collapse

Pesquisa



Deslocações e Estadas - Dedução do IVA

  • 6 Respostas
  • 7846 Visualizações
Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« em: Novembro 04, 2018, 07:27:08 pm »
Bom dia,

As despesas suportadas com transportes, estadas, refeições suportadas por trabalhadores dependentes da empresa por motivos de deslocação destes fora do local de trabalho mediante a apresentação de um documento comprovativo são classificadas como Deslocações e Estadas e aceites como gastos para efeitos de IRC.

Mas e relativamente ao IVA, ainda não consegui entender se posso deduzir o IVA ou não, refiro-me essencialmente a custos com transportes públicos, passagens aéreas, portagens, etc.

Encontrei várias opiniões a informar que o IVA seria dedutível no entanto o a al. c) do n.º 1 do art. 21 do CIVA parece não permitir essa dedução:

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
c) Despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens;



Alguém me pode ajudar nesta questão?

Obrigado

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #1 em: Novembro 05, 2018, 11:33:56 am »
Bom dia,

Eu não deduzo o Iva desses documentos.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline NR

  • **
  • 20
  • 1
  • Sexo: Masculino
  • "Gerir é trabalhar sem buscar protagonismo..."
Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #2 em: Novembro 05, 2018, 03:45:25 pm »
Boa tarde,

Eu também não costumo deduzir o IVA desse tipo de despesas.

*

Offline nelsonm

  • ***
  • 141
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #3 em: Novembro 05, 2018, 10:35:47 pm »
Boa noite,

Este tema, pelo que já tenho reparado, tem suscitado algumas dúvidas. Há várias opiniões sobre a dedução do IVA nesta situações. No entanto, eu concordo com os colegas, e também não costumo deduzir o imposto.

Porém, há que ter em conta o art. 21º CIVA, nomeadamente o nº 2 do artigo que remete para situações em que não se verifica a exclusão do direito à dedução.

2 - Não se verifica, contudo, a exclusão do direito à dedução nos seguintes casos:

              a) Despesas mencionadas na alínea a) do número anterior, quando respeitem a bens cuja venda ou exploração constitua objecto de actividade do sujeito passivo, sem prejuízo do disposto na alínea b) do mesmo número, relativamente a combustíveis que não sejam adquiridos para revenda;
              b) Despesas relativas a fornecimento ao pessoal da empresa, pelo próprio sujeito passivo, de alojamento, refeições, alimentação e bebidas, em cantinas, economatos, dormitórios e similares;
              c) Despesas mencionadas nas alíneas a) a d) do número anterior, quando efectuadas por um sujeito passivo do imposto agindo em nome próprio mas por conta de um terceiro, desde que a este sejam debitadas com vista a obter o respectivo reembolso;
              d) Despesas mencionadas nas alíneas c) e d), com excepção de tabacos, ambas do número anterior, efectuadas para as necessidades directas dos participantes, relativas à organização de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares, quando resultem de contratos celebrados directamente com o prestador de serviços ou através de entidades legalmente habilitadas para o efeito e comprovadament e contribuam para a realização de operações tributáveis, cujo imposto é dedutível na proporção de 50 %;
              e) Despesas mencionadas na alínea c) e despesas de alojamento, alimentação e bebidas previstas na alínea d), ambas do número anterior, relativas à participação em congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares, quando resultem de contratos celebrados directamente com as entidades organizadoras dos eventos e comprovadament e contribuam para a realização de operações tributáveis, cujo imposto é dedutível na proporção de 25 %.


Espero ter ajudado.

Bom dia,

As despesas suportadas com transportes, estadas, refeições suportadas por trabalhadores dependentes da empresa por motivos de deslocação destes fora do local de trabalho mediante a apresentação de um documento comprovativo são classificadas como Deslocações e Estadas e aceites como gastos para efeitos de IRC.

Mas e relativamente ao IVA, ainda não consegui entender se posso deduzir o IVA ou não, refiro-me essencialmente a custos com transportes públicos, passagens aéreas, portagens, etc.

Encontrei várias opiniões a informar que o IVA seria dedutível no entanto o a al. c) do n.º 1 do art. 21 do CIVA parece não permitir essa dedução:

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
c) Despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens;



Alguém me pode ajudar nesta questão?

Obrigado

*

Offline Rui2

  • ***
  • 176
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #4 em: Novembro 06, 2018, 09:29:09 am »
Bom dia
Se encontrou opiniões diferentes estão erradas porque,  nas situações que descreve,  não há dúvida que o IVA não é dedutivel.

Bom dia,

As despesas suportadas com transportes, estadas, refeições suportadas por trabalhadores dependentes da empresa por motivos de deslocação destes fora do local de trabalho mediante a apresentação de um documento comprovativo são classificadas como Deslocações e Estadas e aceites como gastos para efeitos de IRC.

Mas e relativamente ao IVA, ainda não consegui entender se posso deduzir o IVA ou não, refiro-me essencialmente a custos com transportes públicos, passagens aéreas, portagens, etc.

Encontrei várias opiniões a informar que o IVA seria dedutível no entanto o a al. c) do n.º 1 do art. 21 do CIVA parece não permitir essa dedução:

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
c) Despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens;



Alguém me pode ajudar nesta questão?

Obrigado

Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #5 em: Novembro 07, 2018, 08:47:50 am »
Agradeço a todos os comentários e a ajuda para tentar entender está situação.

Vejo que é de a opinião geral que não devemos deduzir o IVA em deslocações e estadas, no entanto a Ordem já emitiu vários pareceres em pedidos de esclarecimento a informar que o IVa da Via Verde podia ser deduzido.

Eu fico com dúvidas, porque assim já é possível deduzir o IVA em um gasto classificado como deslocações e estadas.

Será que pode haver alguns gastos assim classificados em que é possível deduzir o IVA e outros não?

Se assim for quais seriam os gastos em que se poderia deduzir o IVA?

Obrigado

*

Offline Rui2

  • ***
  • 176
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Deslocações e Estadas - Dedução do IVA
« Responder #6 em: Novembro 09, 2018, 10:11:19 am »
Em termos fiscais as portagens são tratadas como despesas com viaturas e não como deslocações e estadas.
Seguem as regras previstas para viaturas em IRC e em IVA. Daí a minha afirmação

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
5034 Visualizações
Última mensagem Abril 25, 2013, 04:42:33 pm
por Fátima V
3 Respostas
4771 Visualizações
Última mensagem Agosto 22, 2013, 11:41:55 am
por AndreiaM
11 Respostas
26721 Visualizações
Última mensagem Setembro 27, 2013, 05:34:03 pm
por debsousa
1 Respostas
3510 Visualizações
Última mensagem Junho 25, 2015, 10:21:40 am
por is
1 Respostas
1850 Visualizações
Última mensagem Novembro 30, 2018, 06:02:41 pm
por Cláudia_Magalhães

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30