Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

guias de transporte

2 Respostas    3.828 Visualizações

Iniciado por tamt, Janeiro 18, 2013, 03:23:39 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

tamt

Boa tarde,

Surgiu me um duvida em relaçao as guias de tranporte, um vendedor em feiras esta enquadrado noregime normal, por isso para o tranporte de mercadorias tem k fazer guias de transporte, tudo bem. no entanto aparece as finanças qual os documeentos a apresentar a fatura de compra do material ou a guia de transporte?
Um trabalhador das finanças disse k os inspetores nao podem aplicar multa por nao apresentar as guias, uma vez que o vendedor encontra se no local de trabalho por tem é k apresentar faturas do material. onde me posso basear nisso, qual a lei?

Isaura Sobral

No caso dos vendedores, a fatura de compra não está apta para acompanhar o transporte porque, as quantidades que transporta não serão as mesmas da fatura. Depois põe-se o problema da hora e do local de carga e descarga.

IS

vascg

Boas,

Não fui procurar na legislação, mas por analogia terá toda a lógica a Guia de Transporte pelas razões que já indicaram entretanto.
Está no seu local de venda. Logo o que ele faz é transportar mercadorias entre o armazém e as suas lojas. Depois tem a parte em que não transporta sempre a mesma quantidade que consta da factura pelo que deverá em cada viagem fazer uma nova guia de transporte.
A factura de compra, está nos escritórios centrais ou na contabilista. Ou ainda nem chegou!!!

A menos que exista alguma legislação específica que refira diferente, penso que deverá ser assim. Nem me parece que exista alguma lógica não o ser.
Vasco Cabós Gonçalves