Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Exame 13 Março 2010

145 Respostas    57.232 Visualizações

Iniciado por Cátia Cunha, Setembro 14, 2010, 10:00:54 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cátia Cunha

Ola!!

Estou a resolver as questões de analítica dos exames de 2010, eu anexo a resolução da QUESTÃO 32 13 Março 2010, vejam se concordam.

Obrigado

Cátia Cunha

Resolução Q34 13 Março 2010 e Q35 13 Março 2010- colegas nao sei se ta correcta a forma de resolução, mas fica aqui para apreciação!!

Paulo Carvalho

Tudo relacionado com esta prova
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

Resolução de Algumas Questões de Contabilidade Analítica do Exame

Cátia Cunha

Resolução de Algumas Questões de Fiscalidade do Exame

(com apoio ao material disponibilizado pelo colega freitas)

Cátia Cunha

QUESTÃO 6.:
No caso de a XCRITOR optar pelo reconhecimento ao justo valor do empréstimo de médio e longo prazo, então à data da obtenção do mesmo, o valor escriturado no Passivo deve ser:
Resposta certa:
d) O valor descontado do empréstimo, utilizando-se no respectivo cálculo a taxa de juro efectiva do mesmo se esta for diferente da taxa de juro de mercado.

Alguém me pode situar esta questão??

Obrigado

Cátia Cunha

QUESTÃO 12.:
A XCRITOR tem vantagens em manter o "custeio por processo" em vez de passar a usar o "custeio por obras" porque:
Resposta certa:
c) A produção da empresa obedece a processos repetitivos.

Sugestão:

POR OBRAS (DIRECTO) - Produção descontínua e diversificada
POR PROCESSOS (INDIRECTO) - Produção contínua, de produtos semelhantes ou iguais

Cátia Cunha

QUESTÃO 16.:
Se o preço de venda das cadeiras da linha FUTURO descer 10%, a fim de manter o actual nível de lucros, a XCRITOR terá de aumentar a quantidade vendida de cadeiras em:
Sugestão:
Dados:
PV=300€
CV=220€
CF=1200000€
Qts= 200000unid

Lucro Actual= 400000€ (L=vendas-(cv+cf)

Qta a vender para manter o lucro=(cf+lucro)/(pv-cv)
Qt= 32000unid.
Aumento em 12000 unid.

resposta certa: c) 12.000 unidades.

Cátia Cunha

QUESTÃO 17.:
Ao apurar o desvio total de matérias relativo à madeira utilizada na produção de secretárias em Fevereiro de 2010, a XCRITOR calculou:
Resposta certa: a) Um desvio total favorável: 500€.

Sugestão:
Ficha Padrão: qta= 9m3 - c.u.= 2500 (2750/1.10)
Valores Real= qta=8m3 - c.u. =2750

Desvio=(8x2750)-(9x2500)= -500 (Favorável)

Cátia Cunha

QUESTÃO 14.:
Questionado sobre a operação de aumento de capital projectada, o TOC da XCRITOR informou correctamente que o novo sócio poderá diferir no máximo a entrega à sociedade da quantia de:
Resposta certa: b) 5.000€.

Alguém me pode ajudar a situar a justificação ??

Paulo Carvalho

Cara colega, é uma questão que convem analizar a NCRF 27

Citação de: kunhita em Setembro 23, 2010, 12:28:37 PM
QUESTÃO 6.:
No caso de a XCRITOR optar pelo reconhecimento ao justo valor do empréstimo de médio e longo prazo, então à data da obtenção do mesmo, o valor escriturado no Passivo deve ser:
Resposta certa:
d) O valor descontado do empréstimo, utilizando-se no respectivo cálculo a taxa de juro efectiva do mesmo se esta for diferente da taxa de juro de mercado.

Alguém me pode situar esta questão??

Obrigado
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Paulo Carvalho

Cara colega, é essa porque:

Por força dos Nº 2 do Art 202 do codigo das sociedades comerciais (CSC) e do Nº 2 do Artº 277 do referido codigo, o valor a diferir é no máximo de 50% das entradas, (exceptuando o PE) este não é diferivel. (PE = Premio de emissão)

Valor nominal = 10000€ logo o diferimento máximo (50%) igual a 5000€
Valor do Prémio de emissão = 5000€, sendo que este não é possivel diferir por disposto legal acima referido.

Citação de: kunhita em Setembro 23, 2010, 02:13:14 PM
QUESTÃO 14.:
Questionado sobre a operação de aumento de capital projectada, o TOC da XCRITOR informou correctamente que o novo sócio poderá diferir no máximo a entrega à sociedade da quantia de:
Resposta certa: b) 5.000€.

Alguém me pode ajudar a situar a justificação ??

Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

Paulo Carvalho

Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

q.33 alguem ja resolveu??? preciso de ajuda!!

obrigado  ;)