Editar as notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Menu principal

Restaurante

Iniciado por aldareis, Outubro 13, 2015, 12:00:37 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

aldareis

Bom dia colegas,

Vou iniciar a contabilidade de um restaurante, e estou com algumas duvidas como contabilizar alguns artigos.
-A compra de bebidas, nomeadamente: vinho, cerveja, sumos, água, cafe, devo considerar como mercadoria (311), ou como mat-prima (312)?
-Quando se trata da compra de legumes, fruta, pão, queijo, manteigas etc, levo a mat-prima (312)?
Ou devo incluir tudo em mercadorias?
Obrigada
Alda Reis

Rita Ferreira

Bom dia colega,

Na minha opinião, vinho, cerveja, sumos, água, café, fruta, pão, queijo e manteigas contabiliza como mercadoria, legumes, carne, peixe e mariscos, como matéria prima uma vez que estes produtos são para produzir refeições...

Cumprimentos!
Rita Ferreira

nunomcastro

Citação de: Rita Ferreira em Outubro 13, 2015, 12:10:02 PM
Bom dia colega,

Na minha opinião, vinho, cerveja, sumos, água, café, fruta, pão, queijo e manteigas contabiliza como mercadoria, legumes, carne, peixe e mariscos, como matéria prima uma vez que estes produtos são para produzir refeições...

Também concordo, a diferença será entre os produtos que são para venda e os que são transformados numa refeição.

Fernando Costa

Na minha opinião, isso vai implicar que o programa de faturação, tenha duas series distintas, uma para a venda de mercadorias,  outra para a prestação de serviços...penso eu.
Vai ser complicado, quando o empregado estiver a fazer a conta, tem que tirar duas faturas?
Todos os produtos consumidos numa refeição, são matéria prima, incluindo o vinho, entradas, sobremesas (doces), frutas, etc. São consumidos na refeição. Segundo a experiência, numa atividade de restaurante, etc, são mercadorias, se o estabelecimento comercializar, o tabaco, as chicletes, chocolates, batatas fritas, gelados (vendidos ao balcão), e tudo o mais que se venda ao balcão, sem ser consumido nas mesas em refeições, petiscos, etc.
Cprs
FC

nunomcastro

Citação de: Fernando Costa em Outubro 13, 2015, 01:48:46 PM
Na minha opinião, isso vai implicar que o programa de faturação, tenha duas series distintas, uma para a venda de mercadorias,  outra para a prestação de serviços...penso eu.
Vai ser complicado, quando o empregado estiver a fazer a conta, tem que tirar duas faturas?
Todos os produtos consumidos numa refeição, são matéria prima, incluindo o vinho, entradas, sobremesas (doces), frutas, etc. São consumidos na refeição. Segundo a experiência, numa atividade de restaurante, etc, são mercadorias, se o estabelecimento comercializar, o tabaco, as chicletes, chocolates, batatas fritas, gelados (vendidos ao balcão), e tudo o mais que se venda ao balcão, sem ser consumido nas mesas em refeições, petiscos, etc.
Cprs
FC

Colega não percebi a parte das duas séries, uma vez que estamos a falar da compra, não da venda.

Fernando Costa

Se compra mercadorias, tem que vender mercadorias.
Se compra materias primas, tem que vender produtos ou prestar serviços.

Cprs
FC

nunomcastro

Colega sabe indicar-me a legislação correspondente? Tinha ideia que nada impedia o restaurante de faturar no mesmo documento mercadorias e matérias primas.

Rita Ferreira

Cprs
FC

Boa tarde,

permita-me discordar... a fatura da restauração, pode incluir:
Entradas (composto por pão, azeitonas e manteigas) - classifica a venda como venda de mercadorias
Refeição sopa, prato principal - classifica como venda de produtos acabado
Sobremesa - classifica como venda de produtos acabado
Bebidas/Café - classifica a venda como venda de mercadorias

Não tem de obrigatoriamente ter 2 faturas...isto não acontece em lado nenhum...

Tem é de fazer a contabilização em função do que compra...
se compra mercadorias, vende como mercadorias
se compra matérias primas, vende como produto acabado

Cumprimentos!
Rita Ferreira

Rita Ferreira

Citação de: nunomcastro em Outubro 13, 2015, 02:09:40 PM
Colega sabe indicar-me a legislação correspondente? Tinha ideia que nada impedia o restaurante de faturar no mesmo documento mercadorias e matérias primas.

Colega,

Não existe tal limitação...deve faturar tudo no mesmo documento... depois a classificação da venda é que têm de ser respeitada...
compra mercadoria, vende mercadoria
compra matéria prima, vende produto acabado... (até porque a maior parte das matérias primas são à taxa de Iva reduzido, e o produto acabado, as refeições propriamente ditas são à taxa de 23%)
Cumprimentos!
Rita Ferreira

nunomcastro

Citação de: Rita Ferreira em Outubro 13, 2015, 02:16:39 PM
Cprs
FC

Boa tarde,

permita-me discordar... a fatura da restauração, pode incluir:
Entradas (composto por pão, azeitonas e manteigas) - classifica a venda como venda de mercadorias
Refeição sopa, prato principal - classifica como venda de produtos acabado
Sobremesa - classifica como venda de produtos acabado
Bebidas/Café - classifica a venda como venda de mercadorias

Não tem de obrigatoriamente ter 2 faturas...isto não acontece em lado nenhum...

Tem é de fazer a contabilização em função do que compra...
se compra mercadorias, vende como mercadorias
se compra matérias primas, vende como produto acabado

Pois eu também tenho este entendimento daí ter perguntado.

Fernando Costa

Eu fiz a observação, meramente por uma questão técnica. Aliás, tive o cuidado de colocar a interrogação. Mas pronto.
Mas já agora, como é que depois classificam as vendas das mercadorias? Andam a ver documento a documento as mercadorias que estão incluídas em cada fatura emitida? Isto num restaurante com um movimentozinho, vai ser complicado. Ou vão criar famílias, e no fim do mês tiram o mapa de venda por famílias? Se sim, tudo bem...mas continuo a dizer que um café tirado na máquina, nunca é uma venda de mercadoria. Existe transformação.
Cprs
FC

jana1821

Boa Tarde,

Eu vou tentar procurar a legislação, mas creio que nos restaurantes só são consideradas vendas quando é vendas para fora (take-away), de resto na atividade de um restaurante independentemente do que compra é prestação de serviços. Digo isto, pois saíram vários exercícios em exames de ingresso à OCC que falam sobre este assunto.

Sobre a questão inicial do colega, penso que todos os produtos que são transformados são matérias-primas, tudo o que é adquirido e vendido diretamente é mercadorias.
Cumprimentos
Joana Pereira

debsousa

Já fiz há alguns anos contabilidade de um restaurante/bar e o procedimento era classificar as faturas de venda em prestações de serviços, exceto tabaco, batata-frita de pacote, chocolates, chiclets etc. as faturas discriminavam o que seria refeição e o que não era.
Quanto às compras era tudo 312 com excepção dos artigos já mencionados.
Cumprimentos,
Débora Sousa

Jose Manuel C.C.Delfino

Boa tarde
E com as bebidas (incluídas na refeição ou vendidas ao balcão) como registar essa compra?

Jose Manuel C.C.Delfino

e se for tudo a mercadorias? MP+MOD+GGF PA aplicado a um
restaurante ou snack? Eu tenho um problema desses. Tenho tentado respeitar o que é para produzir e o que é para vendar, mas por vezes é difícil saber porque se pode aplicar nas duas funções. e aqui que critério utilizar?