar pagamento por conta. um trabalhador paga só quando ultrapassa os 10.000 de volume negocios, ou sempre? por exemplo se eu começar a passar recibos verdes, quando terei de efetuar este pagamento?