Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Recurso Q06

96 Respostas    45.336 Visualizações

Iniciado por Carlaspg, Fevereiro 22, 2015, 10:28:31 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carlaspg

Uma vez que respondi à pergunta concretamente e nao ao enunciado...
Logo.... "Sendo o contacto impossivel"
Acabei por chumbar por 1 questao. Penso que só poderei recorrer desta.
Mesmo assim sem muita esperança. Para mim aquilo não sao rasteiras sao mesmo questoes mal formuladas :(

umbelina

Também me encontro nesta situação e é a única pergunta que vejo logica para pedir revisão da prova.
Vau dando dicas

Susana Batista

Estapergunta tem uma serie de rasteiras... Por um lafo diz no enunciado que RIta foi para o Brasil e nao voltou a contactar a empresa, mas na questão diz "contactou-a" o que da a entender que o contato foi estabelecido...

Esta parece dificil.... :-X

Susana Batista

umbelina

No meu entender esta questão tem 2 respostas verdadeiras
se ligar para a OTOC será que dizem a nota?

Dantedy

Sendo o contacto impossível = afirmação de que o contacto não foi sequer realizado ou foi impossível o TOC substituto contacta-la - ou seja, nunca foi dito ou sequer referido isso no enunciado, pelo contrário, o TOC substituto contactou-a.

Existiriam de certeza duas respostas corretas caso estivesse: "Se o contacto for impossível" = implica uma hipótese.

Se devem recorrer? É sempre uma decisão vossa (já vi questões a serem aceites em recurso, do qual não contava que fossem), mas cabe a mim alertar-vos da objectividade da questão e o que poderão ouvir da OTOC.

Cumprimentos,

Anedil Costa

Susana Batista

Colegas, esta parece ser a unica que podemos arranjar alguma fundamentação, parece-me dificil, mas o TOC que vigiou o meu exame disse que um recurso bem fundamentado pode ser aceite,,, vamos trabalhar nesse sentido e partilhando as nossas ideias.

Pode ser que se consiga, afinal precisamos apenas de uma questão.

Susana Batista

Susana Batista

Citação de: umbelina em Fevereiro 22, 2015, 06:55:17 PM
No meu entender esta questão tem 2 respostas verdadeiras
se ligar para a OTOC será que dizem a nota?

Nao dizem a nota, para saberes tens de pedir recurso e pagar 100€... Enviam copia da prova para verificares....

Carlaspg

Sim é verdade... o enunciado diz que a contactou.
Porem, em lado nenhum está escrito que o Toc sucessor tem que dar todos
os esclarecimentos ao novo Toc por escrito.
Somente que os tem que dar.
Assim e infelizmente entendi que aqui estaria uma rasteira.

Inês Abrantes

Eu não entendo a resposta da Ordem....... diz que são deveres de Rita Ramos...mas no art 56, nº2 EOTOC diz que quem substitui é quem contacta por escrito o TOC anterior. Não é o que diz? Como é que a Ordem diz que a resposta certa é essa ....????? Alguém me consegue explicar???

Cumprimentos,

Inês

Fábio Simões

Boa tarde

Cara ines, após novo TOC ter enviado carta deontologica ao TOC Anterior, o TOC anterior tem por disposto do Artigo 17.º Lealdade entre técnicos oficiais de contas do CDTOC, o n.º4 diz
"São deveres do técnico oficial de contas antecessor:
a) Informar o novo técnico oficial de contas, no prazo máximo de 30 dias após a comunicação referenciada no n.º 2, se foi ou não ressarcido dos seus créditos;
b) Comunicar-lhe todas as circunstâncias que possam influenciar a sua decisão de aceitar ou não a proposta contratual."

Complementarmente:
o n.º 2 do presente artigo diz, que sempre que um TOC seja solicitado a substituir outro tOC deve, previamente à aceitação do serviço, solicitar-lhe esclarecimentos sobre a existência de quantias em dívida, não devendo aceitar as funções.
Mestre Fábio Simões

sofia_cont

Boa noite,

Caros colegas encontro-me na mesma situação, chumbei por uma, e esta errei, e escolhi a mesma que vocês... "sendo o contacto com rita ramos impossivel...".

realmente no texto diz "contactou-a" e bem, mas foi sucedido o contacto? É relevante? pergunto isto pk se no nº3 (nossa resposta) do artigo 17º do codigo, diz "sempre que o contacto a que alude o numero anterior se revele impossivel....", ora o contacto do numero 2 do mesmo art. refere ".... solicitar-lhe esclarecimentos sobre a existencia de quantias em divida....", entao eu pergunto, como posso solicitar algo alguem se o contacto nao foi bem sucedido? Se do outro lado nao atendem o contacto nao fica estabelecido de acordo com este numero 2. Deve ser por escrito? Diz em algum sitio de que forma deve ser feito esse contacto?
No texto anterior á questao, nao explicita de que forma foi feito o contacto.

