Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Recurso à Questão 22

52 Respostas    13.484 Visualizações

Iniciado por Adriana_Silva, Abril 04, 2013, 03:00:11 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

j0rge

Que as perguntas em outros exames que são comparáveis a esta?

Dora

Colegas, pedi também opinião a cerca desta questão, ao m/ Prof. de Analitica e a sua opinião é coincidente com o que disse a colega
aifonseca, ou seja trata-se de uma aquisição de um activo fixo tangível.

Ora a pergunta é feita a despesa com o toldo classifica-se como...
A resposta não poderá ser custo operacional de natureza fixa, uma vez que sendo AFT a amortização desse bem é que será um custo Operac. de natureza fixa, não o valor total de 3000€.

Logo a melhor resposta será Nenhuma das anteriores.

Espero ter ajudado

Cumps.

Dora

aifonseca

Obrigada pela informação Dora!

Liquinhas

Acho que não é a despesa que é um activo mas sim o próprio toldo é que é um activo da empresa!!!
O que eu coloquei foi a resposta que recebi de um prof de analítica muito conceituado :)

Saudações cordiais (",)

aifonseca

Obrigada Liquinhas!

Já andei à procura de perguntas anteriores semelhantes a esta mas não encontrei :/

Paula Matos

Olá a todos,
Para quem vai recorer, aqui vai uma sugestão para a Q22 feita por um prof. de analitica:

"OTOC - Exame de Avaliação Profissional realizado em 23 de fevereiro de 2013 I parte, QUESTÃO 22 –, VERSÃO A
Contestação da resposta dada como correta pela Ordem1.     
Texto da questão do exame: "Em novembro de 2012, a Sapatarias J. M. Freitas adquiriu um toldo de uma única cor e sem qualquer inscrição para pôr na frente da loja, protegendo assim a montra do sol intenso. A despesa foi paga a pronto e ascendeu a 3.000 euros. O TOC da Sapatarias J. M. Freitas, Lda. pondera também como classificar a despesa com a compra do dito toldo, no que respeita à contabilidade analítica.   
QUESTÃO 22.:   A despesa com o toldo para a frente de loja classifica-se como:           
a) Um custo da produção de natureza variável.                 
b) Um custo de distribuição.               
c) Um custo operacional de natureza fixa.           
d) Nenhuma das anteriores."
2.  A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea c) Um custo operacional de natureza fixa.
3.  Contestação: Trata-se de uma aquisição, portanto é uma despesa como se afirma no articulado da questão, despesa paga a pronto pagamento.
Será despesa, gasto e pagamento em 2012?
Despesa e simultaneamente pagamento do valor referido é com certeza.Mas será que a despesa de 3.000 euros feita em 2012 será um custo (gasto) operacional de natureza fixa desse valor nesse exercício?
Não é um gasto operacional porque se trata da aquisição de um ativo imobilizado corpóreo pelas seguintes razões:
1)      Ao adquirir um toldo para proteger a montra do sol, este toldo pode ser usado e a empresa espera usá-lo, por um período de vários exercícios e não apenas no ano da aquisição;
2)      O valor de aquisição é importante, 3.000 euros, o que não pode ser considerado um valor baixo;
3)      Um custo (gasto) operacional está associado ao uso dum ativo fixo e corresponde à sua utilização, cujo custo é determinado por intermédio do fenómeno da depreciação;
4)      Ativos fixos de baixo valor são custo no exercício da aquisição, o que não é o caso deste toldo, cujo valor é considerável. Pelo que precede a resposta correta deve ser:   
d) Nenhuma das anteriores.
E foi esta resposta que o/a reclamante apresentou, pelo que solicita que a questão seja considerada certa."
PM

j0rge

Colegas muito obrigado pela sugestões apresentadas demonstra grande solidariedade da vossa parte. Muito obrigado.

Cumprimentos

aifonseca

Fátima Mendes

Citação de: Paula Matos em Abril 10, 2013, 04:35:41 PM
Olá a todos,
Para quem vai recorer, aqui vai uma sugestão para a Q22 feita por um prof. de analitica:

