collapse

Pesquisa

Votação

O meu resultado no exame é...!

Aprovado
84 (29.7%)
Não aprovado por 1 questão
25 (8.8%)
Não aprovado por 2 questões
27 (9.5%)
Não aprovado por 3 questões
24 (8.5%)
Não aprovado por 4 ou mais questões
73 (25.8%)
Não pretendo responder
4 (1.4%)
Não fiz exame
46 (16.3%)

Votos totais: 282

Votação encerrada: Novembro 14, 2014, 05:53:48 pm

O meu resultado no exame Outubro 2014

• 57 Respostas
  • 32011 Visualizações
*

Online Contabilistas.net

• 6230
  • 1026
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
« em: Outubro 30, 2014, 05:52:08 pm »
Caríssimos colegas e futuros colegas,

Tal como vem sucedendo aos longo das ultimas edições do exame de acesso a ordem venho deixar-vos um pequeno desafio que consiste em relatar-nos do vosso resultado no referido exame.
Hoje dia 30 de Outubro de 2014, saiu mais uma decisão quanto aos resultados dos exames de acesso a OTOC. Sei que não foi positivo para todos, sei das dificuldades que envolveram esta prova contudo e para quem obteve o "Aprovado" é de facto um estado de imensa alegria, pois é o reconhecimento de uma longa caminhada académica, parabéns a todos. Aos que não passaram ainda, gostava de deixar desde já um apoio incondicional para prestar auxilio em qualquer situação futura. Caso pretendam partilhem aqui neste lugar as vossas duvidas, pois é o espaço a vós dedicado.
Peço-vos um pouco de paciência a TODOS, e deixem o vosso VOTO, é extremamente importante para nós termos esse retorno.
Podem deixar um comentário sobre a utilidade para a vossa prestação do "contabilistas. net" nós gostamos de saber até que ponto podemos melhorar.

NOTA: Não esquecer de logo que tenham o numero de TOC, devem solicitar via mensagem pessoal ao administrador, a alteração do vosso grupo de acesso de "Estagiário OTOC" para TOC ou caso não pretendam ceder os elementos de identificação (Nome completo e número TOC), solicitam a alteração para o grupo "Técnico de Contabilidade.

Abraço
Por favor VOTEM!!
Boa sorte
« Última modificação: Outubro 30, 2014, 06:20:31 pm por contabilistas.net »
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline MLuzia14

• 153
  • 2
Re: O meu resultado no exame Outubro 2014
« Responder #1 em: Outubro 30, 2014, 08:09:59 pm »
É o 2º exame que vou, no primeiro obtive a nota final de 9 valores, neste exame obtive a nota final de 9,4 valores... O azar anda de braços dados comigo.

*

Offline acmg

• 53
  • 1
« Responder #2 em: Outubro 30, 2014, 10:07:12 pm »
Olá a todos, é o segundo exame que vou fazer e chumbei por 3 questões.
A minha dúvida é que respondi a algumas questões com base na resolução de exames anteriores e qual não foi o meu espanto quando vejo que questões muito parecidas, estão erradas. No caso da questão do ativo detido para venda, no exame de Fevereiro de 2012, Os valores a considerar (o mais baixo dos dois), era o valor do activo a 31 de Dezembro e a quantia recuperável na data da intenção de não vender.

A questão 35 dos fluxos de caixa, em exames anteriores não eram considerados os valores das redução/ diminuição dos inventários. Neste exame esse valor foi considerado.
Chego à conclusão que quanto mais estudo, menos sei.
Será que posso reclamar estas situações à ordem?

Beijinhos,
Andrea

*

Offline SIRPHEAR

• **
  • 8
  • 2
« Responder #3 em: Outubro 30, 2014, 11:13:54 pm »
A minha dúvida é que respondi a algumas questões com base na resolução de exames anteriores e qual não foi o meu espanto quando vejo que questões muito parecidas, estão erradas. No caso da questão do ativo detido para venda, no exame de Fevereiro de 2012, Os valores a considerar (o mais baixo dos dois), era o valor do activo a 31 de Dezembro e a quantia recuperável na data da intenção de não vender.

A questão 35 dos fluxos de caixa, em exames anteriores não eram considerados os valores das redução/ diminuição dos inventários. Neste exame esse valor foi considerado.

Beijinhos,
Andrea

Boa noite Colega,

Relativamente à questão dos fluxos de caixa, aquilo que tens que apurar são os fluxos de caixa associados aos recebimentos de clientes, pagamentos a fornecedores e pagamentos ao pessoal. A tua dúvida prende-se com a apuramento dos pagamentos a fornecedores. Aqui, a formula que usas é: Saldo inical + Compras = Saldo final + Pagamentos. Por vezes nos exames, é te dado o valor das compras, por outras vezes, tens que o calcular, e ai, tens que utilizar  a variação (aumento ou redução) dos inventários, utilizando a seguinte formula: Saldo inicial + Compras = CMVMC + Saldo final. Quando te é dado diretamente o valor das compras, não precisas utilizar a variação dos invetários.
Relativamente à questão do ativo detido para venda, a regra é que, quando transferes de ativo detido para venda para ativo fixo tangível (que anteriormente foi requalificado de ativo fixo tangível para ativo detido para venda), consideras o menor dos dois valores - quantia recuperável ou quantia escritura antes do ativo ser classficado como detido para venda, ajustada por qualquer depreciação que teria sido reconhecida se o ativo se mantivesse desde o inicio em ativo fixo tangível - Ver NCRF 8 § 26 e 27. Neste caso, € 40.000.

