Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Cessação de actividade

5 Respostas    14.292 Visualizações

Iniciado por danyipca, Agosto 29, 2012, 06:41:27 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

danyipca

Boa Tarde

Gostaria que alguem me ajudasse numa situação que é o seguinte:
- Quais os procedimentos para cessar atividade de uma empresa em nome individual.
- E se essa empresa tiver algumas existencias.

Cumprimentos
MC

Artur Silva

Empresa em nome individual ou empresario em nome individual ?

danyipca

A empresa em questão é do ramo de roupas e é um empresario em nome individual.
Tendo esta empresa existências terá que pagar IVA dessas existências.
E se não vende nem compra desde 2008 é obrigada a enviar as declarações de IVA.
E quais os procedimentos para cessar actividade.

Cumprimentos
MC

TANI

Ola..

O seu raciocínio esta correcto em relação á venda das existência.
Mas como refere que desde 2008 não tem movimento e pelo que percebo não fizeram a entrega dos documentos á AT (IVA; IRS;IES) quanto a mim se for este o caso mais vale cessar a actividade com retroactivos a 31-12-2007 fica mais barato pagar esta multa do que pagar uma multa por cada declaração entregue fora de prazo.

O procedimento para encerrar a actividade de um ENI é bastante simples basta aceder ao site da AT com a senha do contribuinte e entregar cessação de actividade, depois lá coloca a data que pretende.

Espero ter ajudado.

Att

Carlos Araújo

Sublinho tudo o que foi dito pelo colega TANI, acrescentando apenas que encerrando a actividade com efeitos desde 31-12-2007, "foge" ainda ao facto de ter de pagar IVA pelas existências em stock, uma vez que a AT não pode cobrar com mais de 5 anos pelo que prescreveu.

Por último, chamo à atenção do colega que colocou a questão que a AT tem por obrigação de eliminar os processos de execução de dívidas gerados pelas coimas de falta de entrega das declarações periódicas de IVA, IRS e IES, com base no encerramento com efeitos de 2007.

Atentamente

Citação de: TANI em Agosto 30, 2012, 06:42:32 PM
Ola..

O seu raciocínio esta correcto em relação á venda das existência.
Mas como refere que desde 2008 não tem movimento e pelo que percebo não fizeram a entrega dos documentos á AT (IVA; IRS;IES) quanto a mim se for este o caso mais vale cessar a actividade com retroactivos a 31-12-2007 fica mais barato pagar esta multa do que pagar uma multa por cada declaração entregue fora de prazo.

O procedimento para encerrar a actividade de um ENI é bastante simples basta aceder ao site da AT com a senha do contribuinte e entregar cessação de actividade, depois lá coloca a data que pretende.

Espero ter ajudado.

Att
Saudações
C. Araújo

danyipca

Bom dia

Queria fazer cessação de atividade desta empresa so que fui ao site das finanças e aprece me esta mensagem
"O documento não pode ser entregue porque não é compatível com a situação do contribuinte. Por favor, contactar um Serviço de Finanças."
Qual deverá ser o problema. Será que nao aceitam a cessação de actividade por ter coimas por pagar.
Agradecia uma preciosa ajuda.

MC