Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

REDUÇÃO DE SALÁRIO

14 Respostas    18.854 Visualizações

Iniciado por tiagocosta85, Março 02, 2012, 02:46:31 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagocosta85

Boa tarde a todos,
pedia a vossa ajuda para esta situação:
Uma empresa está em redução de custos e chegou a acordo com um funcionário para reduzirem o salário.
O que se deve fazer para efectivar esta redução salarial?

obrigado

TANI

Ola,

A redução de salário pode ser feita desde que exista acordo entre as partes, assim deve ser assinado por ambas as partes um documento, uma espécie de aditamento ao contrato e posteriormente enviada uma copia para a segurança social e ACT.

Espero ter ajudado.

tiagocosta85

obrigado pela ajuda.....mas por acaso não tem uma minuta desse documento?

slimline0_1

Boas,

Eu penso que a redução de salário, ainda que com acordo assinado pelas partes continua aser ilegal, pois pode sempre presumir-se que se verificou coacção psicoloógica da entidade patronal sobre o empregado na assinatura do mesmo.

Se recentemente saiu alguma nova legislação que contrarie o anterior princípio, desconheço...

CristinaA

Cristina

Isaura Sobral

Olá,

Conforme já foi referido, no setor privado, não se pode reduzir o salário, mesmo por mutuo acordo.
O código do trabalho proíbe a redução salarial, excepto em situações de lay-off ou a redução do tempo de trabalho.
Contudo, existem complementos de salário que não constituem direitos contratuais que podem ser reduzidos ou mesmo suprimidos.

Cumpts,
IS

tiagocosta85

Mas acabei de ligar para a segurança social e disseram-me que podia reduzir o salário, bastando para isso a assinatura de um documento pelo trabalhador.! Em que ficamos?

tiagocosta85

Mas sendo ilegal, haverá alguma forma de contornar a situação? Tipo se o trabalhador passa a trabalhar apenas em part-time? Como se pode fazer essa alteração?

CristinaA

Penso que tem que se avisar a ACT (Autoridades para as condições Trabalho) da alteração de horário...
Cristina

zapamato

Até aprovação de Legislação, a redução de Salário é inconstitucional.

Isaura Sobral

Citação de: tiagocosta85 em Março 08, 2012, 04:21:35 PM
Mas sendo ilegal, haverá alguma forma de contornar a situação? Tipo se o trabalhador passa a trabalhar apenas em part-time? Como se pode fazer essa alteração?

Se reparar na mensagem que lhe antecede, respondi a isso!
Obviamente, se há redução do tempo de trabalho é legimito que haja redução do vencimento.

IS

Patrícia Valente

Olá!

De facto, a redução de salário não é legal.
Contudo, na notícia do Jornal Vida Económica já referida podemos ver que existem exceções para a "aceitação" desta redução, nomeadamente a dificuldade financeira que a empresa atravesse.

Perante situação semelhante, consultei um Advogado que me referiu o anteriormente descrito. Foi elaborado adicional ao contrato, por mutuo acordo, com descrição da justificação e prazo de vigência.

PV
PV

TANI

Ola!

Eu quando respondi inicialmente que se podia reduzir o salário foi com base numa situação semelhante que aconteceu numa das empresas que tem a contabilidade no escritório onde trabalho.
E o que nos foi informado tanto pela seg. social como pelo ACT é que se podia reduzir o salário apelando à conjuntura económica que se vivi actualmente, no entanto teria de existir acordo entre as partes e ser assinado uma espécie de aditamento ao contrato em que fossem referidas as causas ou causa que justificava essa redução.

Patrícia Valente

Exatamente.

O Advogado referiu que adicionalmente se deveria estipular um prazo.
Ou seja, a empresa não permanece em dificuldade eternamente, ou fecha ou recupera. E a definição de um prazo "comprova" a justificação de redução de custos estruturais da empresa em jeito da sua sustentabilidade e recuperação económica.

PV
PV

Beatriz silva

Boa tarde,
Tenho uma empresa que se encontra em situação de lay-off e os funcionários passam a trabalhar e a receber menos um dia por semana. A minha questao prendesse com as ferias. Os funcionários tem direito aos 22 dias de igual forma mas quando tiram uma semana de ferias, por exemplo, usam 4 ou 5 dias de ferias? 

Obrigada

Citação de: TANI em Março 13, 2012, 06:34:23 PM
Ola!

Eu quando respondi inicialmente que se podia reduzir o salário foi com base numa situação semelhante que aconteceu numa das empresas que tem a contabilidade no escritório onde trabalho.
E o que nos foi informado tanto pela seg. social como pelo ACT é que se podia reduzir o salário apelando à conjuntura económica que se vivi actualmente, no entanto teria de existir acordo entre as partes e ser assinado uma espécie de aditamento ao contrato em que fossem referidas as causas ou causa que justificava essa redução.