Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Deslocações e Estadas - Dedução do IVA

6 Respostas    11.015 Visualizações

Iniciado por Bruno Miguel Calado Cunha, Novembro 04, 2018, 07:27:08 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Bruno Miguel Calado Cunha

Bom dia,

As despesas suportadas com transportes, estadas, refeições suportadas por trabalhadores dependentes da empresa por motivos de deslocação destes fora do local de trabalho mediante a apresentação de um documento comprovativo são classificadas como Deslocações e Estadas e aceites como gastos para efeitos de IRC.

Mas e relativamente ao IVA, ainda não consegui entender se posso deduzir o IVA ou não, refiro-me essencialmente a custos com transportes públicos, passagens aéreas, portagens, etc.

Encontrei várias opiniões a informar que o IVA seria dedutível no entanto o a al. c) do n.º 1 do art. 21 do CIVA parece não permitir essa dedução:

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
c) Despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens;

Alguém me pode ajudar nesta questão?

Obrigado

debsousa

Bom dia,

Eu não deduzo o Iva desses documentos.
Cumprimentos,
Débora Sousa

NR

Boa tarde,

Eu também não costumo deduzir o IVA desse tipo de despesas.

nelsonm

Boa noite,

Este tema, pelo que já tenho reparado, tem suscitado algumas dúvidas. Há várias opiniões sobre a dedução do IVA nesta situações. No entanto, eu concordo com os colegas, e também não costumo deduzir o imposto.

Porém, há que ter em conta o art. 21º CIVA, nomeadamente o nº 2 do artigo que remete para situações em que não se verifica a exclusão do direito à dedução.

2 - Não se verifica, contudo, a exclusão do direito à dedução nos seguintes casos:

a) Despesas mencionadas na alínea a) do número anterior, quando respeitem a bens cuja venda ou exploração constitua objecto de actividade do sujeito passivo, sem prejuízo do disposto na alínea b) do mesmo número, relativamente a combustíveis que não sejam adquiridos para revenda;
              b) Despesas relativas a fornecimento ao pessoal da empresa, pelo próprio sujeito passivo, de alojamento, refeições, alimentação e bebidas, em cantinas, economatos, dormitórios e similares;
              c) Despesas mencionadas nas alíneas a) a d) do número anterior, quando efectuadas por um sujeito passivo do imposto agindo em nome próprio mas por conta de um terceiro, desde que a este sejam debitadas com vista a obter o respectivo reembolso;
              d) Despesas mencionadas nas alíneas c) e d), com excepção de tabacos, ambas do número anterior, efectuadas para as necessidades directas dos participantes, relativas à organização de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares, quando resultem de contratos celebrados directamente com o prestador de serviços ou através de entidades legalmente habilitadas para o efeito e comprovadamente contribuam para a realização de operações tributáveis, cujo imposto é dedutível na proporção de 50 %;
              e) Despesas mencionadas na alínea c) e despesas de alojamento, alimentação e bebidas previstas na alínea d), ambas do número anterior, relativas à participação em congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares, quando resultem de contratos celebrados directamente com as entidades organizadoras dos eventos e comprovadamente contribuam para a realização de operações tributáveis, cujo imposto é dedutível na proporção de 25 %.

Espero ter ajudado.

Citação de: Bruno Miguel Calado Cunha em Novembro 04, 2018, 07:27:08 PM
Bom dia,

As despesas suportadas com transportes, estadas, refeições suportadas por trabalhadores dependentes da empresa por motivos de deslocação destes fora do local de trabalho mediante a apresentação de um documento comprovativo são classificadas como Deslocações e Estadas e aceites como gastos para efeitos de IRC.

Mas e relativamente ao IVA, ainda não consegui entender se posso deduzir o IVA ou não, refiro-me essencialmente a custos com transportes públicos, passagens aéreas, portagens, etc.

Encontrei várias opiniões a informar que o IVA seria dedutível no entanto o a al. c) do n.º 1 do art. 21 do CIVA parece não permitir essa dedução:

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
c) Despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens;

Obrigado

Rui2

Bom dia
Se encontrou opiniões diferentes estão erradas porque,  nas situações que descreve,  não há dúvida que o IVA não é dedutivel.

Citação de: Bruno Miguel Calado Cunha em Novembro 04, 2018, 07:27:08 PM
Bom dia,

Obrigado

Bruno Miguel Calado Cunha

Agradeço a todos os comentários e a ajuda para tentar entender está situação.

Vejo que é de a opinião geral que não devemos deduzir o IVA em deslocações e estadas, no entanto a Ordem já emitiu vários pareceres em pedidos de esclarecimento a informar que o IVa da Via Verde podia ser deduzido.

Eu fico com dúvidas, porque assim já é possível deduzir o IVA em um gasto classificado como deslocações e estadas.

Será que pode haver alguns gastos assim classificados em que é possível deduzir o IVA e outros não?

Se assim for quais seriam os gastos em que se poderia deduzir o IVA?

Obrigado

Rui2

Em termos fiscais as portagens são tratadas como despesas com viaturas e não como deslocações e estadas.
Seguem as regras previstas para viaturas em IRC e em IVA. Daí a minha afirmação