Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Iva viaturas

6 Respostas    4.350 Visualizações

Iniciado por carla fontes, Janeiro 08, 2013, 06:57:49 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

carla fontes

Boa tarde,

Aquando da aquisição de uma viatura foi feita a dedução do IVA agora, esta totalmente amortizada e vamos vender, a factura de venda tera de incluir o IVA para entregar ao Estado correcto?
Caso não fosse possivel exercer o direito á dedução do IVA teria de passar factura com iva na mesma, na data da venda?

Cumprimentos.

LUAESOL82

Olá,

Só há direito a liquidar IVA  se o Iva da viatura for dedutível.

Espero ter ajudado,

LUA

Shrek

O iva incide sobre a transmissão de bens e prestação de serviços, por isso não estando em caso uma actividade isenta de iva a transmissão do bem aonde se tenha deduzido ou não o iva estará sujeita a iva.
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]

carla fontes

Bem então é o seguinte, comprei uma viatura para a empresa não deduzi o IVA por se tratar de uma viatura em segunda mão ou ate mesmo de uma viatura ligeira e de passageiros e tenho de liquidar na mesma ao estado se a vender??

A.Jesus

Bom dia,

Segundo informação das finanças a respeito desse assunto, se a atividade da empresa não for compra e venda de viaturas, mesmo tratando-se de uma venda de bens em 2ª mão ou de uma viatura em que o iva não foi deduzido, a entidade tem sempre que liquidar o Iva à taxa normal aquando da venda.

Cumprimentos

A. Jesus

carla fontes

Exacto, pelo que tenho percebido é o seguinte

o art. 9 nº32, diz que, não tenho de liquidar no caso de não ter dedudizo o iva segundo o art.21 nº1.
Como a compra de bens em regime de 2ªmão não está previsto no 21 nº1 CIVA então tenho de liquidar, mesmo não tendo deduzido.

maria mariano

Se a fatura não faz menção a Iva e se não deduziu, quando vender também não tem que liquidar.
Maria Mariano

Citação de: A.Jesus em Janeiro 09, 2013, 10:17:28 AM
Bom dia,

Segundo informação das finanças a respeito desse assunto, se a atividade da empresa não for compra e venda de viaturas, mesmo tratando-se de uma venda de bens em 2ª mão ou de uma viatura em que o iva não foi deduzido, a entidade tem sempre que liquidar o Iva à taxa normal aquando da venda.

Cumprimentos

A. Jesus