Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Exames OTOC resoluções!!!

28 Respostas    80.116 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Setembro 22, 2010, 02:37:11 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Carvalho

Caros membros,

Tenho reparado que de facto ha um empenho elevadissimo na resolução de exames da OTOC, na minha optica é um bom treino, contudo, não esquecer de antes de o fazer, dar uma breve revisão nas matérias, e alerto para as alterações proferidas por força do SNC, mas como é obvio tudo o que se relaciona com a fiscalidade, não se esqueçam que apartir de julho já ha novas regras a cumprir, isto por adopção das medidas PEC II.
Ora eu sugiro que antes de resolver qualquer questão, seja feita uma analise das possiveis alterações sofridas, porque muitas vezes procura-se uma resposta e ela nao está no enunciado, ou pior ainda será resolver de acordo com as normas já revogadas. Por tal sugiro-vos muita atenção as questões em causa.
Só a titulo de exemplo: em analitica usa-se muito o termo resultados extraordinários, e como é sabido pelo SNC essa figura dos resultados extraordinários desapareceu, CONTUDO em analítica tem que continuar a existir uma rubrica para esse tipo de resultados, nem que se adopte outra designação (acidentais, não usuais) etc.

Para todos muito bom estudo, e na medida do possivel vamos debatendo questão a questão aqui no NOSSO fórum!!!

NOTA: Para terem acesso as resoluções de exames anteriores e outras iniciativas relacionadas com o exame OTOC, devem estar agrupados como "Estagiário OTOC": http://contabilistas.info/index.php?topic=3212.0
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

Tem toda a razão Paulo.

Eu pessoalmente, por exemplo a nível de fiscalidade, estou a aproveitar as resoluções deixadas para me situar nos códigos, colocar remissões e anotações que ache relevante.

mais ainda bem que mencionou isso do PEC, já andei a procura de algo com um resumo das alterações, e já encontrei, coloco em anexo.

Paulo, em relação a mudança do SNC, eu ja tinha colocado essa mesma questão, acha que se justifica estarmos a debruçar-nos sobre exames muito antigo (2007 etc) sobre a parte da contabilidade, visto a alteração sofrida ter sido considerada?

Paulo Carvalho

Olá colega Kunhita,

Com respeito aos exames "antigos" e nas matérias da contabilidade "geral" eu acho que deve ser feito um apanhado das questões que seja de certa forma "intemporais" e deixar as que não se apliquem objectivamente, esta é a minha opinião.
Obrigado pelo anexo;)

Citação de: kunhita em Setembro 22, 2010, 03:20:44 PM
Tem toda a razão Paulo.

Eu pessoalmente, por exemplo a nível de fiscalidade, estou a aproveitar as resoluções deixadas para me situar nos códigos, colocar remissões e anotações que ache relevante.

mais ainda bem que mencionou isso do PEC, já andei a procura de algo com um resumo das alterações, e já encontrei, coloco em anexo.

Paulo, em relação a mudança do SNC, eu ja tinha colocado essa mesma questão, acha que se justifica estarmos a debruçar-nos sobre exames muito antigo (2007 etc) sobre a parte da contabilidade, visto a alteração sofrida ter sido considerada?
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

Obrigado paulo,

pois a questão é que estarmos a debruçar-nos sobre temas que de certa forma não são "intemporais", e que estão em constante mudança, principalmente no ano em que estamos que tem sido uma tempestade de mudanças.

Obrigado pela sua opinião, era o que precisava!!

Marize

Boa tarde!

É a primeira vez que utilizo este forum. Obrigada ao Paulo pelas digas. Este site tem sido muito util. Sai recentemente da faculdade e já fiz estágio profissional, mas no meu estágio não adquiri grandes conhecimentos, limitava a lançar vendas e compras de diversas empresas. Agora que acabou meu estágio e estou desempregada, decidi fazer exame da OTOC em Outubro.
Gostaria de saber se é possivel arranjar exames resolvidos da OTOC, de SNC. Tenho tido algumas dificuldades em resolver exames, principalmente a nível da contabilidade de custos.

Obrigada!

Paulo Carvalho

Estimada marize,

É com agrado que leio as suas amaveis palavras, e sinceramente está no forum correcto, pois aqui a preocupação prioritária é de ajudar as pessoas que por norma o percurso académico não lhes permite obter "respostas" na prática, portanto nós forúm contabilistas, damos especial atenção nesse capitulo. E claro queremos acompanhar a evolução permanente dos nosso membros.
Seja bem-vinda.

Citação de: Marize em Setembro 22, 2010, 04:18:24 PM
Boa tarde!

É a primeira vez que utilizo este forum. Obrigada ao Paulo pelas digas. Este site tem sido muito util. Sai recentemente da faculdade e já fiz estágio profissional, mas no meu estágio não adquiri grandes conhecimentos, limitava a lançar vendas e compras de diversas empresas. Agora que acabou meu estágio e estou desempregada, decidi fazer exame da OTOC em Outubro.
Gostaria de saber se é possivel arranjar exames resolvidos da OTOC, de SNC. Tenho tido algumas dificuldades em resolver exames, principalmente a nível da contabilidade de custos.

