Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Despesas de conservação e reparação

4 Respostas    14.541 Visualizações

Iniciado por Isabel1987, Agosto 06, 2012, 03:22:16 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Isabel1987

Boa tarde,

Tenho aqui uma empresa que esta a reconstruir um dumper, e para tal têm comprado varias peças, com valores de 2000 a 6000€, estas peças estão a ser adquiridas em Espanha. Fiz o seguinte lançamento, mas ñ sei se esta correcto.
43321D
2432323D (aqui esta a minha duvida)
22C
2433123C

Bruna Registo

Boa tarde,

Na minha opinião, se vai considerar aquisição de imobilizado (e bem, dado que se pode considerar uma grande reparação) o IVA a deduzir tem que ser considerado na conta de imobilizado, ou seja, 24322... (pelo menos no meu plano de contas). Para mim a 24323... é para OFSE.

Espero ter ajudado.

Cumpts,

Bruna Registo

Citação de: Isabel1987 em Agosto 06, 2012, 03:22:16 PM
Boa tarde,

Tenho aqui uma empresa que esta a reconstruir um dumper, e para tal têm comprado varias peças, com valores de 2000 a 6000€, estas peças estão a ser adquiridas em Espanha. Fiz o seguinte lançamento, mas ñ sei se esta correcto.
43321D
2432323D (aqui esta a minha duvida)
22C
2433123C

pdvr

Boa tarde !

Na minha opinião a conta de 24 Iva dedutivel deve encontrar-se na sub conta de Iva de Imoblizado Mercado comunitario .

Cump

Vsilva

Boa tarde colega,

A contabilização do IVA será na conta iva dedutivel imobilizado paises comunitários e iva liquidado também paises comunitários.

Espero ter ajudado,

Vsilva

Rui Silva

Se está a contabilizar as peças no activo, e a fazer autoliquidação com dedução de IVA, está tudo ok.
O SNC não obriga a que a conta #2432 - IVA dedutível tenha outras subdivisões.
Só um alerta: não seria mais prudente contabilizar essas peças em activos em curso, e quando a reconstrução estiver pronta e o tempo de vida útil for estimável, transferir para activos fixos tangíveis?
Outro alerta: se está a adquirir activos, deve utilizar uma conta #271 - fornecedores de investimentos, e não uma conta #22 - fornecedores gerais. Se chegar os final do ano com saldos nessas contas, vai ter problemas na IES.
Cumprimentos,
Rui Silva