collapse

Pesquisa

Recurso da questão 12

• 43 Respostas
  • 8258 Visualizações
Re: Recurso da questão 12
« Responder #15 em: Novembro 10, 2012, 05:48:10 pm »
Boa tarde!!

Eu também respondi "nenhuma das anteriores" para mim não faz sentido ser um gasto de distribuição. Houve um professor meu que fez a correção e também considerou nenhuma das anteriores :(

Cumprimentos

Sandra Morim

*

Offline CFPS

• **
  • 32
  • 0
« Responder #16 em: Novembro 10, 2012, 10:41:08 pm »
Eu também coloquei "Nenhuma das anteriores" e o meu raciocinio foi igual ao da maioria :(
No caso de o recurso ser aceite eles quais são os procedimentos da OTOC?

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
« Responder #17 em: Novembro 11, 2012, 01:32:06 pm »
Bom dia

Façam uma análise bem ao texto do exame desde a pergunta 10 à questão 12

Realizou-se, no passado dia 28 de Maio de 2012, num conceituado restaurante da cidade, o almoço comemorativo dos ’50 Anos da GRAFITOC’. O evento contou com a presença dos sócios-gerentes, e dos clientes mais importantes. A despesa total ascendeu a 4.000€ mais o IVA. O gerente da GRAFITOC pretendeu pagar o jantar em numerário.

O gasto com o almoço comemorativo dos ’50 Anos da GRAFITOC’ é dedutível em IRC, mas origina tributação autónoma.

O TOC da GRAFITOC pondera também como classificar a despesa com o dito jantar comemorativo, no que respeita à contabilidade analítica.

Afinal estamos a falar de um almoço comemorativo ou de um jantar comemorativo.

Se na questão 10, fala em jantar comemorativo que o gerente pretende pagar em dinheiro, não sabemos a data desse jantar, mas sabemos a data desse almoço....

Depois na questão 11 o gasto já é com o almoço...

Na questão 12 a classificação da despesa já é com o jantar...

Então foi realizado um almoço ou um jantar ou as duas coisas, ficamos em quê: ALMOÇO OU JANTAR....

Vejam se esta divergência de refeições vos ajuda a fundamentar... as vossas respostas...

*

Offline AndreiaM

• 5276
  • 191
« Responder #18 em: Novembro 11, 2012, 01:58:20 pm »
Boa tarde,

Seja almoço ou jantar, não é isso que vai influenciar a resposta mais correta.
Um conselho, recorram a questões que responderam e das quais não concordam com a resposta da OTOC, mas com fundamentos válidos, baseados na legislação, consultem livros sobre a matéria se for preciso e fundamentem com base nisso.
Na minha opinião, recorrer a uma questão só porque num lado diz "almoço" e noutro diz "jantar" não é fundamento que vos leve ao tão desejado aprovado.

Devo dizer que também há pouco tempo passei pelo mesmo processo e uma das questões que recorri não tinha respondido por achar que não tinha resposta possível, apresentei essa fundamentação com todos os cálculos e não foi aceite.

É apenas a minha opinião e vale o que vale.

Boa sorte a todos
Bom dia

Façam uma análise bem ao texto do exame desde a pergunta 10 à questão 12

Realizou-se, no passado dia 28 de Maio de 2012, num conceituado restaurante da cidade, o almoço comemorativo dos ’50 Anos da GRAFITOC’. O evento contou com a presença dos sócios-gerentes, e dos clientes mais importantes. A despesa total ascendeu a 4.000€ mais o IVA. O gerente da GRAFITOC pretendeu pagar o jantar em numerário.

O gasto com o almoço comemorativo dos ’50 Anos da GRAFITOC’ é dedutível em IRC, mas origina tributação autónoma.

O TOC da GRAFITOC pondera também como classificar a despesa com o dito jantar comemorativo, no que respeita à contabilidade analítica.

Afinal estamos a falar de um almoço comemorativo ou de um jantar comemorativo.

Se na questão 10, fala em jantar comemorativo que o gerente pretende pagar em dinheiro, não sabemos a data desse jantar, mas sabemos a data desse almoço....

Depois na questão 11 o gasto já é com o almoço...

Na questão 12 a classificação da despesa já é com o jantar...

Então foi realizado um almoço ou um jantar ou as duas coisas, ficamos em quê: ALMOÇO OU JANTAR....

Vejam se esta divergência de refeições vos ajuda a fundamentar... as vossas respostas...

