collapse

Pesquisa



Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"

  • 92 Respostas
  • 46844 Visualizações
*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #75 em: Fevereiro 11, 2014, 08:45:12 pm »
Também me facturam assim.

Não há problemas.

Até lá, o que interessa é que vocês tenham a maioria das questões correctas. Eu só só cá para adivinhar primeiro ;D LoL

E acredite que é mt útil para nós as vossas propostas de resolução.
Se formos a um supermercado é que o valor da taxa já é outro.
Quem tem CAE restauração tem que faturar a 23%.

Humm... :)

Parece-me que vou ter de alterar a Q11 para trás ;D

*

Offline Ana Filipa A

  • ***
  • 66
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #76 em: Fevereiro 11, 2014, 09:41:14 pm »
Também me facturam assim.

Não há problemas.

Até lá, o que interessa é que vocês tenham a maioria das questões correctas. Eu só só cá para adivinhar primeiro ;D LoL

E acredite que é mt útil para nós as vossas propostas de resolução.
Se formos a um supermercado é que o valor da taxa já é outro.
Quem tem CAE restauração tem que faturar a 23%.

Humm... :)

Parece-me que vou ter de alterar a Q11 para trás ;D

 :D
As melhoras para si, que apesar de estar assim continuou a ajudar-nos!!

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #77 em: Fevereiro 11, 2014, 09:53:18 pm »
Também me facturam assim.

Não há problemas.

Até lá, o que interessa é que vocês tenham a maioria das questões correctas. Eu só só cá para adivinhar primeiro ;D LoL

E acredite que é mt útil para nós as vossas propostas de resolução.
Se formos a um supermercado é que o valor da taxa já é outro.
Quem tem CAE restauração tem que faturar a 23%.

Humm... :)

Parece-me que vou ter de alterar a Q11 para trás ;D

 :D
As melhoras para si, que apesar de estar assim continuou a ajudar-nos!!

Obrigado ;)

Lá deixei a Q11 com os 23%. :).

Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #78 em: Fevereiro 11, 2014, 10:23:10 pm »
obrigada!

*

Offline doliveira

  • **
  • 25
  • 0
  • Sexo: Feminino
  • Podem tirar-te tudo, menos o teu sorriso.
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #79 em: Fevereiro 11, 2014, 10:51:38 pm »
Obrigada. :) Será muito útil no meu estudo para o exame de Maio. ;)

*

Offline Lubinta

  • ****
  • 433
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #80 em: Fevereiro 12, 2014, 12:05:57 pm »
Muito Obg,

Mais uma vez.

E a continuação das melhoras.

Obg,

AS

*

Offline cmmr

  • ***
  • 159
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #81 em: Fevereiro 12, 2014, 01:00:42 pm »
Muito obrigado pela proposta.

Continuação das melhoras.

Cumprimentos

Carlos Moreira Rodrigues

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #82 em: Fevereiro 13, 2014, 09:01:29 am »
Após verificar o Artigo 43.º do CIRC como deve ser e ter procurado e encontrado pela Q11 do exame de 2008/11 da OTOC, concordo com as escolhas da colega @mangovsky relativa a duas questões fiscais (estou confiante que serão estes os resultados, após ver pela própria OTOC, alterei a Q06 e Q07 no ficheiro que se segue (todos os outros mantêm-se inalterados).

Relativamente a tal questão da OTOC:

Questão 11 (2008/11)

A KONFEX estabelece um preço igual para todas as crianças que utilizam a creche. Todavia, aos empregados de menor remuneração mensal a empresa atribui um subsídio que eles poderão utilizar exclusivamente para pagamento da mensalidade da creche.
O subsídio atribuído pela KONFEX aos empregados de menor remuneração mensal:
a)   É tributado em sede de IRS e está sujeito a retenção na fonte.
b)   É tributado em sede de IRS, mas não está sujeito a retenção na fonte.
c)   Está isento de IRS.
d)   Estas operações não estão sujeitas a IVA porque as aquisições se destinam a realizações de utilidade social.

