Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Questões mais pertinentes passiveis de contestação

83 Respostas    43.313 Visualizações

Iniciado por antero24, Abril 26, 2019, 12:48:56 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Patricia Jardim

Liguei para a OCC e disseram que o prazo de resposta são 20 dias úteis...
No meu caso disseram-me que devo receber a reposta entre Sexta e Segunda-feira...

Isto é de enlouquecer.... :-\ :-\ :-\ :-\

Raúl Caetano

Citação de: Patricia Jardim em Maio 28, 2019, 11:48:24 AM
Liguei para a OCC e disseram que o prazo de resposta são 20 dias úteis...
No meu caso disseram-me que devo receber a reposta entre Sexta e Segunda-feira...

Isto é de enlouquecer.... :-\ :-\ :-\ :-\

A carta enviada pela OCC tinha a data de 6 de maio, portanto só devem responder dia 3 de junho.  :o :-\

Inacinha

A minha contestação só foi recebida a 14, por isso não faço conta de receber tão cedo..
Boa sorte a todos.

Dina C.

No artigo da revisão de prova, no regulamento, todos os números mencionam que são dias uteis.

Esse numero diz que são 20 dias. Deve ser coincidência...

Raúl Caetano

Citação de: Dina C. em Maio 28, 2019, 01:03:03 PM
No artigo da revisão de prova, no regulamento, todos os números mencionam que são dias uteis.

Esse numero diz que são 20 dias. Deve ser coincidência...

Pois é, não se percebe???? Confirmo:
"Artigo 45.º
(Revisão de Provas)
...
4.  A  procedência  ou  improcedência  do  pedido  será  comunicada,  por  escrito,  ao candidato, no prazo de 20 dias, indicando, se for o caso, a reclassificação da prova"

Só temos é que esperar.  :-X :'( >:(

Marta Possidónio

Boa tarde colegas,

Também só receberam a minha carta no dia 14, também tenho ainda muito que esperar.

Desejo a todos a maior sorte

Citação de: Inacinha em Maio 28, 2019, 12:51:09 PM
A minha contestação só foi recebida a 14, por isso não faço conta de receber tão cedo..
Boa sorte a todos.

Fernanda_Correia

São 20 dias úteis? Aconselho a ordem a corrigir o artigo. Tendo em conta que o aviso de receção foi datado com 13/05 e a ordem só acusou a receção dia 15/05, Por este andar recebo a resposta na véspera do exame :(

Outra coisa, dos uqe contestaram e entretanto se inscreveram para o exame de junho, alguém já recebeu a carta de aviso?

Dina C.

Eu como paguei a reinscrição por transferência e enviei-lhes o comprovativo por mail, recebi um mail da OCC a acusar a receção da transferência e a dizer que tinham considerado a inscrição para 22/06.

Quanto à carta de aviso, ainda não recebi. Talvez para a semana que vem, digo eu.

Patricia Jardim

Caros colegas,

Recebi hoje a resposta da OCC à contestação...como era de esperar não me deram razão...estou a pensar se vou recorrer à Bastonária porque sinceramente em 2 das questões não consigo perceber a fundamentação dada pelo Jurí.

Envio em anexo a resposta da OCC.

Vemo-nos no dia 22!! :-\ :-\ :-\

Cumprimentos a todos

Paulo Carvalho

Boa tarde Patrícia,

Lamento não ter visto  seu recurso apreciado por forma a atribuírem-lhe a a respectiva aprovação.
Retirei-lhe  anexo que tinha colocado, pois este apresentava explicitamente os seus dados pessoais!
Sugiro-lhes que tenham sempre presente que num ambiente de internet, NUNCA devem expor tais elementos.
Caso pretenda partilhar de novo o pdf, pode fazê-lo, desde que oculte os referidos dados.

Quanto ao recurso para a Sra. Bastonária, sou da opinião que o deve fazer sim, exponha a sua perspectiva sobre as questões em apreço e mesmo de outras que ache conveniente (mesmo que não tenha respondido em contexto de exame).

