collapse

Pesquisa



CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO

  • 139 Respostas
  • 26293 Visualizações
*

Offline SandraMartins

  • **
  • 12
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #120 em: Julho 26, 2018, 12:41:51 pm »
Acho que o exame foi extremamente difícil e que além de um exame de contabilidade foi um exame de português.

Alguém sabe qual foi a taxa de aprovação?

*

Offline Ana_FernandesT

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #121 em: Julho 26, 2018, 12:55:24 pm »
Boa tarde,
 
Relativamente à questão 16, não consigo perceber porque é que a alínea a) debitar 2513 pela amortização do capital está correta...

Compreendo que pelo art.º 21 CIVA, como é uma viatura de passageiros (turismo), o IVA não é dedutível, pelo que o IVA deve ser integrado na mensuração inicial da viatura.

Assim:
434 (capital = valor do bem + iva suportado não dedutível)
a 2513
pelo contrato de locação
--- // ---
  2513 (amorização do capital = parte do valor do bem com IVA incluído)
  691 (juros sobre a com iva incluído)
a 12
Pela renda

(não se debita a 2432 pq não se pode deduzir o IVA e por isso o IVA suportado já foi capitalizado na 434)

Por isso para mim o correto seria a alínea d) "Nenhuma das anteriores"...

Onde está o erro no meu pensamento? Será que também se pode recorrer desta questão?
Obrigada

Boa tarde colega,

O seu raciocinio está correto. Fiz exatamente o mesmo raciocínio e expus a um professor. Segundo o professor deveríamos contestar essa questão.
Infelizmente contestar apenas essa questão não é suficiente para eu passar (não passei por três), mas sim essa é uma das questões que deverá ser contestada.

Espero ter ajudado.

*

Offline 205789

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #122 em: Julho 26, 2018, 02:10:20 pm »
As questões 50, 40,37,32,33,23,24,25 deixam-me muitas dúvidas a correção
Concordo plenamente e também juntarias as seguintes questões:
18, 44 e 45, nós fomos submetidos a um exame profissional e não a procurar ratoeiras no deserto.

Concordo com as 3 questões!!

Questão 44

Para responder à questão 44 baseei me na norma 17.

O paragrafo "reconhecimento e mensuração" no paragrafo 13 diz claramente que deve ser reconhecido pelo justo valor inicial e em cada data de balanço a não ser que não possa ser fiávelmente mensurado.

No paragrafo 17 fala especificament e no SIMA, onde nos diz que devem ser mensurados pelo valor cotado nesse mesmo mercado. Logo acho que a resposta correcta deverá ser 3721- ativos biologicos - de produção - animais - 42000

Concordo perfeitamente!
Miséria de exame >:(

*

Offline MARY101

  • **
  • 21
  • 1
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #123 em: Julho 26, 2018, 02:39:58 pm »
Eu continuo sem entender a logica da questao 18... para mim existindo uma diferença de cambio seria desfavorável em 30.12. Nao percebo como a podem considerar uma diferença favorável...
Alem de que para mim nao existe diferença de cambio nenhuma. Foram compradas libras e atualizadas no final do ano para a moeda eur. Quando se conprou o livro pagou-se com as libras, registou-se na contabilidade com o cambio da data e ponto. No final de 2018 voltar-se-ia a fazer o cambio de final do ano sobre as contas em moeda estrangeira.
Nao percebo a logica desta questão, de forma nenhuma e o meu trabalho é 50% em moeda estrangeira.

*

Offline teisalmeida

  • ***
  • 166
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #124 em: Julho 26, 2018, 05:11:37 pm »
Acho que o exame foi extremamente difícil e que além de um exame de contabilidade foi um exame de português.

Alguém sabe qual foi a taxa de aprovação?


Eu também gostaria de saber a taxa de aprovação. Deveria ser contestado o exame com base nisso.

*

Offline Vitobpc

  • **
  • 33
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #125 em: Julho 26, 2018, 05:23:04 pm »
Eu continuo sem entender a logica da questao 18... para mim existindo uma diferença de cambio seria desfavorável em 30.12. Nao percebo como a podem considerar uma diferença favorável...
Alem de que para mim nao existe diferença de cambio nenhuma. Foram compradas libras e atualizadas no final do ano para a moeda eur. Quando se conprou o livro pagou-se com as libras, registou-se na contabilidade com o cambio da data e ponto. No final de 2018 voltar-se-ia a fazer o cambio de final do ano sobre as contas em moeda estrangeira.
Nao percebo a logica desta questão, de forma nenhuma e o meu trabalho é 50% em moeda estrangeira.
Exactamente o que tenho dito, não há diferença câmbial nenhuma, para haver diferença cambial teria de haver um registo contabilistico, como por exemplo uma compra a credito do livro de receitas em X e em X+1 pagarmos o livro mas com uma cotação diferente da que registamos e aí sim teriamos de contabilizar uma diferença cambial. Esta situação só vejo uma compra em moeda estrangeira que teria de ser contabilizado ao cambio da data.