Resolução: Trata-se de um rendimento do trabalho dependente (cat. A), de acordo com o art. 2º, n.º 1 al. a) e n.º 2 e nº 3, al. b) do CIRS, o qual, nos termos do art. 99º do CIRS e art. 2º-A do DL 42/91, de 22/01 está sujeito a retenção na fonte (que será calculada por aplicação das taxas previstas nas tabelas aprovadas anualmente através de Despacho, que têm em conta a remuneração mensal sujeita a IRS e a situação familiar do sujeito passivo - art. 3º do Dl n.º 42/91). Não se aplica, neste caso, o disposto no art. 2º, n.º 8 al. b) do CIRS, por não se verificarem reunidos os requisitos do art. 43º do CIRC.

Logo, a resposta correcta é: a).
« Última modificação: Fevereiro 13, 2014, 09:06:46 am por Dantedy »

*

Offline IsabelFerreira

  • ****
  • 230
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #83 em: Fevereiro 13, 2014, 11:30:58 am »
Bom dia,
Antes de mais quero agradecer a vossa ajuda, tem sido preciosa. Não sou muito participativa no entanto estou sempre a par das vossas opiniões que considero muito uteis.
Gostava de solicitar ao Dandety uma análise à pergunta 9 e 50 de MED, elas parecem-me muito parecidas. Uma fala que rescindiu em 31 de Dezembro e a questão 50 fala que rescindiu em Janeiro de 2014. No meu entender podia ter rescindido no dia 1 ou no dia 31 de Janeiro e aí já iniciou outro exercício económico. A norma interpretativa  nº 1 aborda a questão quando rescinde em 31 de Dezembro. Esta foi a razão que me levou na questão 50 a colocar a alínea b, da versão A.
Pela vossa análise posso reprovar por uma pergunta.
A minha pergunta é: Acha que posso argumentar alguma coisa na questão 50 ao ponto de eles me considerarem como certa, na eventualidade de eu precisar dela?

Cumprimentos,

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #84 em: Fevereiro 13, 2014, 02:57:02 pm »
Bom dia,
Antes de mais quero agradecer a vossa ajuda, tem sido preciosa. Não sou muito participativa no entanto estou sempre a par das vossas opiniões que considero muito uteis.
Gostava de solicitar ao Dandety uma análise à pergunta 9 e 50 de MED, elas parecem-me muito parecidas. Uma fala que rescindiu em 31 de Dezembro e a questão 50 fala que rescindiu em Janeiro de 2014. No meu entender podia ter rescindido no dia 1 ou no dia 31 de Janeiro e aí já iniciou outro exercício económico. A norma interpretativa  nº 1 aborda a questão quando rescinde em 31 de Dezembro. Esta foi a razão que me levou na questão 50 a colocar a alínea b, da versão A.
Pela vossa análise posso reprovar por uma pergunta.
A minha pergunta é: Acha que posso argumentar alguma coisa na questão 50 ao ponto de eles me considerarem como certa, na eventualidade de eu precisar dela?

Cumprimentos,

Como tudo neste fase não é nada oficial, esperemos pelos resultados ;). Depois partiremos daí. Sei que mais de 50% das resoluções propostas deverão estar correctas (as questões mais directas), só as mais tramadas é que não dá para pôr a mão no fogo por elas ;D.

Se lhe faltar uma questão para passar (Deus queira que não), deverá analisar qual é a melhor para argumentação, aquela que tem brecha que pode ser explorada.



 

*

Offline Ana Filipa A

  • ***
  • 66
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #85 em: Fevereiro 13, 2014, 06:32:49 pm »
Peço desculpa, mas a questão 15, da locação financeira, está a suscitar algumas dúvidas. Eu também deduzi o IVA, mas será que a otoc não vai dizer que não devíamos deduzir o IVA por eles não especificarem o tipo de equipamento? Visto terem colocado, responder exclusivamente com os dados fornecidos.
E o que acha da questão 45? Em relação à proposta dada pela colega Fátima, contabilistas. net? Cálculos por causa da Tx de derrama? Será que a resposta não está em nenhuma das opções?

Cumprimentos.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2014, 06:34:39 pm por Ana Filipa A »

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #86 em: Fevereiro 13, 2014, 07:28:54 pm »
A questão 45, embora as contas devam ser feitas sem a derrama, o valor inicial dos impostos diferidos já continha os prejuízos fiscais calculados também com base na derrama...se assim for a resposta certa era 4.700 €. Embora esta pergunta deva ser anulada...

*

Offline Davide Tovar

  • ***
  • 100
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #87 em: Fevereiro 13, 2014, 08:19:01 pm »
Boas...

