Análise Prévia das Resoluções do Exame OTOC - "por Dantedy"

92 Respostas    65.445 Visualizações

Iniciado por Dantedy, Fevereiro 08, 2014, 12:36:39 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paula Gracinhas

Boa noite,

Excelente trabalho, muitos parabéns.

Obrigada!

Desejo rápidas melhoras

Cumprimentos

Paula

edu

Muito obrigado.

Excelente Trabalho.

Cumprimentos,

Eduardo Carvalho

Lubinta

Muito Obg,

Agradeço imenso pela partilha, e votos das melhoras.
Quem trabalha o dia inteiro com o computador acaba por ganhar mazelas, tanto nos pulsos como nos cotovelos, e não tem cura, tem dias melhores, mas cura não há.

Muito obrigada pelo esforço, e as melhoras.

AS

Ana Coelho

Bom dia,

Agradeço desde já a sua disponibilidade, muito obrigada

Desejo rápidas melhoras

Cumprimentos
Ana Coelho

Tânia Novo

Muito Obrigada pela resolução e dedicação e as melhoras.

S32114

Elvira Lino

Muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade em nos ajudar nesta grande ansiedade.

Rápidas melhoras.

EL

conceicao.andre

Obrigada pela disponibilidade em nos "acalmar a ansiedade" ;)

conceicao.andre

Aproveito para obter escalrecimento numa questão de MED

Questão 46:

O Cód Deontológico no Artº 12, ponto 6 diz:
"6 - Os técnicos oficiais de contas, antes de encerrarem o exercício fiscal, têm direito a exigir das entidades a quem prestam serviços uma declaração de responsabilidade, por escrito, da qual conste que não foram omitidos quaisquer documentos ou informações relevantes com efeitos na contabilidade e na verdade fiscal, sob pena de poderem socorrer-se do disposto no n.º 2."

Segundo o que interpreto é um direito e não uma obrigação.

O Estatuto também menciona que a gerência/orgãos de gestão são sempre responsáveis pela informação contabilistica/fiscal. Pelo que a declaração por si só não corresponsabiliza a gerência, uma vez que já são responsáveis. Quanto muito desresponsabiliza o TOC pelas omissões, faltas de informação.

"Estatuto Art 6º nº 1
c) Assinar, conjuntamente com o representante legal das entidades referidas na alínea a), as respectivas demonstrações financeiras e declarações fiscais, fazendo prova da sua qualidade, nos termos e condições definidos pela Ordem, sem prejuízo da competência e das responsabilidades cometidas pela lei comercial e fiscal aos respectivos órgãos;"

"Cód Deontológico Artº 12
2 - A negação das referidas informações ou de colaboração, pontual ou reiterada, desresponsabiliza os técnicos oficiais de contas pelas consequências que daí possam advir e confere-lhes o direito à recusa de assinatura das declarações fiscais, sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 54.º do Estatuto."

Eu respondi que tem natureza facultativa, mas fiquei na dúvida de seria a resposta b), uma vez que para mim ambas me parecem correctas.

marco77

Agradecido pelo excelente trabalho e as melhoras rápidas.

economista

Boa tarde,

Um muito obrigado pelo esforço e dedicação.
Desejo de rápidas melhoras.

Cumprimentos,
Sónia Dias

PMoura

Dantedy

Boas observações. São capazes de ter razão (facultativo atribui direito ou poder de escolha):

Questão 19 (2009/03): A declaração final de exercício visa:
a)   Desresponsabilizar o TOC por erros técnicos;
b)   Responsabilizar exclusivamente a gerência por eventuais omissões de documentos ou informações relevantes;
c)   Afastar a responsabilidade subsidiária do TOC;
d)   Cumprir uma formalidade disciplinar.

Questão 24 (2009/06): A declaração de responsabilidade do final de exercício visa:
a)   Desresponsabilizar o TOC por eventuais erros ou lacunas na organização da contabilidade;
b)   Desresponsabilizar o TOC por eventuais omissões ou incumprimentos exclusivamente imputáveis ao contribuinte;
c)   Co-responsabilizar o TOC e a gerência pelos erros e lacunas na organização da contabilidade;
d)   Desresponsabilizar o TOC de qualquer responsabilidade

no que se refere a meu ver, o que falei sobre a resposta D--> Falso, é um direito, fica melhor, perante as matérias EOTOC. A vossas escolhas fazem-me sentido.

Quando a minha proposta na Q46 do Exame de FEV-14 [alinea b) ], a Corresponsabilização referia-se apenas a gerência, ao contrário da Questão acima aonde é clara que corresponsabiliza o TOC e a gerência. De qualquer forma a palavra "Corresponsabiliza" numa das afirmações é estranha, mas como a gerência pode ter vários gerentes e não falou do TOC, me pareceu razoável ser a melhor opção.

Assim que sair o resultado da OTOC, na Q46, vê-se melhor ;). Será das perguntas que estarei curioso para ver o resultado ;D

Citação de: Sónia Diogo em Fevereiro 09, 2014, 07:34:36 PM
Dantedy já agradeci mas volto a agradecer pela proposta de resolução!! ;)

Não concordo com a resolução dada à questão 46, eu respondi assim:

Tem natureza facultativa. - O artº 12 nº 6 do CD diz que "têm direito a exigir", que é diferente de ser obrigatório e remete para o nº 2 onde fala da desresponsabilização e por isso não poderão ser corresponsáveis...este foi o meu raciocínio.

"6 - Os técnicos oficiais de contas, antes de encerrarem o exercício fiscal, têm direito a exigir das entidades a quem prestam serviços uma declaração de responsabilidade, por escrito, da qual conste que não foram omitidos quaisquer documentos ou informações relevantes com efeitos na contabilidade e na verdade fiscal, sob pena de poderem socorrer-se do disposto no n.º 2
2 - A negação das referidas informações ou de colaboração, pontual ou reiterada, desresponsabiliza os técnicos oficiais de contas pelas consequências que daí possam advir e confere-lhes o direito à recusa de assinatura das declarações fiscais, sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 54.º do Estatuto."

Citação de: conceicao.andre em Fevereiro 10, 2014, 12:20:00 PM
Aproveito para obter esclarecimento numa questão de MED

Questão 46:

O Cód Deontológico no Artº 12, ponto 6 diz:
"6 - Os técnicos oficiais de contas, antes de encerrarem o exercício fiscal, têm direito a exigir das entidades a quem prestam serviços uma declaração de responsabilidade, por escrito, da qual conste que não foram omitidos quaisquer documentos ou informações relevantes com efeitos na contabilidade e na verdade fiscal, sob pena de poderem socorrer-se do disposto no n.º 2."

Segundo o que interpreto é um direito e não uma obrigação.

O Estatuto também menciona que a gerência/orgãos de gestão são sempre responsáveis pela informação contabilistica/fiscal. Pelo que a declaração por si só não corresponsabiliza a gerência, uma vez que já são responsáveis. Quanto muito desresponsabiliza o TOC pelas omissões, faltas de informação.

"Estatuto Art 6º nº 1
c) Assinar, conjuntamente com o representante legal das entidades referidas na alínea a), as respectivas demonstrações financeiras e declarações fiscais, fazendo prova da sua qualidade, nos termos e condições definidos pela Ordem, sem prejuízo da competência e das responsabilidades cometidas pela lei comercial e fiscal aos respectivos órgãos;"

"Cód Deontológico Artº 12

Eu respondi que tem natureza facultativa, mas fiquei na dúvida de seria a resposta b), uma vez que para mim ambas me parecem correctas.