Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO

139 Respostas    48.913 Visualizações

Iniciado por lopesara, Julho 19, 2018, 02:22:38 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

SandraMartins

Acho que o exame foi extremamente difícil e que além de um exame de contabilidade foi um exame de português.

Alguém sabe qual foi a taxa de aprovação?

Ana_FernandesT

Citação de: lmendes em Julho 25, 2018, 06:48:21 PM
Boa tarde,

Relativamente à questão 16, não consigo perceber porque é que a alínea a) debitar 2513 pela amortização do capital está correta...

Compreendo que pelo art.º 21 CIVA, como é uma viatura de passageiros (turismo), o IVA não é dedutível, pelo que o IVA deve ser integrado na mensuração inicial da viatura.

Assim:
434 (capital = valor do bem + iva suportado não dedutível)
a 2513
pelo contrato de locação
--- // ---
  2513 (amorização do capital = parte do valor do bem com IVA incluído)
  691 (juros sobre a com iva incluído)
a 12
Pela renda

(não se debita a 2432 pq não se pode deduzir o IVA e por isso o IVA suportado já foi capitalizado na 434)

Por isso para mim o correto seria a alínea d) "Nenhuma das anteriores"...

Onde está o erro no meu pensamento? Será que também se pode recorrer desta questão?
Obrigada

Boa tarde colega,

O seu raciocinio está correto. Fiz exatamente o mesmo raciocínio e expus a um professor. Segundo o professor deveríamos contestar essa questão.
Infelizmente contestar apenas essa questão não é suficiente para eu passar (não passei por três), mas sim essa é uma das questões que deverá ser contestada.

Espero ter ajudado.

205789

Citação de: joanateles00 em Julho 19, 2018, 03:34:11 PM
Citação de: Iris Omitti em Julho 19, 2018, 03:09:20 PM
Citação de: Vitobpc em Julho 19, 2018, 02:59:33 PM
As questões 50, 40,37,32,33,23,24,25 deixam-me muitas dúvidas a correção
Concordo plenamente e também juntarias as seguintes questões:
18, 44 e 45, nós fomos submetidos a um exame profissional e não a procurar ratoeiras no deserto.

Concordo com as 3 questões!!

Questão 44

Para responder à questão 44 baseei me na norma 17.

O paragrafo "reconhecimento e mensuração" no paragrafo 13 diz claramente que deve ser reconhecido pelo justo valor inicial e em cada data de balanço a não ser que não possa ser fiávelmente mensurado.

No paragrafo 17 fala especificamente no SIMA, onde nos diz que devem ser mensurados pelo valor cotado nesse mesmo mercado. Logo acho que a resposta correcta deverá ser 3721- ativos biologicos - de produção - animais - 42000

Concordo perfeitamente!
Miséria de exame >:(

MARY101

Eu continuo sem entender a logica da questao 18... para mim existindo uma diferença de cambio seria desfavorável em 30.12. Nao percebo como a podem considerar uma diferença favorável...
Alem de que para mim nao existe diferença de cambio nenhuma. Foram compradas libras e atualizadas no final do ano para a moeda eur. Quando se conprou o livro pagou-se com as libras, registou-se na contabilidade com o cambio da data e ponto. No final de 2018 voltar-se-ia a fazer o cambio de final do ano sobre as contas em moeda estrangeira.
Nao percebo a logica desta questão, de forma nenhuma e o meu trabalho é 50% em moeda estrangeira.

teisalmeida

Citação de: SandraMartins em Julho 26, 2018, 12:41:51 PM
Acho que o exame foi extremamente difícil e que além de um exame de contabilidade foi um exame de português.

Alguém sabe qual foi a taxa de aprovação?

Eu também gostaria de saber a taxa de aprovação. Deveria ser contestado o exame com base nisso.

Vitobpc

Citação de: MARY101 em Julho 26, 2018, 02:39:58 PM
Eu continuo sem entender a logica da questao 18... para mim existindo uma diferença de cambio seria desfavorável em 30.12. Nao percebo como a podem considerar uma diferença favorável...
Alem de que para mim nao existe diferença de cambio nenhuma. Foram compradas libras e atualizadas no final do ano para a moeda eur. Quando se conprou o livro pagou-se com as libras, registou-se na contabilidade com o cambio da data e ponto. No final de 2018 voltar-se-ia a fazer o cambio de final do ano sobre as contas em moeda estrangeira.
Nao percebo a logica desta questão, de forma nenhuma e o meu trabalho é 50% em moeda estrangeira.
Exactamente o que tenho dito, não há diferença câmbial nenhuma, para haver diferença cambial teria de haver um registo contabilistico, como por exemplo uma compra a credito do livro de receitas em X e em X+1 pagarmos o livro mas com uma cotação diferente da que registamos e aí sim teriamos de contabilizar uma diferença cambial. Esta situação só vejo uma compra em moeda estrangeira que teria de ser contabilizado ao cambio da data.