Espero ter ajudado!

*

Offline Sir Marco

• 82
  • 3
« Responder #4 em: Outubro 31, 2014, 12:16:03 am »
Boa noite a todos.

Finalmente o tão desejado aprovado.

Quero agradecer a todos os membros que de uma forma ou de outra foram importantíssim os nesta minha/nossa conquista.
   Para quem ainda não consegui, não desistam, uma derrota só é derrota, quando se cai e não se tenta levantar novamente. Para quem finalmente consegui o tão desejado APROVADO, parabéns e felicidades
   Uma vez mais, os meus sinceros agradecimentos aos membros deste site, pois sem eles, nada disto seria possível....

;D ;D ;D ;D ;D ;D
sem mais,
     Marco Custódio

*

Offline VanessaSousa91

• **
  • 35
  • 0
« Responder #5 em: Outubro 31, 2014, 09:29:52 am »
Bom dia,

Quais as questões possíveis de reclamação na vossa opinião ?

*

Offline ivone moreira

• **
  • 47
  • 0
« Responder #6 em: Outubro 31, 2014, 10:01:17 am »
É verdade!! Já saiu!!

Desta vez eu passei, foi à 2ª tentativa.

Este site, fez toda a diferença no objetivo alcançado!!!

Muito, muito, mas muito obrigada a todos quantos contribuem para que ele se faça com a qualidade que o caracteriza!!

Irei continuar a contribuir com o que sei (ou penso que sei), e assim com esta interação de saberes todos ficaremos a ganhar!!

Mais uma vez um MUITO OBRIGADA pelo contributo precioso.

Ivone

*

Offline ivone moreira

• **
  • 47
  • 0
« Responder #7 em: Outubro 31, 2014, 10:36:54 am »
Tens que imprimir a grelha de correcção que está lá no site da ordem (ou tb a podes obter aqui no forum), e comparar com as tuas respostas; é suposto teres ficado com o enunciado do exame onde assinalaste as tuas respostas dadas.

Contas tuas respostas corretas e multiplicas por 0,4 valores, e subtrais as tuas respostas erradas que multiplicas por -0,1 valores, e obtens a tua classificação.

Espero ter ajudado

*

Offline C@rl@

• **
  • 44
  • 0
« Responder #8 em: Outubro 31, 2014, 10:37:20 am »
Caríssimos colegas

Como sabem a vossa pontuação se ainda não saiu a grelha de correção?
Será que me podem esclarecer?

Melhores Cumprimentos
Carla Santos

*

Offline filipa7

• 75
  • 4
« Responder #9 em: Outubro 31, 2014, 10:39:50 am »
A grelha está aqui: http://www.otoc.pt/pt/noticias/resultados-dos-exames-de-avaliacao-profissional/

E já alguns colegas colocaram um tópico com o pdf.

*

Offline João Medeiros

• 73
  • 3
« Responder #10 em: Outubro 31, 2014, 11:08:12 am »
Aprovado :D

Quero agradecer a este fórum! As resoluções dos exames anteriores foram fundamentais.

*

Offline patriciafagundes

• 293
  • 6
« Responder #11 em: Outubro 31, 2014, 11:42:19 am »
Parabéns a todos os colegas que receberam o tão desejado APROVADO  :P

esta foi a minha 2ª tentativa e infelizmente chumbei por quatro questões  :-\
mas acredito com mais dedicação que passo em Janeiro!!!

estou é com uma duvida a legislação devemos levar a referente a 2014 ou a referente a 2015???

Parabéns!!!
Patrícia

*

Offline acmg

• 53
  • 1
« Responder #12 em: Outubro 31, 2014, 12:27:39 pm »

Beijinhos,
Andrea

Boa noite Colega,

Relativamente à questão dos fluxos de caixa, aquilo que tens que apurar são os fluxos de caixa associados aos recebimentos de clientes, pagamentos a fornecedores e pagamentos ao pessoal. A tua dúvida prende-se com a apuramento dos pagamentos a fornecedores. Aqui, a formula que usas é: Saldo inical + Compras = Saldo final + Pagamentos. Por vezes nos exames, é te dado o valor das compras, por outras vezes, tens que o calcular, e ai, tens que utilizar  a variação (aumento ou redução) dos inventários, utilizando a seguinte formula: Saldo inicial + Compras = CMVMC + Saldo final. Quando te é dado diretamente o valor das compras, não precisas utilizar a variação dos invetários.
Relativamente à questão do ativo detido para venda, a regra é que, quando transferes de ativo detido para venda para ativo fixo tangível (que anteriormente foi requalificado de ativo fixo tangível para ativo detido para venda), consideras o menor dos dois valores - quantia recuperável ou quantia escritura antes do ativo ser classficado como detido para venda, ajustada por qualquer depreciação que teria sido reconhecida se o ativo se mantivesse desde o inicio em ativo fixo tangível - Ver NCRF 8 § 26 e 27. Neste caso, € 40.000.

Espero ter ajuda

Muito obrigada.

*

Offline acmg

• 53
  • 1
« Responder #13 em: Outubro 31, 2014, 12:29:03 pm »
Muito obrigada pela explicação.

« Responder #14 em: Outubro 31, 2014, 12:39:54 pm »
Bom dia,

Consegui o tão desejado Aprovado :)

Obrigada ao contabilistas na net pois os testes diários ajudaram bastante.

A quem não conseguiu não desanimem.

Boa sorte a todos

Cumprimentos

Joana