*

Offline MARY101

  • **
  • 21
  • 1
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #126 em: Julho 26, 2018, 06:12:20 pm »
Eu continuo sem entender a logica da questao 18... para mim existindo uma diferença de cambio seria desfavorável em 30.12. Nao percebo como a podem considerar uma diferença favorável...
Alem de que para mim nao existe diferença de cambio nenhuma. Foram compradas libras e atualizadas no final do ano para a moeda eur. Quando se conprou o livro pagou-se com as libras, registou-se na contabilidade com o cambio da data e ponto. No final de 2018 voltar-se-ia a fazer o cambio de final do ano sobre as contas em moeda estrangeira.
Nao percebo a logica desta questão, de forma nenhuma e o meu trabalho é 50% em moeda estrangeira.
Exactamente o que tenho dito, não há diferença câmbial nenhuma, para haver diferença cambial teria de haver um registo contabilistico, como por exemplo uma compra a credito do livro de receitas em X e em X+1 pagarmos o livro mas com uma cotação diferente da que registamos e aí sim teriamos de contabilizar uma diferença cambial. Esta situação só vejo uma compra em moeda estrangeira que teria de ser contabilizado ao cambio da data.

Boa tarde colega. O nosso raciocínio é exatamente o mesmo. Nao faz sentido absolutamente nenhum, e só prova que eles tantas voltas dao que até se baralham a eles mesmos.
Ou estamos a interpretar mal a questão e a nossa óptica efetivamente nao está correta ou então nós temos razão e ninguém está a ver o problema. Mas para mim esta é mais uma questão para reclamar...

Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #127 em: Julho 26, 2018, 08:53:39 pm »
Boa noite

Alguem sabe como constestar a questao 47 e 50?

Alguem me consegue ajudar nestas questoes para contestar?

11- concorre mesmo para o apuramento do lucro tributavel?
14- os dispendios são reconhecidos como ativo intangível?
18- existe diferença de câmbio?
23- os contabilistas não têm autonomia técnica?
24- não pode ser por opção do cliente?
30- não é uma aquisição intracomunitar ia?
31- para mim não é localizada em Portugal,  visto que quem angaria tem domicílio francês e trata-se só sobre as comissões pagas a esse francês.
45- não concordo com "e solicitar", pois não se solicita.
46- não são apenas para as sociedades de contabilidade?
50- não seria mais correto ser responsabiliza do pela violação?


Bom dia a todos,

Ontem estive com uma docente da área para perceber o que daria ou não para contestar.


E ela disse logo que havia duas que tinham logo que dar razão que é:

1-Para quem respondeu NCRF porque se trata de uma SA, logo o código das sociedades comerciais obriga a usar as 28 NCRF.

37-Está é obvia a resposta da ordem está errada, o correto é "superior em 83 mil"

Está duas vão dar razão decerteza, o resto ela diz que não existe mais nada passível de ser contestado, existe legislação a comprovar que as da ordem são as opções mais corretas.





Boa tarde,
 
Relativamente à questão 16, não consigo perceber porque é que a alínea a) debitar 2513 pela amortização do capital está correta...

Compreendo que pelo art.º 21 CIVA, como é uma viatura de passageiros (turismo), o IVA não é dedutível, pelo que o IVA deve ser integrado na mensuração inicial da viatura.

Assim:
434 (capital = valor do bem + iva suportado não dedutível)
a 2513
pelo contrato de locação
--- // ---
  2513 (amorização do capital = parte do valor do bem com IVA incluído)
  691 (juros sobre a com iva incluído)
a 12
Pela renda

(não se debita a 2432 pq não se pode deduzir o IVA e por isso o IVA suportado já foi capitalizado na 434)

Por isso para mim o correto seria a alínea d) "Nenhuma das anteriores"...

Onde está o erro no meu pensamento? Será que também se pode recorrer desta questão?
Obrigada

Na minha humilde opinião aqui vão as justificações de algumas das questões apresentadas mas acho que a maioria não são contestáveis:
Q 11 - art.º 18, n.º 9 a) CIRC
Q 14 - NCRF 6 § 25  a 28; Mensuração inicial = 120.000+3.000+250 -0 123.250
Q 18 - à data do balanço: 440/0,88=500 € (NCRF 23 § 22 a) e § 26); à data de compra do livro: 440/0,83 = 530,12 € (NCRF 23 § 19 e 20) => dif fav = 530,12 - 500 = 30,12
Q 24 - art.º 3, n.º 1 al. b) e n.º 2 al. g) + art.º 28, n.º 2 e 6: 180.000+80.000 = 260.000 > 250.000 (= 200.000 x 1,25)
Q 45 e Q 46 - art.º 20, n.º 1 EOCC
Q 47 - art.º 10, n.º 2 al. b) EOCC
Q 50 - art.º 3, n.º 1 al. d)   + art.º 5 CDOCC + art.º 24, n.º 1 e 3 LGT (responsabilida de subsidiária é diferente de responsabilida de solidária)

Resta saber os pareceres relativos às questões: Q1, Q16, Q23, Q37, alguém pode disponibilizar?
Obrigada desde já

Na 45 diz que devem solicitar... Mas no estauto diz que devem designar...
Na 46, não devia de ser apenas as sociedades de Contabilidade?