MARY101

Citação de: Vitobpc em Julho 26, 2018, 05:23:04 PM
Citação de: MARY101 em Julho 26, 2018, 02:39:58 PM
Exactamente o que tenho dito, não há diferença câmbial nenhuma, para haver diferença cambial teria de haver um registo contabilistico, como por exemplo uma compra a credito do livro de receitas em X e em X+1 pagarmos o livro mas com uma cotação diferente da que registamos e aí sim teriamos de contabilizar uma diferença cambial. Esta situação só vejo uma compra em moeda estrangeira que teria de ser contabilizado ao cambio da data.

Boa tarde colega. O nosso raciocínio é exatamente o mesmo. Nao faz sentido absolutamente nenhum, e só prova que eles tantas voltas dao que até se baralham a eles mesmos.
Ou estamos a interpretar mal a questão e a nossa óptica efetivamente nao está correta ou então nós temos razão e ninguém está a ver o problema. Mas para mim esta é mais uma questão para reclamar...

Joana_Santos

Citação de: lmendes em Julho 26, 2018, 11:56:18 AM
Citação de: Patricia94 em Julho 25, 2018, 10:38:01 PM
Boa noite

Alguem sabe como constestar a questao 47 e 50?

Citação de: Joana_Santos em Julho 25, 2018, 09:32:07 PM
Alguem me consegue ajudar nestas questoes para contestar?

11- concorre mesmo para o apuramento do lucro tributavel?
14- os dispendios são reconhecidos como ativo intangível?
18- existe diferença de câmbio?
23- os contabilistas não têm autonomia técnica?
24- não pode ser por opção do cliente?
30- não é uma aquisição intracomunitar ia?
31- para mim não é localizada em Portugal,  visto que quem angaria tem domicílio francês e trata-se só sobre as comissões pagas a esse francês.
45- não concordo com "e solicitar", pois não se solicita.
46- não são apenas para as sociedades de contabilidade?
50- não seria mais correto ser responsabiliza do pela violação?

Citação de: AndreiaPereira em Julho 26, 2018, 10:12:26 AM
Bom dia a todos,

Ontem estive com uma docente da área para perceber o que daria ou não para contestar.

E ela disse logo que havia duas que tinham logo que dar razão que é:

1-Para quem respondeu NCRF porque se trata de uma SA, logo o código das sociedades comerciais obriga a usar as 28 NCRF.

37-Está é obvia a resposta da ordem está errada, o correto é "superior em 83 mil"

Está duas vão dar razão decerteza, o resto ela diz que não existe mais nada passível de ser contestado, existe legislação a comprovar que as da ordem são as opções mais corretas.

Citação de: lmendes em Julho 25, 2018, 06:48:21 PM
Boa tarde,

Relativamente à questão 16, não consigo perceber porque é que a alínea a) debitar 2513 pela amortização do capital está correta...

Compreendo que pelo art.º 21 CIVA, como é uma viatura de passageiros (turismo), o IVA não é dedutível, pelo que o IVA deve ser integrado na mensuração inicial da viatura.

Assim:
434 (capital = valor do bem + iva suportado não dedutível)
a 2513
pelo contrato de locação
--- // ---
  2513 (amorização do capital = parte do valor do bem com IVA incluído)
  691 (juros sobre a com iva incluído)
a 12
Pela renda

(não se debita a 2432 pq não se pode deduzir o IVA e por isso o IVA suportado já foi capitalizado na 434)

Por isso para mim o correto seria a alínea d) "Nenhuma das anteriores"...