Muito obrigado

*

Offline rafaelapinho

  • **
  • 12
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #88 em: Fevereiro 13, 2014, 08:38:46 pm »
Após verificar o Artigo 43.º do CIRC como deve ser e ter procurado e encontrado pela Q11 do exame de 2008/11 da OTOC, concordo com as escolhas da colega @mangovsky relativa a duas questões fiscais (estou confiante que serão estes os resultados, após ver pela própria OTOC, alterei a Q06 e Q07 no ficheiro que se segue (todos os outros mantêm-se inalterados).

Relativamente a tal questão da OTOC:

Questão 11 (2008/11)

A KONFEX estabelece um preço igual para todas as crianças que utilizam a creche. Todavia, aos empregados de menor remuneração mensal a empresa atribui um subsídio que eles poderão utilizar exclusivamente para pagamento da mensalidade da creche.
O subsídio atribuído pela KONFEX aos empregados de menor remuneração mensal:
a)   É tributado em sede de IRS e está sujeito a retenção na fonte.
b)   É tributado em sede de IRS, mas não está sujeito a retenção na fonte.
c)   Está isento de IRS.
d)   Estas operações não estão sujeitas a IVA porque as aquisições se destinam a realizações de utilidade social.

Resolução: Trata-se de um rendimento do trabalho dependente (cat. A), de acordo com o art. 2º, n.º 1 al. a) e n.º 2 e nº 3, al. b) do CIRS, o qual, nos termos do art. 99º do CIRS e art. 2º-A do DL 42/91, de 22/01 está sujeito a retenção na fonte (que será calculada por aplicação das taxas previstas nas tabelas aprovadas anualmente através de Despacho, que têm em conta a remuneração mensal sujeita a IRS e a situação familiar do sujeito passivo - art. 3º do Dl n.º 42/91). Não se aplica, neste caso, o disposto no art. 2º, n.º 8 al. b) do CIRS, por não se verificarem reunidos os requisitos do art. 43º do CIRC.

Logo, a resposta correcta é: a).

Desde já obrigado pelo excelente trabalho.

Na Q06 pela tua explicação a resposta correcta seria a alínea b), mas assinalas-te no quadro como opção correcta a alínea c).

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"
« Responder #89 em: Fevereiro 13, 2014, 09:26:31 pm »
Desde já obrigado pelo excelente trabalho.

Na Q06 pela tua explicação a resposta correcta seria a alínea b), mas assinalas-te no quadro como opção correcta a alínea c).

Pois é. Obrigado por notares ;). Falta sempre trocar alguma coisa ;D.

Peço desculpa, mas a questão 15, da locação financeira, está a suscitar algumas dúvidas. Eu também deduzi o IVA, mas será que a otoc não vai dizer que não devíamos deduzir o IVA por eles não especificarem o tipo de equipamento? Visto terem colocado, responder exclusivamente com os dados fornecidos.
E o que acha da questão 45? Em relação à proposta dada pela colega Fátima, contabilistas. net? Cálculos por causa da Tx de derrama? Será que a resposta não está em nenhuma das opções?

Cumprimentos.

Eu deixei na página 5 (aqui) e página 6 o FiSC mais actualizado, praticamente tudo o que os @contabilisticas.net trouxeram, concordo.

Teremos de esperar, para ver o que a OTOC ditou. Eu na Q15, pareceu-me natural fazê-lo com IVA, com a informação disponível. Na Q45 os cálculos são feitas com a taxa da derrama, pois só assim é possível chegar ao resultado de 4.700€. Assim se a questão tivesse nenhuma das anteriores, era ok, mas de momento que é possível chegar-se ao valor, não há problema. Se for anulada, eles com certeza avisam, pois alguém terá de rever o exame e encontrar falhas ou enunciado mal elaborados.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2014, 09:42:24 pm por Dantedy »

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
10295 Visualizações
Última mensagem Novembro 12, 2014, 10:22:32 pm
por carlos nabais
19 Respostas
12364 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:05:51 pm
por Diana Batista
27 Respostas
11779 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:04:35 pm
por Diana Batista
30 Respostas
13652 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:05:08 pm
por Diana Batista
23 Respostas
10305 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 11:59:14 am
por Diana Batista

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.