Depois tb me questiono quando no final da questao temos: "....é verdade que:"
Mas a resposta que escolhemos é mentira? é menos verdade? é mais mentira? Ou simplesmente nao é a melhor resposta? Mas a outra é melhor em quê?

Colegas, eu posso estar a pegar de forma errada na questao e msm na resposta, mas sinceramente o desespero leva a questionar-me sobre muitas coisas.

Obrigada,
M.Oliveira

chenriques

Boa noite!
Alguém me pode ajudar a  preencher a modelo 39 em formato xml.
Já tentei preencher seguindo as instruções da AT mas ao validar da-me logo erro no inicio.
Obrigada
Cláudia

patriciafagundes

Boa Noite
Colega Sofia_cont,
sou da mesma opinião!!!
e mais a trás no enunciado diz:" ... teve uma longa discussão com o gerente...., após a qual não voltou a aparecer nem a contactar a empresa."...... " ... cessar as funções de toc na .... enviada já do brasil, alegando ter emigrado para aquele país."

Ou seja, deduzi que a empresa tinha ficado sem o contacto da Rita e Logo, o Toc Tinha contactado para solicitar esclarecimentos, como não diz se o contacto foi conseguido, deduzi que não tinha sido com sucesso.

como vão fundamentar o vosso recurso nesta questão???
Obrigada
Patrícia

Catarina Oliveira

Olá colegas,

Chumbei por uma questão e gostava de recorrer com esta questão mas após várias análises parece-me que não vou conseguir ter razão. A minha resposta foi: "Sendo o contacto com a Rita Ramos impossível..."

Vejamos, a resposta por eles considerada correta está exatamente igual no art. 17º nº 4. Por isso acho difícil termos razões para discordar da OTOC, no entanto não considero que a minha resposta está totalmente incorreta.

A minha ideia é:

De facto o texto refere que Domingos contactou Rita para solicitar alguns esclarecimentos mas não refere que foi por escrito e o artº 56º nº 2 do Estatuto diz que o novo TOC deve, contactar por escrito, o TOC cessante para se certificar q os honorários se encontram pagos e caso não estejam, pelo nº 4 do mesmo artº, não deve assumir a responsabilidade pela contabilidade.

E ainda, pelo artº 17º nº 2 do Código Deontológico, o novo TOC deve solicitar esclarecimentos, ao TOC cessante, das quantias em dívida.

Ora, pelo artº anteriormente referido esses esclarecimentos são efetuados de forma escrita e pelo nº3 do artº17º : SEMPRE que o contacto se revele impossível, o TOC dá conhecimento desse facto ao conselho directivo da Ordem.

Analisando as palavras da OTOC: Sendo o contacto impossível (podemos dizer que o contacto, por escrito, foi impossível, pois como foi para o Brasil não sabemos a morada dela ou não temos qualquer possibilidade de obter um contacto dela), Domingos terá obrigatoriamente de dar conhecimento (podemos argumentar dizendo que o artº 17º diz "SEMPRE que o contacto se revele impossível"....

Penso que será muito difícil a OTOC aceitar estes argumentos mas o que acham?
É difícil, psicologicamente, aceitar que chumbámos por uma questão e o próximo exame pode correr ainda pior. Esta é mesma a única questão que penso que poderei ter razão.

Cumprimentos,
Catarina Oliveira

Dantedy

A meu ver, a dúvida criada foi porque a TOC Rita foi ao Brasil e deixou a TIMT e desapareceu. No entanto contactou a OTOC e depois é dito que o TOC sucessor contactou-a. É mesmo uma questão de jogos psicológicos.

No exame de OTOC, temos de ter conhecimento para estarmos aptos a responder cada questão, mas também é necessário poder de interpretação e atenção aos detalhes (palavras chaves) e nervos de acção, para não cairmos nos jogos psicológicos. Talvez a OTOC aceite apenas em recurso a resposta "sendo o contato impossível"...

Eu se fosse Júri, apenas aceitava aqueles que só precisam de uma questão e que trouxessem uma argumentação convincente.

cumprimentos,

Anedil Costa