*

Offline BNP - Bárbara

• 76
  • 0
« Responder #19 em: Novembro 11, 2012, 02:39:48 pm »
OLá,

Também não concordo com esta questão e também vou pedir recurso visto que tive 9 e com esta certa dava para passar.

BPinto

*

Offline cluisc

• 191
  • 0
« Responder #20 em: Novembro 11, 2012, 09:12:32 pm »
Mais um achega para esta questão (12) No livro "Contabilidade analítica e de gestão" de António Pires Caiado considera gastos de distribuição (pg 508) "são os gastos relativos à função comercial. Por outras palavras, são gastos administrados pelo departamento comercial com vista a vender e entregar os produtos aos cliente" Ora um  jantar comemorativo é primeiramente isso se fará negócios ou não com jantar é consequência não causa do jantar em si. Por tal considero que é um custo administrativo .

*

Offline Tmadeira

• 50
  • 4
« Responder #21 em: Novembro 12, 2012, 06:08:20 pm »
Boa tarde,

A minha resposta também foi fundamentada da forma já descrita.

Obrigado.
TM

Obrigada Anabela pela exposição do seu ponto de vista! Assim já podemos ficar com uma ideia do que a ordem se pode basear para recusar um pedido de recurso a esta pergunta!

Boa tarde
A questão 12, porque se trata de um jantar, com os melhores clientes, o objectivo deste jantar é para Vender Mais, logo devem ser Custos de Distribuição, mas a pergunta é distorcida, quando eles dissem "no que respeita" à Contabilidade Analitica", mas se a pergunta fosse "na desmonstração por Funções", então não haveria duvidas que a correcta seria "Gastos de Distribuição.
Mas como sabem, O demostração por Funções é feita a partir da Contabilidade Analitica, por centro de custos e centros de Lucro, logo este tipo de questão é sempre muito subjectivo, pois cada empresa tem uma estratégia propria, mas existem várias empresas que imputam este tipo de jantar com clientes, que tem como objectivo de "vender mais", a um centro de custo de Vendas, logo Custo de Distribuição, e não a centro de custo interno, que seria Custos Administrativo s, logo neste caso "nenhuma das anteriores".
Se fosso um jantar com os colaboradores, sem duvida que iria a um centro de custo interno, logo Custos Administrativo s
Espero ter ajudado

*

Offline Carlos_sousa

• 266
  • 6
« Responder #22 em: Novembro 12, 2012, 09:37:08 pm »
Boas...

Para mim, será " nenhuma das anteriores"!!!

para ser um jantar com vista a negócios futuros, deveria ter a parte comercial envolvida, e não só os sócios gerentes, devia ter a apresentação de produtos, ou que durante o dito jantar houvesse tipo um video, uma apresentação "comercial" dos produtos da empresa, etc...

Para mim, eu considero o jantar, como um agradecimento por parte da empresa, como quem diz " sem vocês, a empresa não tinha a razão de ser, nem seria o que é hoje!" e como demonstração do nosso agradecimento oferecemos um "banquete" a todos...

Vamos lá juntar opiniões, juntar fundamentos, para por esta na nossa lista de luta!

*

Offline Sofia Barbosa

• **
  • 33
  • 1
« Responder #23 em: Novembro 12, 2012, 09:46:24 pm »
Boa noite,

Eu também considero nenhuma das anteriores, e já vi aqui argumentos muito bons que ajudam na fundamentação. Já verifiquei o livro acima referido de António Pires Caiado, e vou justificar com argumentos deste livro.
Gostava só de saber qual a rubrica que vocês consideram mais correta para incluir este gasto.
Outros gastos?

Cumprimentos,
Sofia Barbosa

*

Offline André Pereira

• 1513
  • 473
  • "Sucesso é mais atitude do que aptidão."
« Responder #24 em: Novembro 12, 2012, 10:09:10 pm »
Boa noite,

Em relação a esta questão, a minha resposta foi "nenhuma das anteriores", levaria para "outros gastos".

É apenas a minha opinião.

