collapse

Pesquisa

Recurso à Questão 22

• 52 Respostas
  • 10622 Visualizações
*

Offline j0rge

• 490
  • 6
Re: Recurso à Questão 22
« Responder #30 em: Abril 09, 2013, 04:06:20 pm »
Que as perguntas em outros exames que são comparáveis a esta?
« Última modificação: Abril 09, 2013, 05:34:41 pm por j0rge »

*

Offline Dora

• 309
  • 13
« Responder #31 em: Abril 10, 2013, 03:29:28 pm »
Colegas, pedi também opinião a cerca desta questão, ao m/ Prof. de Analitica e a sua opinião é coincidente com o que disse a colega
aifonseca, ou seja trata-se de uma aquisição de um activo fixo tangível.

Ora a pergunta é feita a despesa com o toldo classifica-se como...
A resposta não poderá ser custo operacional de natureza fixa, uma vez que sendo AFT a amortização desse bem é que será um custo Operac. de natureza fixa, não o valor total de 3000€.

Logo a melhor resposta será Nenhuma das anteriores.

Espero ter ajudado

Cumps.

Dora

*

Offline aifonseca

• 63
  • 0
« Responder #32 em: Abril 10, 2013, 03:52:57 pm »
Obrigada pela informação Dora!

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #33 em: Abril 10, 2013, 04:13:59 pm »
Acho que não é a despesa que é um activo mas sim o próprio toldo é que é um activo da empresa!!!
O que eu coloquei foi a resposta que recebi de um prof de analítica muito conceituado :)

Saudações cordiais (",)

*

Offline aifonseca

• 63
  • 0
« Responder #34 em: Abril 10, 2013, 04:19:53 pm »
Obrigada Liquinhas!

Já andei à procura de perguntas anteriores semelhantes a esta mas não encontrei :/

*

Offline Paula Matos

• 181
  • 0
« Responder #35 em: Abril 10, 2013, 04:35:41 pm »
Olá a todos,
Para quem vai recorer, aqui vai uma sugestão para a Q22 feita por um prof. de analitica:

“OTOC - Exame de Avaliação Profissional realizado em 23 de fevereiro de 2013 I parte, QUESTÃO 22 –, VERSÃO A
Contestação da resposta dada como correta pela Ordem1.     
Texto da questão do exame: “Em novembro de 2012, a Sapatarias J. M. Freitas adquiriu um toldo de uma única cor e sem qualquer inscrição para pôr na frente da loja, protegendo assim a montra do sol intenso. A despesa foi paga a pronto e ascendeu a 3.000 euros. O TOC da Sapatarias J. M. Freitas, Lda. pondera também como classificar a despesa com a compra do dito toldo, no que respeita à contabilidade analítica.   
QUESTÃO 22.:   A despesa com o toldo para a frente de loja classifica-se como:           
a) Um custo da produção de natureza variável.                 
b) Um custo de distribuição.               
c) Um custo operacional de natureza fixa.           
d) Nenhuma das anteriores.”
2.  A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea c) Um custo operacional de natureza fixa.
3.  Contestação: Trata-se de uma aquisição, portanto é uma despesa como se afirma no articulado da questão, despesa paga a pronto pagamento.
Será despesa, gasto e pagamento em 2012?
Despesa e simultaneament e pagamento do valor referido é com certeza.Mas será que a despesa de 3.000 euros feita em 2012 será um custo (gasto) operacional de natureza fixa desse valor nesse exercício?
Não é um gasto operacional porque se trata da aquisição de um ativo imobilizado corpóreo pelas seguintes razões:
1)      Ao adquirir um toldo para proteger a montra do sol, este toldo pode ser usado e a empresa espera usá-lo, por um período de vários exercícios e não apenas no ano da aquisição;
2)      O valor de aquisição é importante, 3.000 euros, o que não pode ser considerado um valor baixo;
3)      Um custo (gasto) operacional está associado ao uso dum ativo fixo e corresponde à sua utilização, cujo custo é determinado por intermédio do fenómeno da depreciação;
4)      Ativos fixos de baixo valor são custo no exercício da aquisição, o que não é o caso deste toldo, cujo valor é considerável. Pelo que precede a resposta correta deve ser:   
d) Nenhuma das anteriores.
E foi esta resposta que o/a reclamante apresentou, pelo que solicita que a questão seja considerada certa.”
PM

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #36 em: Abril 10, 2013, 04:45:30 pm »
Colegas muito obrigado pela sugestões apresentadas demonstra grande solidariedade da vossa parte. Muito obrigado.

Cumprimentos

*

Offline aifonseca

• 63
  • 0
« Responder #37 em: Abril 10, 2013, 04:53:33 pm »
Obrigada Paula Matos!

*

Offline Fátima Mendes

• 1505
  • 105
« Responder #38 em: Abril 10, 2013, 07:00:08 pm »
Olá a todos,
Para quem vai recorer, aqui vai uma sugestão para a Q22 feita por um prof. de analitica:

“OTOC - Exame de Avaliação Profissional realizado em 23 de fevereiro de 2013 I parte, QUESTÃO 22 –, VERSÃO A
Contestação da resposta dada como correta pela Ordem1.     
Texto da questão do exame: “Em novembro de 2012, a Sapatarias J. M. Freitas adquiriu um toldo de uma única cor e sem qualquer inscrição para pôr na frente da loja, protegendo assim a montra do sol intenso. A despesa foi paga a pronto e ascendeu a 3.000 euros. O TOC da Sapatarias J. M. Freitas, Lda. pondera também como classificar a despesa com a compra do dito toldo, no que respeita à contabilidade analítica.   
QUESTÃO 22.:   A despesa com o toldo para a frente de loja classifica-se como:           
a) Um custo da produção de natureza variável.                 
b) Um custo de distribuição.               
c) Um custo operacional de natureza fixa.           
d) Nenhuma das anteriores.”
2.  A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea c) Um custo operacional de natureza fixa.
3.  Contestação: Trata-se de uma aquisição, portanto é uma despesa como se afirma no articulado da questão, despesa paga a pronto pagamento.
Será despesa, gasto e pagamento em 2012?
Despesa e simultaneament e pagamento do valor referido é com certeza.Mas será que a despesa de 3.000 euros feita em 2012 será um custo (gasto) operacional de natureza fixa desse valor nesse exercício?
Não é um gasto operacional porque se trata da aquisição de um ativo imobilizado corpóreo pelas seguintes razões:
1)      Ao adquirir um toldo para proteger a montra do sol, este toldo pode ser usado e a empresa espera usá-lo, por um período de vários exercícios e não apenas no ano da aquisição;
2)      O valor de aquisição é importante, 3.000 euros, o que não pode ser considerado um valor baixo;
3)      Um custo (gasto) operacional está associado ao uso dum ativo fixo e corresponde à sua utilização, cujo custo é determinado por intermédio do fenómeno da depreciação;
4)      Ativos fixos de baixo valor são custo no exercício da aquisição, o que não é o caso deste toldo, cujo valor é considerável. Pelo que precede a resposta correta deve ser:   
d) Nenhuma das anteriores.
E foi esta resposta que o/a reclamante apresentou, pelo que solicita que a questão seja considerada certa.”

Apesar de na proposta de resolução ter considerado um custo de distribuição, reconheço que não fiz a escolha acertada e concordo que a melhor resposta deveria ser "Nenhuma das anteriores" pela justificação acima apresentada.

Boa sorte a todos!
Com os cumprimentos,

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #39 em: Abril 10, 2013, 07:10:29 pm »
Pois eu tb acho que será " Nenhuma das anteriores" a melhor resposta!

Eu desta vez não vou pedir recurso, arrependi-me um pouco, mas isso não interessa agora. Força aos que vão pedir recurso!!!! Não se esqueçam depois de vir cá contar a decisão da Otoc!
Saudações cordiais (",)

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #40 em: Abril 14, 2013, 07:05:30 pm »
A resposta da OTOC esta errada no sentido em que o valor 3000 mil não pode ser considerado um custo do período mas apenas a parte depreciada é que será custo.

É correcta a minha interpretação?

O custo depreciado será operacional de natureza fixa. Não pode a ordem dizer que tecemos umas considerações correcta mas o facto é que não invalidam a resposta deles. Pois a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa. O que quero dizer não será mais valido pedir a anulação da questão?  A OTOC Podem simplesmente dizer "sim a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa e não os 3000 mil. Tem razão, mas a nossa resposta continua a ser verdadeira.", 

Ao respondermos nenhuma das anteriores implica que temos de dizer de que maneira se classifica a despesa com o Toldo. Como será? AFT não será resposta de analítica. Estarei errado???

« Última modificação: Abril 14, 2013, 07:06:59 pm por j0rge »

*

Offline aifonseca

• 63
  • 0
« Responder #41 em: Abril 15, 2013, 03:01:07 pm »
A resposta da OTOC esta errada no sentido em que o valor 3000 mil não pode ser considerado um custo do período mas apenas a parte depreciada é que será custo.

O custo depreciado será operacional de natureza fixa. Não pode a ordem dizer que tecemos umas considerações correcta mas o facto é que não invalidam a resposta deles. Pois a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa. O que quero dizer não será mais valido pedir a anulação da questão?  A OTOC Podem simplesmente dizer "sim a depreciação ao longo dos anos será um custo operacional de natureza fixa e não os 3000 mil. Tem razão, mas a nossa resposta continua a ser verdadeira.", 

Ao respondermos nenhuma das anteriores implica que temos de dizer de que maneira se classifica a despesa com o Toldo. Como será? AFT não será resposta de analítica. Estarei errado???

Também tive essa duvida, mas eu não considero que nenhuma das anteriores esteja correcta a minha opção, considerando a mais correcta, é mesmo nenhuma das anteriores. Na primeira folha do exame diz para escolhermos a melhor reposta para as perguntas...fi o o que eu fiz :D

*

Offline Bruno87

• **
  • 27
  • 0
« Responder #42 em: Abril 16, 2013, 07:08:04 pm »

A pergunta pede o que fazer relativamente aos 3000€. A única resposta correta seria considerar um activo, não está na hipóteses logo é nenhuma das anterioridades . Quantas perguntas já não apareceram para classificar um custo em termos de analítica mas esse custo nem sequer é analítico e consideraram a resposta correta nenhum..
Acho que só como muita má fé não vão dar razão aos reclamantes desta questão.

Cumps
BG

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #43 em: Abril 17, 2013, 10:49:22 am »
Bruno87 acho que não esta a fazer uma interpretação correcta ou então eu é que estou errado.

Do meu ponto de vista a resposta mais correcta seria: As depreciações serão um custo operacional de natureza fixa e não a despesa.     

A resposta correcta não será  é um Activo. Apesar de o ser. Se disser que simplesmente é um Activo estaríamos na esfera da contabilidade geral e não será suficiente para corrigir a resposta da OTOC.

*

Offline aifonseca

• 63
  • 0
« Responder #44 em: Abril 17, 2013, 11:38:40 am »
Concordo com o colega Jorge,

na minha fundamentação expliquei porque eliminei todas as alienas anteriores, tendo justificado assim a escolha de nenhuma das anteriores. Pois não considero a despesa esteja definida nas opções apresentadas.

cumps