*

Offline 205595

  • **
  • 10
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #128 em: Julho 29, 2018, 01:18:26 am »
Caros colegas,

Fim reclamação da questão 37, sem ter recebido qualquer carta, na quarta-feira feira ligaram-me da Ordem a dizer que eu tinha razão, que a minha resposta estava correta pelo que fiquei APROVADA. Outra questão é a 23, que quem pedir Revisão de Prova, e tiver respondido "Submeter a declaração com as tributações autónomas" deve contestar, está claramente errada a resposta considerada como certa pela Ordem.

Boa sorte a tod@s.

*

Offline Lurdes Alves

  • ***
  • 51
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #129 em: Julho 30, 2018, 11:28:24 am »
Caros colegas,

Fim reclamação da questão 37, sem ter recebido qualquer carta, na quarta-feira feira ligaram-me da Ordem a dizer que eu tinha razão, que a minha resposta estava correta pelo que fiquei APROVADA. Outra questão é a 23, que quem pedir Revisão de Prova, e tiver respondido "Submeter a declaração com as tributações autónomas" deve contestar, está claramente errada a resposta considerada como certa pela Ordem.

Boa sorte a tod@s.

Bom dia

Também eu fui contemplada com o telefone da OCC dizendo que estava aprovada.

Boa sorte a todos e obrigada por toda a informação aqui prestada.



*

Offline MARY101

  • **
  • 21
  • 1
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #130 em: Julho 30, 2018, 06:31:03 pm »
Boa tarde colegas.
Alguém me sabe dizer se eu ligar para a ordem a perguntar a minha nota se eles me dizem? Porque eu sei por alto mas nao com 100% certeza porque com o stress final nao sei se apontei todas as questões que respondi.
Obrigada.

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #131 em: Julho 30, 2018, 06:38:44 pm »
Normalmente não, mas pode ser que tenha sorte, pedir não custa nada tentar, explique que tem dúvidas quanto o numero de respostas que apontou, pode ser que ajudem.


Boa tarde colegas.
Alguém me sabe dizer se eu ligar para a ordem a perguntar a minha nota se eles me dizem? Porque eu sei por alto mas nao com 100% certeza porque com o stress final nao sei se apontei todas as questões que respondi.
Obrigada.
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline MARY101

  • **
  • 21
  • 1
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #132 em: Julho 31, 2018, 12:17:09 am »
Normalmente não, mas pode ser que tenha sorte, pedir não custa nada tentar, explique que tem dúvidas quanto o numero de respostas que apontou, pode ser que ajudem.


Boa tarde colegas.
Alguém me sabe dizer se eu ligar para a ordem a perguntar a minha nota se eles me dizem? Porque eu sei por alto mas nao com 100% certeza porque com o stress final nao sei se apontei todas as questões que respondi.
Obrigada.

Mais uma parvoice, nao sei porque escondem a nota real... nós é que temos que ter ainda a preocupação de apontar as respostas. É vergonhoso. Obrigada pela ajuda.

*

Offline SandraCDO

  • ***
  • 106
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #133 em: Julho 31, 2018, 05:03:23 pm »
Boa tarde Colegas

Relativamente a questão 32 colocada no exame ?
A empresa X compra imovel para revenda, pede isenção de IMT, é concedido ( 3anos). Vende o imovel a uma outra empresa Y.... e tem de liquidar o IMT ??? não consigo perceber?
Alguem de podia ajudar obrigada.

*

Offline tiagomigazevedo

  • **
  • 19
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #134 em: Julho 31, 2018, 06:23:21 pm »
Malta..

Errei a 1 ao por NCRF e já tive a confirmação que pode ser contestada.
A 37 pus superior em 107 mil.. Dá para contestar?

Errei a 23 também ao por submeter com a tributações autónomas.. ou seja, dá para contestar?

E também a do contrato de locação que pus a nenhuma das anteriores por causa do IVA.


4 respostas possíveis de contestação? E será que a ordem aceita? 4??

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
4506 Visualizações
Última mensagem Dezembro 21, 2012, 11:26:23 am
por Baos
0 Respostas
2890 Visualizações
Última mensagem Novembro 13, 2013, 04:12:30 pm
por helena.f
1 Respostas
4395 Visualizações
Última mensagem Novembro 20, 2015, 03:07:59 pm
por R3dbull
0 Respostas
1201 Visualizações
Última mensagem Novembro 18, 2015, 11:53:24 am
por Contabilistas.net
21 Respostas
13527 Visualizações
Última mensagem Janeiro 30, 2018, 01:46:20 pm
por Pjc

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.