Cumprimentos,
Paulo Carvalho

Citação de: Patricia Jardim em Junho 03, 2019, 11:47:39 AM
Caros colegas,

Recebi hoje a resposta da OCC à contestação...como era de esperar não me deram razão...estou a pensar se vou recorrer à Bastonária porque sinceramente em 2 das questões não consigo perceber a fundamentação dada pelo Jurí.

Cumprimentos a todos
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Inacinha

Caros colegas,

Cumprimentos a todos

Nem acredito que não aceitaram a Q21. Nesse caso irei recorrer à bastonária.
Muito sinceramente começo a perder a vontade de insistir em provar que somos pessoas idóneas para CC através de um exame ridiculamente extenso e complexo para o tempo atribuído. Se querem afunilar a entrada de novos membros na Ordem, não abram inscrições!

Paulo Carvalho

Alguém tem a contestação à questão em apreço? Eu gostava de lhe dar uma vista de olhos, se vos for possível, partilhem isso! Admito que não tenho tido tempo para me debruçar sobre o exame em apreço, mas pelos debates aqui contidos, parece-me que de facto é de ser legitimamente contestável.

Cumprimentos,
Paulo Carvalho

Citação de: Inacinha em Junho 03, 2019, 02:11:59 PM
Caros colegas,

Cumprimentos a todos

Nem acredito que não aceitaram a Q21. Nesse caso irei recorrer à bastonária.
Muito sinceramente começo a perder a vontade de insistir em provar que somos pessoas idóneas para CC através de um exame ridiculamente extenso e complexo para o tempo atribuído. Se querem afunilar a entrada de novos membros na Ordem, não abram inscrições!
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Raúl Caetano

Citação de: contabilistas.net em Junho 03, 2019, 02:55:43 PM
Alguém tem a contestação à questão em apreço? Eu gostava de lhe dar uma vista de olhos, se vos for possível, partilhem isso! Admito que não tenho tido tempo para me debruçar sobre o exame em apreço, mas pelos debates aqui contidos, parece-me que de facto é de ser legitimamente contestável.

Cumprimentos,
Paulo Carvalho

Em anexo, junto contestação às questões 21 e 28

Eu ainda não recebi a tão esperada carta com a resposta (que deveria ter sido enviada passados vinte dias e não vinte dias úteis, de acordo com o número 4 do artigo 45.º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais, sem que tenha sido efetuada qualquer suposição) à minha contestação. No entanto, já previa este desfecho. Pelo que me foi dado a perceber o júri é bastante prepotente, assim sendo, as hipóteses de sermos bem-sucedidos eram praticamente nulas. Quando se lê na resposta à contestação: "...não existe, no enunciado..., qualquer referência que pressuponha, inequivocamente, ...", ou "...os candidatos devem selecionar a resposta mais correta somente com base nos factos conhecidos..., sem que sejam efetuadas suposições ou juízos de valor..." e "...Direito Fiscal Internacional..." e ainda citações "...Alberto Xavier (2014)...Gustavo Courinha (2015)..." diz tudo sobre a forma como analisam as contestações.

Contudo entristece-me o facto de, se:
•   o enunciado fosse claro, preciso e conciso;
•   um CC ou um Técnico de Contabilidade não questionasse (Clientes, AT, etc...), pensasse que existia uma só resposta correta e só se baseasse nos factos conhecidos;
•   um candidato a exame de acesso à Ordem conhecesse o Direito Fiscal Internacional e a obra dos Srs. Alberto Xavier e Gustavo Courinha (sem qualquer menosprezo para eles).
"Talvez" não houvesse tantos candidatos reprovados no exame de acesso à Ordem. Agora, só nos resta jogar todas as fichas no próximo exame.
Peço desculpa por este desabafo, mas neste momento é o que me vai na alma.