Obrigada!
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Rita

Ola Paulo,

Eu como todos vós estou a estudar para o exame da OTOC. Só que era uma grande ajuda ter as resoluções dos exames. será que me podias ajudar?

Obrigada

Paulo Carvalho

Olá Rita,

Para poder resolver os exames e outros assuntos de interesse em conjunto connosco tem que fazer parte do "grupo de acesso" para isso vou asumir que esta sua mensagem foi um pedido para a adicionar, e como tal, já a adicionei:) já pode aceder a pasta reservada aos candidatos a exame da OTOC. Profissão - TOC - Acesso Otoc.
Seja muito bem-vinda.

Citação de: Rita em Setembro 25, 2010, 09:41:20 PM
Ola Paulo,

Eu como todos vós estou a estudar para o exame da OTOC. Só que era uma grande ajuda ter as resoluções dos exames. será que me podias ajudar?

Obrigada
Cumprimentos
Paulo Carvalho

raquelsofiam

Olá PAulo

Vou também fazer exame da OTOC em Outubro e gostaria de aceder à pasta com a resolução dos exames.
Obrigada pelo excelente forum.

Raquel
Raquel Moreira

Cátia Cunha

Citação de: raquelsofiam em Setembro 28, 2010, 04:38:29 PM
Olá PAulo

Vou também fazer exame da OTOC em Outubro e gostaria de aceder à pasta com a resolução dos exames.
Obrigada pelo excelente forum.

Raquel

Olá Colega!!

Já tens acesso à à sub-pasta "acesso a OTOC"??
Se sim, ai terás elementos auxiliares.
Caso nao tenhas, terás que manifestar a tua vontade no tópico Acesso a sub-pasta "acesso a OTOC".

Boa Sorte para o exame !!  :D

sonia_esgs

Ola Paulo,

Estou a estudar para o exame da OTOC mas muito desmotivada visto ser a 2º vez. Só que era uma grande ajuda ter as resoluções dos exames. será que me podias ajudar?

Obrigada

Paulo Carvalho

Olá Sonia, já lhe dei permisão tal como sugeriu, e agora faça como todos os colegas, vamos resolvendo questão a questão, já tem lá muitas resoluções. E nada de desmotivar, há que encarao exame como algo que é possivel, não há impossiveis. Há que se estudar bastante, isso sim.

Citação de: sonia_esgs em Outubro 07, 2010, 01:02:11 AM
Ola Paulo,

Estou a estudar para o exame da OTOC mas muito desmotivada visto ser a 2º vez. Só que era uma grande ajuda ter as resoluções dos exames. será que me podias ajudar?

Obrigada

Cumprimentos
Paulo Carvalho

aifonseca

Bom dia a todos!

Ainda bem que encontrei este fórum! Sou recém-licenciada Já comecei a trabalhar (estou como recepcionista  :-\ sendo que não consigo encontrar mais nada na nossa área). Estou a pensar fazer o exame para Março 2011, no entanto estou tão perdida não sei bem por onde começar a estudar. A matéria é dispersa. Sinto me um pouco desorientada. Também gostava de obter as resoluções dos exames e se fosse possível futuramente colocar duvidas. :)

Agradeço desde já a todos pelo tempo dispensado para me ajudar!

Continuação de um dia de inverno (hehehehe)
Ana

Paulo Carvalho

Olá Ana,

Perante a sua breve descrição parece-me que tomou a atitude correcta, não importa que ainda não esteja a trabalhar na area para a qual se licenciou, contudo não deixe que alguma frustração a retire do objectivo, para isso conte com o nosso, e digo "nosso" porque agora voce tambem é parte deste espaço, que se destina a acompanhar nos varios degraus da formação até atingir o pleno, que será trabalhar na area que aqui debatemos (contabilidade gestão, fiscalidade, entre outras) portanto mantenha-se fiel ao nosso forum, e vá colocando ai no devido espaço "empregos" a sua pretenção.
E claro vá ajudando com os seus conhecimentos no debate de ideias.
Não se equeça de nos adicionar no facebook, e tambem pode usar a funcionalidade "convite" para convidar colegas de curso, ou de pessoas que estejam relacionadas com os nossos temas aqui desenvolvidos.

Citação de: aifonseca em Outubro 08, 2010, 12:29:42 PM
Bom dia a todos!

Ainda bem que encontrei este fórum! Sou recém-licenciada Já comecei a trabalhar (estou como recepcionista  :-\ sendo que não consigo encontrar mais nada na nossa área). Estou a pensar fazer o exame para Março 2011, no entanto estou tão perdida não sei bem por onde começar a estudar. A matéria é dispersa. Sinto me um pouco desorientada. Também gostava de obter as resoluções dos exames e se fosse possível futuramente colocar duvidas. :)

Agradeço desde já a todos pelo tempo dispensado para me ajudar!

Continuação de um dia de inverno (hehehehe)
Ana
Cumprimentos
Paulo Carvalho

m.almeida.pt

Também vou fazer o exame. Será que me pode adicionar? cmps