Cumprimentos,
André Pereira
« Última modificação: Novembro 12, 2012, 10:41:56 pm por André Pereira »
Cumprimentos,
André Pereira

*

Offline ana.isabel

• **
  • 25
  • 0
« Responder #25 em: Novembro 12, 2012, 11:20:22 pm »
Obrigada anabela inocas. A sua resposta é muito interessante

*

Offline NelsonCunha

• **
  • 14
  • 0
« Responder #26 em: Novembro 13, 2012, 01:14:01 am »
O gasto com jantar seria considerado como outros gastos na contabilidade analítica e não como custo de
distribuição, operacional de natureza fixa ou sequer de produção de natureza variável, pelo que a resposta D
está correta visto que as respostas A, B e C são incorretas.
A opção da OTOC difere da minha opinião profissional, contudo é difícil de encontrar mesmo uma definição
sobre custo de distribuição, embora ela tenha existido na Demonstração de Resultados por Funções no POC,
através do preconizado na Diretriz Contabilística n.º 20 (que contudo foi revogada) e que indicava que se
tratavam de custos associados à função de venda de bens e serviços, ou seja, à realização da venda, entrega
dos produtos ou realização dos serviços.
Mesmo que este gasto do jantar comemorativo com alguns dos principais clientes fosse considerado uma
ação publicitária ou promocional, ele por si não implica o aumento da capacidade de realização das vendas
nem sequer auxiliar a que as mesmas se efetivem. No passado a OTOC considerou num Exame os gastos
publicitários (embora diferentes destes pois tratava-se de uma campanha) como outros gastos. Note-se ainda
que embora o propósito final fosse a promoção da empresa e seus produtos/serviços junto dos clientes, nada
se refere quanto a isso, e será pouco credível que num jantar comemorativo exista uma
exposição/publicitação direta desses produtos/serviços e como isso efetivaria a realização de uma venda,
entrega de produtos ou prestação de um serviço.
Contudo, se for levado em conta que também no passado a OTOC considerou num Exame que um donativo
a uma IPSS não era outros gastos, mas um custo administrativo, ainda torna mais complexa a distinção destas
situações, visto que a noção de outros é residual face às demais preconizadas.

Deixo aqui o contributo do meu formador, boa sorte

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #27 em: Novembro 13, 2012, 10:06:15 am »
Obrigada Nelson! Foi no exame de Junho 2012 que um patrocínio foi considerado outros gastos... Q12 ver tb a Q10 em que a despesa da deslocaçao de um técnico tb é outros gastos...
Saudações cordiais
Saudações cordiais (",)

*

Offline Dora

• 309
  • 13
« Responder #28 em: Novembro 13, 2012, 11:36:06 am »
Bom dia,

Eu também irei apresentar recurso desta questão, também respondi nenhuma das anteriores, que é a resposta mais correcta!

Pedi opinião a um prof. de analitica ao qual ele afirmou que não garante que seja aceite, uma vez que a pergunta está tão mal formulada
que tem 2 respostas possiveis: G. Distribuição e Nenhuma das anteriores, mas como no enunciado do exame dizem que temos de escolher a melhor resposta, a melhor resposta é sem duvida nenhuma, nenhuma das anteriores!

Por um lado falam em jantar depois em almoço, não se compreende!
Depois dizem um jantar comemorativo 50 anos, mas não falam em terem participado os funcionários.. .(seriam G. Adm)
Falam que foram os sócios e principais clientes, mas não é um jantar de apresentação de um produto, nem de reunião com clientes, porque dizem ser comemorativo dos 50 anos, para ser G.Dist.
Ou seja dão pistas que só nos baralham, temos de nos basear na argumentação, que ñ nos dão informação suficiente!
Que a melhor resposta é nenhuma das anteriores!

Espero ter ajudado

Dora

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #29 em: Novembro 13, 2012, 11:55:31 am »
Bons dias! Na formulação do recurso temos primeiro de caracterizar a empresa: se é comercial, se fabrica produtos, se presta serviços, etc... Depois temos de definir o que é cada uma das alíneas possíveis no exame baseando-nos em autores de renome e finalmente justificar porque cada uma delas estará errada. Deixar para ultimo as opções gastos de distribuição e nenhuma das anteriores. Podemos também dar exemplos de exames anteriores... Ainda só vi o exame de junho 2012 e as Questões 10 e 12 podem ajudar.
Devemos cada um de nós escrever um texto distinto para não dar barraca! Por favor nada de copy paste  ;)
Esta questão vai dar um pouco mais de trabalho a fundamentar... por isso temos de a debater até não restar margem de manobra para o recurso ser recusado!!! Quando tiver o parecer de um professor meu também irei partilhar!
Saudações cordiais
Saudações cordiais (",)