Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Proposta de resolução contabilistas.net - Fiscalidade

78 Respostas    38.692 Visualizações

Iniciado por AndreiaM, Outubro 30, 2012, 12:21:54 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Orlando

Inesbatis

Citação de: svedor em Outubro 30, 2012, 04:05:54 PM
Boa tarde,

Muito obrigado pela apresentação da proposta de resolução.

No entanto em relação á questão nº30, julgo que a resposta correcta seja 38000 € pois o artigo 45ºnº3 do CIRS estabelece o seguinte "No caso de direitos reais sobre bens imóveis adquiridos por doação isenta, nos termos da alínea e) do artigo 6º do Código do Imposto do Selo, considera-se valor de aquisição o valor patrimonial tributário constante da matriz até aos dois anos anteriores à doação",logo, uma vez que estamos perante uma doação de um imovel entre pai e filho, esta situação está isenta nos termos da alinea e) do artigo 6º do CIS, então deve-se consideram como valor de aquisição os 2000€, ou será que estou a interpretar mal a questão?

Agradecia que se pronunciasse sobre esta minha opção de resolução.

Cumprimentos,
Sérgio Vedor

Eu concordo que o correto é 38.000€ mas infelizmente não foi a minha resposta.

Sandra Lameira

Grata pela atenção e disponiblidade. Tarefa muito importante para nós. :)

army

Osilva

Boa tarde.

Mais uma vez obrigada pela disponibilidade e pelo apoio.

Cumprimentos,

OSilva

Fatinha

Na questão 30 solitico a leitura do artigo 45º nº3 do CIRS que passo a transcrever: "No caso de direitos reais sobre bens imóveis adquiridos por doação isenta nos termos da alínea e) do artigo 6º do Código do Imposto do Selo, considera-se valor de aquisição o valor patrimonial tributário constanta na matriz até aos doisa nos anteriores à doação.

stroba01

Olá colegas,

Relativamente a questão 31, questionei a meu prof de fiscalidade que me respondeu o seguinte: "Parece-me que se trata de variações patrimoniais não refletidas no Resultado Líquido, neste caso negativa, excluida nos termos do artigo 24º, c).", foi o meu raciocinio no exame e considerei que a resposta mais correcta seria "Não concorre...."

Que vos parece?

Cpmts,

Stroba01.

ilima

Stroba01 tive o mesmo raciocinio que tu e respondi da mesma maneira mas não sei...era bom ter mais uma certa :)

Cristina Fernandes

Paula Matos

PM

afrleal

Caro Mangovsky,

Muito obrigado pela sua ajuda.
Resta-me agradecer o facto de eventualmente (Mais que provável) vir a partilhar da sua profissão e ser seu colega.

Bem haja,
António

CFerreira

Boa noite,
obrigada pela resolução. É uma excelente ajuda.

Na Q21, o Mod22 refere-se a 2011. A limitação dos 75% é só a partir de 2012, pelo que a resolução apresentada é a correta.
A Q29 parece que dá azo a interpretações. Também concordaria mais com os 31.000.
A Q31 suscita-me dúvidas pelas razões já indicadas.

O melhor é aguardar a resolução da OTOC.
Boa sorte a todos.

Goreti Fernandes

silvia_cabral