Onde está o erro no meu pensamento? Será que também se pode recorrer desta questão?
Obrigada

Na minha humilde opinião aqui vão as justificações de algumas das questões apresentadas mas acho que a maioria não são contestáveis:
Q 11 - art.º 18, n.º 9 a) CIRC
Q 14 - NCRF 6 § 25  a 28; Mensuração inicial = 120.000+3.000+250 -0 123.250
Q 18 - à data do balanço: 440/0,88=500 € (NCRF 23 § 22 a) e § 26); à data de compra do livro: 440/0,83 = 530,12 € (NCRF 23 § 19 e 20) => dif fav = 530,12 - 500 = 30,12
Q 24 - art.º 3, n.º 1 al. b) e n.º 2 al. g) + art.º 28, n.º 2 e 6: 180.000+80.000 = 260.000 > 250.000 (= 200.000 x 1,25)
Q 45 e Q 46 - art.º 20, n.º 1 EOCC
Q 47 - art.º 10, n.º 2 al. b) EOCC
Q 50 - art.º 3, n.º 1 al. d)   + art.º 5 CDOCC + art.º 24, n.º 1 e 3 LGT (responsabilidade subsidiária é diferente de responsabilidade solidária)

Resta saber os pareceres relativos às questões: Q1, Q16, Q23, Q37, alguém pode disponibilizar?
Obrigada desde já

Na 45 diz que devem solicitar... Mas no estauto diz que devem designar...
Na 46, não devia de ser apenas as sociedades de Contabilidade?

205595

Caros colegas,

Fim reclamação da questão 37, sem ter recebido qualquer carta, na quarta-feira feira ligaram-me da Ordem a dizer que eu tinha razão, que a minha resposta estava correta pelo que fiquei APROVADA. Outra questão é a 23, que quem pedir Revisão de Prova, e tiver respondido "Submeter a declaração com as tributações autónomas" deve contestar, está claramente errada a resposta considerada como certa pela Ordem.

Boa sorte a tod@s.

Lurdes Alves

Citação de: 205595 em Julho 29, 2018, 01:18:26 AM
Caros colegas,

Fim reclamação da questão 37, sem ter recebido qualquer carta, na quarta-feira feira ligaram-me da Ordem a dizer que eu tinha razão, que a minha resposta estava correta pelo que fiquei APROVADA. Outra questão é a 23, que quem pedir Revisão de Prova, e tiver respondido "Submeter a declaração com as tributações autónomas" deve contestar, está claramente errada a resposta considerada como certa pela Ordem.

Boa sorte a tod@s.

Bom dia

Também eu fui contemplada com o telefone da OCC dizendo que estava aprovada.

Boa sorte a todos e obrigada por toda a informação aqui prestada.

MARY101

Boa tarde colegas.
Alguém me sabe dizer se eu ligar para a ordem a perguntar a minha nota se eles me dizem? Porque eu sei por alto mas nao com 100% certeza porque com o stress final nao sei se apontei todas as questões que respondi.
Obrigada.

Paulo Carvalho

Normalmente não, mas pode ser que tenha sorte, pedir não custa nada tentar, explique que tem dúvidas quanto o numero de respostas que apontou, pode ser que ajudem.

Citação de: MARY101 em Julho 30, 2018, 06:31:03 PM
Boa tarde colegas.
Alguém me sabe dizer se eu ligar para a ordem a perguntar a minha nota se eles me dizem? Porque eu sei por alto mas nao com 100% certeza porque com o stress final nao sei se apontei todas as questões que respondi.
Obrigada.
Cumprimentos
Paulo Carvalho

MARY101

Citação de: contabilistas.net em Julho 30, 2018, 06:38:44 PM
Normalmente não, mas pode ser que tenha sorte, pedir não custa nada tentar, explique que tem dúvidas quanto o numero de respostas que apontou, pode ser que ajudem.

Citação de: MARY101 em Julho 30, 2018, 06:31:03 PM
Boa tarde colegas.
Obrigada.

Mais uma parvoice, nao sei porque escondem a nota real... nós é que temos que ter ainda a preocupação de apontar as respostas. É vergonhoso. Obrigada pela ajuda.

SandraCDO

Boa tarde Colegas

Relativamente a questão 32 colocada no exame ?
A empresa X compra imovel para revenda, pede isenção de IMT, é concedido ( 3anos). Vende o imovel a uma outra empresa Y.... e tem de liquidar o IMT ??? não consigo perceber?
Alguem de podia ajudar obrigada.

tiagomigazevedo

Malta..

Errei a 1 ao por NCRF e já tive a confirmação que pode ser contestada.
A 37 pus superior em 107 mil.. Dá para contestar?

Errei a 23 também ao por submeter com a tributações autónomas.. ou seja, dá para contestar?

E também a do contrato de locação que pus a nenhuma das anteriores por causa do IVA.

4 respostas possíveis de contestação? E será que a ordem aceita? 4??