"OTOC - Exame de Avaliação Profissional realizado em 23 de fevereiro de 2013 I parte, QUESTÃO 22 –, VERSÃO A
Contestação da resposta dada como correta pela Ordem1.     
Texto da questão do exame: "Em novembro de 2012, a Sapatarias J. M. Freitas adquiriu um toldo de uma única cor e sem qualquer inscrição para pôr na frente da loja, protegendo assim a montra do sol intenso. A despesa foi paga a pronto e ascendeu a 3.000 euros. O TOC da Sapatarias J. M. Freitas, Lda. pondera também como classificar a despesa com a compra do dito toldo, no que respeita à contabilidade analítica.   
QUESTÃO 22.:   A despesa com o toldo para a frente de loja classifica-se como:           
a) Um custo da produção de natureza variável.                 
b) Um custo de distribuição.               
c) Um custo operacional de natureza fixa.           
d) Nenhuma das anteriores."
2.  A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea c) Um custo operacional de natureza fixa.
3.  Contestação: Trata-se de uma aquisição, portanto é uma despesa como se afirma no articulado da questão, despesa paga a pronto pagamento.
Será despesa, gasto e pagamento em 2012?
Despesa e simultaneamente pagamento do valor referido é com certeza.Mas será que a despesa de 3.000 euros feita em 2012 será um custo (gasto) operacional de natureza fixa desse valor nesse exercício?
Não é um gasto operacional porque se trata da aquisição de um ativo imobilizado corpóreo pelas seguintes razões:
1)      Ao adquirir um toldo para proteger a montra do sol, este toldo pode ser usado e a empresa espera usá-lo, por um período de vários exercícios e não apenas no ano da aquisição;
2)      O valor de aquisição é importante, 3.000 euros, o que não pode ser considerado um valor baixo;
3)      Um custo (gasto) operacional está associado ao uso dum ativo fixo e corresponde à sua utilização, cujo custo é determinado por intermédio do fenómeno da depreciação;
4)      Ativos fixos de baixo valor são custo no exercício da aquisição, o que não é o caso deste toldo, cujo valor é considerável. Pelo que precede a resposta correta deve ser:   
d) Nenhuma das anteriores.
E foi esta resposta que o/a reclamante apresentou, pelo que solicita que a questão seja considerada certa."

Apesar de na proposta de resolução ter considerado um custo de distribuição, reconheço que não fiz a escolha acertada e concordo que a melhor resposta deveria ser "Nenhuma das anteriores" pela justificação acima apresentada.

Boa sorte a todos!
Com os cumprimentos,

Liquinhas

Pois eu tb acho que será " Nenhuma das anteriores" a melhor resposta!

Eu desta vez não vou pedir recurso, arrependi-me um pouco, mas isso não interessa agora. Força aos que vão pedir recurso!!!! Não se esqueçam depois de vir cá contar a decisão da Otoc!
Saudações cordiais (",)

j0rge

A resposta da OTOC esta errada no sentido em que o valor 3000 mil não pode ser considerado um custo do período mas apenas a parte depreciada é que será custo.

É correcta a minha interpretação?

O custo depreciado será operacional de natureza fixa. Não pode a ordem dizer que tecemos umas considerações correcta mas o facto é que não invalidam a resposta deles. Pois a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa. O que quero dizer não será mais valido pedir a anulação da questão?  A OTOC Podem simplesmente dizer "sim a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa e não os 3000 mil. Tem razão, mas a nossa resposta continua a ser verdadeira.", 

Ao respondermos nenhuma das anteriores implica que temos de dizer de que maneira se classifica a despesa com o Toldo. Como será? AFT não será resposta de analítica. Estarei errado???

aifonseca

Citação de: j0rge em Abril 14, 2013, 07:05:30 PM
A resposta da OTOC esta errada no sentido em que o valor 3000 mil não pode ser considerado um custo do período mas apenas a parte depreciada é que será custo.

O custo depreciado será operacional de natureza fixa. Não pode a ordem dizer que tecemos umas considerações correcta mas o facto é que não invalidam a resposta deles. Pois a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa. O que quero dizer não será mais valido pedir a anulação da questão?  A OTOC Podem simplesmente dizer "sim a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa e não os 3000 mil. Tem razão, mas a nossa resposta continua a ser verdadeira.", 

Ao respondermos nenhuma das anteriores implica que temos de dizer de que maneira se classifica a despesa com o Toldo. Como será? AFT não será resposta de analítica. Estarei errado???

Também tive essa duvida, mas eu não considero que nenhuma das anteriores esteja correcta a minha opção, considerando a mais correcta, é mesmo nenhuma das anteriores. Na primeira folha do exame diz para escolhermos a melhor reposta para as perguntas...fio o que eu fiz :D

Bruno87

Citação de: j0rge em Abril 14, 2013, 07:05:30 PM

A pergunta pede o que fazer relativamente aos 3000€. A única resposta correta seria considerar um activo, não está na hipóteses logo é nenhuma das anterioridades. Quantas perguntas já não apareceram para classificar um custo em termos de analítica mas esse custo nem sequer é analítico e consideraram a resposta correta nenhum..
Acho que só como muita má fé não vão dar razão aos reclamantes desta questão.

Cumps
BG

j0rge

Bruno87 acho que não esta a fazer uma interpretação correcta ou então eu é que estou errado.

Do meu ponto de vista a resposta mais correcta seria: As depreciações serão um custo operacional de natureza fixa e não a despesa.     

A resposta correcta não será  é um Activo. Apesar de o ser. Se disser que simplesmente é um Activo estaríamos na esfera da contabilidade geral e não será suficiente para corrigir a resposta da OTOC.

aifonseca

Concordo com o colega Jorge,

na minha fundamentação expliquei porque eliminei todas as alienas anteriores, tendo justificado assim a escolha de nenhuma das anteriores. Pois não considero a despesa esteja definida nas opções apresentadas.

cumps