collapse

Pesquisa



Opinião - Associação ou Sociedade - Pagamento Músicos - Emissão de Recibos

  • 2 Respostas
  • 3190 Visualizações
Vamos ver se eu me consigo explicar.
Desde já um Olá.

Chegaram-me hoje com a ideia, um grupo de músicos, de formarem um pequeno grupo, com os objectivos:
Abrir uma Escola de Música Gratuita
Actuar em Eventos Religiosos ( Arruadas, Procissões, Concertos )
Actuações Culturais

Ou seja basicamente estes indivíduos querem abrir uma filarmónica ou uma banda ou mini banda, e falara-me em constituir uma associação, e eu pensei para mim mesmo, abrir uma associação é possível se tiver como objecto da mesma o âmbito musical e cultural nunca haveria problema, mas então colocou-se uma questão que se tornou pertinente, tudo bem que se abra uma associação sem fins lucrativos, mas como? Se os músicos que vão representar o grupo são pagos logo em qualquer evento o grupo terá que receber uma certa quantia e emitir um recibo, e depois pagar aos músicos que actuaram, logo como pode ser a associação sem fins lucrativos.

A questão que coloco é será que é possível abrir uma associação ou terá que se abrir empresa?
Como pagar aos músicos como associação ou empresa se estes só vão para actuar não trabalham para a mesma?
Quais são as questões legas nestes casos?

Falaram em colocar esses valores como ajudas de custo, como funcionaria isso?

Agradeço as vossas opiniões

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Opinião - Associação ou Sociedade - Pagamento Músicos - Emissão de Recibos
« Responder #1 em: Setembro 03, 2012, 10:12:03 am »
Associação seria se, por exemplo, os principais proveitos dessa entidade fossem o pagamento à sociedade de quotas por parte dos associados, e os "clientes" pagassem no máximo "co-pagamentos" para ajudar.
Por exemplo a associação dos socorros mútuos, tem associados que pagam quotas, quer usem ou não os serviços da associação, e quando necessitam dos serviços da associação tem os respectivos serviços quase de graça, depois tem uma actividade comercial de serviços de saúde que ajuda a financiar a associação, mas o objectivo principal é cobrar quotas e dar serviços de saúde aos sócios.
E até há interesse directo dos sócios na actividade da entidade, que os vai agenciar e vender os serviços deles, pelo que não há nenhum interesse em que essa entidade seja associação porque para impostos é uma empresa.


[spoiler]

1 — Estão isentos de IRC os rendimentos directamente derivados do exercício de actividades culturais, recreativas e desportivas.
 2 — A isenção prevista no número anterior só pode beneficiar associações legalmente constituídas para o exercício dessas actividades e desde que se verifiquem cumulativament e as seguintes condições:
 
a) Em caso algum distribuam resultados e os membros dos seus órgãos sociais não tenham, por si ou interposta pessoa, algum interesse directo ou indirecto nos resultados de exploração das actividades prosseguidas;

(/spoiler]
« Última modificação: Setembro 03, 2012, 10:12:37 am por kushinadaime »

*

Offline MARIO PINTO

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Opinião - Associação ou Sociedade - Pagamento Músicos - Emissão de Recibos
« Responder #2 em: Setembro 20, 2012, 01:18:08 am »
Companheiros

No NCC nós temos as definições de empresas, de associações e Fundações.

As associações e fundações por regra geral são destinadas as ações de benevolencia, de "gratuidade" de fazer o bem ao proximo. Elas não distribuem lucros. Tem outras regras que não vem ao caso agora...ok

Nas intenções que foram colocadas, o correto é abrir uma empresa de prestação de serviços e tributar de acordo com a forma escolhida.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
2433 Visualizações
Última mensagem Agosto 17, 2011, 09:43:40 am
por MISLG
14 Respostas
48609 Visualizações
Última mensagem Maio 10, 2012, 03:21:19 pm
por Kitty18
5 Respostas
12222 Visualizações
Última mensagem Setembro 19, 2014, 02:34:04 pm
por PeteT
4 Respostas
3102 Visualizações
Última mensagem Janeiro 13, 2015, 11:03:47 am
por Elisabetept
1 Respostas
3569 Visualizações
Última mensagem Novembro 29, 2017, 12:25:44 pm
por Xiripa

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.