Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Fundos Proder

2 Respostas    3.494 Visualizações

Iniciado por Carla Dantas, Setembro 21, 2012, 07:59:08 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carla Dantas

Boa noite,

Sou trabalhador por conta de outrem e estou a iniciar um projecto Agricola e pretendo manter as duas actividades.
Este projecto Agricola é financiado pelo Proder e tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer.
As minhas duvidas são as seguintes:
Qual o regime contabilistico mais favoravel, o regime simplificado ou contabilidade organizada?
O prémio pago pelo Proder é tributado em sede de IRS?
Tenho de pagar Segurança Social mesmo já descontando no meu emprego?

Dei inicio da actividade há 2 meses e nas finanças informaram-me que durante o primeiro ano era isento de IVA e Segurança Social.

Desde ja agradeço a vossa ajuda no esclarecimento destas questões.

Obrigado

Luis Silva

Isaura Sobral

Olá,

Estou precisamente, neste momento, a fazer um curso de Gestão da Empresa Agrícola na âmbito da Proder e, apesar do curso se destinar a licenciados, existe outros nos mesmos moldes que aconselho vivamente a frequentar por todos aqueles que pretendem iniciar um projeto nesta área ou que tenham, efetivamente, uma exploração agrícola.

O regime contabilitico mais favorável, vai depender de um conjunto de situações que terão de ser equacionadas, nomeadamente, o tipo de negócio, o volume de negócios, as despesas inerentes à atividade, etc.

Se é trabalhador por contra de outrém (TCO) fica isento do pagamento de contribuições à segurança social. Quanto terminar a isenção que agora beneficia, terá de entregar uma declaração da entidade patronal e preencher o formulário de pedido de isenção de TI.

Cumpts,
IS

Carla Dantas

Boa noite,
Já estou inscrito num curso de Gestão da Empresa Agrícola na âmbito da Proder que terá inicio dia 28 deste mês, e espero com o curso esclarecer as duvidas relacionadas com a contabilidade.

O tipo de negocio é produção de cogumelos, e a previsão de receitas será dentro de dois anos, aproximadamente.

Obrigado pela ajuda
Cpts